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enviado por Nacional-Democratismo (ES) em 11-02-2023
Significado de Bukharinismo:
Exemplo de uso da palavra Bukharinismo:
O bukharinismo, que não deve ser confundido com seu equivalente fictÃcio Hoi4 ou Bukharinaism, é uma ideologia marxista-leninista defendida por Nikolai Bukharin, Alexei Rykov, Mikhail Tomsky e outros que se opunha à s linhas de Trotsky e Zinoviev em seu apoio ao socialismo. in One Country.png Socialismo em Um PaÃs e em oposição à linha de Stalin em sua oposição à rápida coletivização da agricultura e apoio à Nova PolÃtica Econômica. Bukharin argumentou que a coletivização rápida era desnecessária e que o socialismo se desenvolveria naturalmente a partir de relações capitalistas centralizando a produção no campo enquanto uma ditadura do proletariado estivesse no controle.
Aqueles que eventualmente seriam considerados como parte da "Oposição de Direita" aliaram-se a Stalin na promoção da possibilidade de construir o socialismo dentro de um estado à luz do fracasso das revoluções comunistas europeias do final dos anos 1910 e inÃcio dos anos 1920. Durante esse tempo, Bukharin e Stalin se aliaram na oposição ao trotskismo Trot.png e na promoção da NEP enquanto suas contradições ainda eram administráveis pelo governo soviético. Desentendimentos entre os dois ainda existiam, no entanto, como demonstrado com a polêmica de Bukharin dizendo aos Kulaks: "Enriqueçam-se!" Stalin, que queria declarar Kulaks como sendo inimigos de classe, denunciou este movimento. Posteriormente, quando a crise das tesouras começou a se aprofundar junto com a corrupção no campo, Stalin começou uma dura crÃtica à linha de Bukharin, nomeando seus adeptos como membros de uma "Oposição de Direita" oposta à linha soviética. Esta Oposição de Direita era contra o plano de cinco anos, argumentando que classes exploradoras como Nepmen "se transformariam em socialismo" sob um governo socialista por meio das forças do mercado. A ideia geral da implementação proposta pode ser resumida com "socialismo nas cidades, capitalismo no campo". Argumentou-se que, com a centralização gradual da produção no campo, a URSS "alcançaria o socialismo precisamente por meio das relações de mercado", usando cooperativas camponesas amalgamadas financiadas pelo Estado e kulaks ricos para espremer as pequenas fazendas privadas de camponeses ao longo do tempo, oferecendo fazendas para aqueles que perderam a concorrência no mercado. Outros na Oposição de Direita, como Rykov, também apoiariam os esforços de deskulakização, confiscando a propriedade dos kulaks e oferecendo-os aos camponeses pobres, apesar de isso contradizer o papel do mercado de espremer os camponeses menores até a extinção. Ao longo de 1928 a 1930, esse grupo de oposição foi derrotado ideologicamente, levando Bukharin a admitir em 1930 que "as contradições da NEP, suas dimensões, caráter, contundência e significado provaram ser em maior proporção e conteúdo do que se pensava anteriormente". Muitos outros na Oposição de Direita persistiriam em se opor a Stalin, no entanto, com o historiador Pierre Broué provando a curta existência de um grupo conspiratório composto por alguns membros da antiga Oposição de Direita em 1933.
Apesar do repúdio de Bukharin, ele, ao lado de muitos outros ex-opositores, seria executado em 1938 no Caso do Bloco Anti-Soviético de Direitas e Trotskistas, um espetáculo público acusando 21 réus de colaboração com fascistas estrangeiros, destruição, sabotagem, espionagem, assassinato várias figuras públicas, tentando assassinar Lenin e Stalin e outros crimes. A concepção de um governo socialista supervisionando as relações capitalistas que centralizaria a produção seria influente na formação da Teoria Dengf.png Deng Xiaoping na China várias décadas depois.
