Homérico
4 definições encontradasAdjetivo
o.ˈmɛ.ɾi.kʊ
ho-[mé]-ri-co
Enviado por La Hire Guerra (RR) em 14-11-2010
Significado de Homérico
Significado de Homérico
1- Que pertence ou se refere ao poeta grego Homero, às suas obras ou ao seu estilo.
2- Grandioso ou gigantesco como as personagens ou as proezas dos poemas de Homero.
3 fig Grande, épico.
4 Diz-se do riso espontâneo e estrepitoso.
2- Grandioso ou gigantesco como as personagens ou as proezas dos poemas de Homero.
3 fig Grande, épico.
4 Diz-se do riso espontâneo e estrepitoso.
Ele fez um esforço homérico para segurar seu emprego e garantir o sustento dos filhos.
Ele deu uma gargalhada homérica.
Sinônimos de Homérico
homéreo épico homérico estrepitoso estrondoso fragoroso ostentoso pomposo ruidoso rumoroso sonoroso heróico eficaz enérgico enxuto varonil retumbante altissonante ensurdecedor estentóreo ingente ressoante ressonante mais...
Enviado por Nilza Machado (DF) em 20-09-2008
Significado de Homérico
Significado de Homérico
Enviado por Ricardo S. Holthausen (RS) em 14-11-2010
Significado de Homérico
Significado de Homérico
Enviado por kathleens (TO) em 10-10-2007
Significado de Homérico
Significado de Homérico
****Grécia Período Homérico
As principais fontes escritas sobre esse período são a Ilíada e a Odisséia, dois longos poemas atribuídos a Homero. A Ilíada descreve episódios verídicos e imaginários da Guerra de Tróia (Tróia em grego é ilion, daí Ilíada). Já a Odisséia conta o regresso de Ulisses da Guerra de Tróia (outro personagem importante desse poema é Penélope, a esposa de Ulisses que aguarda seu retorno).
Dos génos à sociedade de classes
Nos tempos homéricos a sociedade grega estava organizada em génos, ou seja, em grandes famílias cujos membros descendiam de um único antepassado; cultuavam, também, o mesmo deus-protetor.
Cada génos era chefiado por um patriarca, que concentrava em suas mãos o poder militar, político, religioso e jurídico.
A economia dos génos era natural e auto-suficiente. Natural porque se baseava em trocas de produtos por produtos. Auto-suficiente porque cada uma dessas comunidades produzia o necessário para atender às suas próprias necessidades. A propriedade da terra era coletiva.
No final dos tempos homéricos, o crescimento da população, a falta de alimentos e de terras férteis começaram a causar violentos conflitos no interior dos génos. Seus membros decidiram, então, realizar uma divisão de terras conforme o critério de parentesco: os parentes mais próximos do patriarca ficaram com as terras maiores, os parentes mais ou menos próximos ficaram com as menores e os mais afastados, que constituíam a maioria, ficaram sem terra. Nascia, assim, na Grécia Antiga a propriedade privada da terra e a sociedade de classes. Inicialmente eram três: a dos grandes proprietários, a dos pequenos proprietários e a dos sem-terra.
Muitos dos que ficaram sem terra tiveram que se dedicar ao artesanato ou trabalhar para os grandes proprietários, recebendo em troca apenas roupa e comida, ou seja, trabalhavam como escravos.
As principais fontes escritas sobre esse período são a Ilíada e a Odisséia, dois longos poemas atribuídos a Homero. A Ilíada descreve episódios verídicos e imaginários da Guerra de Tróia (Tróia em grego é ilion, daí Ilíada). Já a Odisséia conta o regresso de Ulisses da Guerra de Tróia (outro personagem importante desse poema é Penélope, a esposa de Ulisses que aguarda seu retorno).
Dos génos à sociedade de classes
Nos tempos homéricos a sociedade grega estava organizada em génos, ou seja, em grandes famílias cujos membros descendiam de um único antepassado; cultuavam, também, o mesmo deus-protetor.
Cada génos era chefiado por um patriarca, que concentrava em suas mãos o poder militar, político, religioso e jurídico.
A economia dos génos era natural e auto-suficiente. Natural porque se baseava em trocas de produtos por produtos. Auto-suficiente porque cada uma dessas comunidades produzia o necessário para atender às suas próprias necessidades. A propriedade da terra era coletiva