As crenças da Oposição de Direita derivam dos ensinamentos dos mecanicistas na década de 1920, que acreditavam que a mudança na sociedade dependia principalmente de forças externas. Os materialistas dialéticos, que se opunham a essa ideia, propuseram que o principal instigador do movimento em um sistema eram as contradições internas. Os mecanicistas percebiam que todas as coisas eram máquinas que simplesmente respondiam a forças externas, com cada um desses elementos isolados permanecendo em equilÃbrio se nenhuma força externa fosse exercida sobre eles. Bukharin descreveu o equilÃbrio como sendo um estado no qual "sem a aplicação de energia externa [um sistema] não pode mudar sua condição". Em essência, como foi colocado por Raymond Bauer, "os dialéticos argumentaram que o movimento é uma propriedade inerente da matéria, enquanto os mecanicistas consideravam o movimento uma propriedade que é transmitida à matéria de fora". A concepção mantida pelos mecanicistas foi criticada pelos filósofos soviéticos como sendo antimarxista, como seria enfatizado com a publicação da Dialética da Natureza de Engels e dos Cadernos Filosóficos de Lenin na União Soviética. De fato, Lênin em particular era um crÃtico frequente do entendimento de Bukharin sobre a dialética, frequentemente chamando-o de seguidor do ecletismo mascarado de dialética.
Bukharin defendeu a compreensão da dialética não por meio de termos hegelianos, mas por meio do mecanismo, dizendo que Marx e Engels confiavam demais no idealismo com a ideia de autodesenvolvimento da matéria. Ele defendeu a saÃda do que chamou de "dialética mistificadora" de Marx para uma "teoria do equilÃbrio", denunciando a concepção marxista de mudança quantitativa resultando em novas mudanças qualitativas ao considerar mudanças qualitativas sem sentido. Concentrar-se principalmente na contradição externa levaria os seguidores do mecanicismo ao determinismo, como conceitos como consciência de classe ou a distinção entre liberdade e necessidade sem sentido. Bukharin defendeu a ideia de que Kulaks iria "crescer no socialismo" ao longo do tempo de forma pacÃfica e sem interferência do Estado.
Com essas teorias, como a luta de classes é a concepção das contradições internas, Bukharin argumentou que a luta de classes era irrelevante com a formação de uma ditadura do proletariado. Com o desenvolvimento do capitalismo, argumentou ele, o socialismo será criado automaticamente com o desenvolvimento natural das forças de mercado. Desta forma, sem luta de classes, o socialismo será alcançado sem coletivização por ser pré-determinado pela forma como o capitalismo se desenvolve.
Eventualmente, com o desenvolvimento da crise das tesouras e o enfraquecimento do poder soviético devido à corrupção maciça, tais teorias foram consideradas erradas pelo estado soviético. Como tal, Bukharin perdeu muitos de seus cargos polÃticos antes de repudiar seus pontos de vista em 1930, admitindo que as contradições da NEP precisavam de interferência do Estado e renunciando a seus pontos de vista oposicionistas.
Aqueles que eventualmente seriam considerados como parte da "Oposição de Direita" aliaram-se a Stalin na promoção da possibilidade de construir o socialismo dentro de um estado à luz do fracasso das revoluções comunistas europeias do final dos anos 1910 e inÃcio dos anos 1920. Durante esse tempo, Bukharin e Stalin se aliaram na oposição ao trotskismo Trot.png e na promoção da NEP enquanto suas contradições ainda eram administráveis pelo governo soviético. Desentendimentos entre os dois ainda existiam, no entanto, como demonstrado com a polêmica de Bukharin dizendo aos Kulaks: "Enriqueçam-se!" Stalin, que queria declarar Kulaks como sendo inimigos de classe, denunciou este movimento. Posteriormente, quando a crise das tesouras começou a se aprofundar junto com a corrupção no campo, Stalin começou uma dura crÃtica à linha de Bukharin, nomeando seus adeptos como membros de uma "Oposição de Direita" oposta à linha soviética. Esta Oposição de Direita era contra o plano de cinco anos, argumentando que classes exploradoras como Nepmen "se transformariam em socialismo" sob um governo socialista por meio das forças do mercado. A ideia geral da implementação proposta pode ser resumida com "socialismo nas cidades, capitalismo no campo". Argumentou-se que, com a centralização gradual da produção no campo, a URSS "alcançaria o socialismo precisamente por meio das relações de mercado", usando cooperativas camponesas amalgamadas financiadas pelo Estado e kulaks ricos para espremer as pequenas fazendas privadas de camponeses ao longo do tempo, oferecendo fazendas para aqueles que perderam a concorrência no mercado. Outros na Oposição de Direita, como Rykov, também apoiariam os esforços de deskulakização, confiscando a propriedade dos kulaks e oferecendo-os aos camponeses pobres, apesar de isso contradizer o papel do mercado de espremer os camponeses menores até a extinção. Ao longo de 1928 a 1930, esse grupo de oposição foi derrotado ideologicamente, levando Bukharin a admitir em 1930 que "as contradições da NEP, suas dimensões, caráter, contundência e significado provaram ser em maior proporção e conteúdo do que se pensava anteriormente". Muitos outros na Oposição de Direita persistiriam em se opor a Stalin, no entanto, com o historiador Pierre Broué provando a curta existência de um grupo conspiratório composto por alguns membros da antiga Oposição de Direita em 1933.
Apesar do repúdio de Bukharin, ele, ao lado de muitos outros ex-opositores, seria executado em 1938 no Caso do Bloco Anti-Soviético de Direitas e Trotskistas, um espetáculo público acusando 21 réus de colaboração com fascistas estrangeiros, destruição, sabotagem, espionagem, assassinato várias figuras públicas, tentando assassinar Lenin e Stalin e outros crimes. A concepção de um governo socialista supervisionando as relações capitalistas que centralizaria a produção seria influente na formação da Teoria Dengf.png Deng Xiaoping na China várias décadas depois.
As crenças da Oposição de Direita derivam dos ensinamentos dos mecanicistas na década de 1920, que acreditavam que a mudança na sociedade dependia principalmente de forças externas. Os materialistas dialéticos, que se opunham a essa ideia, propuseram que o principal instigador do movimento em um sistema eram as contradições internas. Os mecanicistas percebiam que todas as coisas eram máquinas que simplesmente respondiam a forças externas, com cada um desses elementos isolados permanecendo em equilÃbrio se nenhuma força externa fosse exercida sobre eles. Bukharin descreveu o equilÃbrio como sendo um estado no qual "sem a aplicação de energia externa [um sistema] não pode mudar sua condição". Em essência, como foi colocado por Raymond Bauer, "os dialéticos argumentaram que o movimento é uma propriedade inerente da matéria, enquanto os mecanicistas consideravam o movimento uma propriedade que é transmitida à matéria de fora". A concepção mantida pelos mecanicistas foi criticada pelos filósofos soviéticos como sendo antimarxista, como seria enfatizado com a publicação da Dialética da Natureza de Engels e dos Cadernos Filosóficos de Lenin na União Soviética. De fato, Lênin em particular era um crÃtico frequente do entendimento de Bukharin sobre a dialética, frequentemente chamando-o de seguidor do ecletismo mascarado de dialética.
Bukharin defendeu a compreensão da dialética não por meio de termos hegelianos, mas por meio do mecanismo, dizendo que Marx e Engels confiavam demais no idealismo com a ideia de autodesenvolvimento da matéria. Ele defendeu a saÃda do que chamou de "dialética mistificadora" de Marx para uma "teoria do equilÃbrio", denunciando a concepção marxista de mudança quantitativa resultando em novas mudanças qualitativas ao considerar mudanças qualitativas sem sentido. Concentrar-se principalmente na contradição externa levaria os seguidores do mecanicismo ao determinismo, como conceitos como consciência de classe ou a distinção entre liberdade e necessidade sem sentido. Bukharin defendeu a ideia de que Kulaks iria "crescer no socialismo" ao longo do tempo de forma pacÃfica e sem interferência do Estado.
Com essas teorias, como a luta de classes é a concepção das contradições internas, Bukharin argumentou que a luta de classes era irrelevante com a formação de uma ditadura do proletariado. Com o desenvolvimento do capitalismo, argumentou ele, o socialismo será criado automaticamente com o desenvolvimento natural das forças de mercado. Desta forma, sem luta de classes, o socialismo será alcançado sem coletivização por ser pré-determinado pela forma como o capitalismo se desenvolve.
Eventualmente, com o desenvolvimento da crise das tesouras e o enfraquecimento do poder soviético devido à corrupção maciça, tais teorias foram consideradas erradas pelo estado soviético. Como tal, Bukharin perdeu muitos de seus cargos polÃticos antes de repudiar seus pontos de vista em 1930, admitindo que as contradições da NEP precisavam de interferência do Estado e renunciando a seus pontos de vista oposicionistas.
Exemplo de uso da palavra Bukharinismo:
Bukharinismo, oficialmente chamado de bolchevismo, não deve ser confundido com Bukharinism.png Bukharinaism ou Bukh.png Bukharinism IRL, refere-se à ideologia e prática de Nikolai Bukharin e os vários estados senhores da guerra sucessores na Rússia no mod de história alternativa Hearts of Iron 4: "O Nova Ordem: Últimos Dias da Europa".
História
1924-1942
Após a Guerra Civil Russa, os bolcheviques solidificaram seu domÃnio sobre a Rússia e criaram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Vladimir Lenin falece em 1924, abrindo caminho para uma brutal luta pelo poder na jovem União. Nikolai Bukharin sai por cima, depois que Leon Trotsky e Joseph Stalin são mortos por uma marreta e morrem em um acidente industrial, respectivamente. Bukharin então implementa a Nova PolÃtica Econômica (NEP), que no jogo acabou tendo efeitos desastrosos e atrasou a industrialização da União, deixando-a despreparada para uma invasão das Potências do Eixo. A URSS tentou se industrializar o mais rápido possÃvel, mas seu cenário polÃtico fraturado, forças armadas e economia fracas significavam que eles estavam condenados, com a Guerra de Inverno terminando em um impasse. Assim que as Potências do Eixo atacaram a URSS, Bukharin foi derrubado e preso, a União enfraquecida entrou em colapso e os remanescentes do aparato burocrático soviético escaparam para diferentes partes do paÃs, com a fronteira entre o Reichskommisariat Moskowien e a Rússia quebrada a Linha A-A.
1942-1962
Os remanescentes da URSS dissolvida fugiram para vários cantos da Rússia, estabelecendo seus próprios feudos na esperança de um dia restaurar a União. A Rússia foi dividida em 4 estados. A Frente Revolucionária da Rússia Ocidental (WRRF) de Kliment Voroshilov, a República Popular da Sibéria Ocidental (WSPR) de Lazar Kaganovich, a República Soviética do Extremo Oriente de Genrikh Yagoda e a República da Sibéria Central (CSR) dos artistas, poetas e pensadores da antiga União.
O WRRF e o WPSR estariam envolvidos na 2ª Guerra da Rússia Ocidental contra os alemães, mas foram frustrados pelos alemães e colaboradores russos na forma de RK Moskowien, KONR e monarquistas. Os dois estados então colapsaram ainda mais, ficando apenas por um fio nas áreas ao redor de suas capitais. No entanto, Arkhangelsk e outros estados puderam ser recuperados pelos russos. Os estados do CSR e de Yagoda acabariam lutando entre si na Guerra da Sibéria, que causou estragos nos dois estados, fazendo-os entrar em colapso ainda mais.
A partir da data de inÃcio do jogo de 1962, os estados que ainda seguem o Bukharinismo ou têm uma forte influência Bukharinista são:
A Frente Revolucionária da Rússia Ocidental liderada por Kliment Voroshilov em Arkhangelsk. Remanescentes do Exército Vermelho.
O Conselho Revolucionário do Povo liderado por Alexander Vasilevsky na Mongólia Exterior. Remanescentes do Exército Vermelho.
Irkutsk, ainda mantendo de fato o antigo nome da URSS, liderado por Genrikh Yagoda. Remanescentes do Presidum do Soviete Supremo.
Partido Comunista de Komi de Komi liderado por Mikhail Suslov, ferrenho anti-revisionista. Pode chegar ao poder.
Partido Comunista da Buriácia, que tem uma ala bukharinista do partido. Pode chegar ao poder.
Eventos no jogo
Todos os senhores da guerra mencionados acima têm a chance de reunificar sua região da Rússia e podem então reunificar toda a Rússia.
Personalidade
Com base na personalidade de Bukharin no jogo, o Bukharinismo geralmente fica extremamente deprimido com o fato de ter perdido a Segunda Guerra Mundial para os alemães, essencialmente acabando com qualquer chance que o comunismo tinha de se tornar uma potência mundial, e anseia pelos dias de 1924, quando ele ainda estava com Trotsky e Stalin com esperança em seus corações para um futuro melhor.
Outros estados senhores da guerra, no entanto, estão empenhados em restaurar a antiga União e se vingar da Alemanha nazista.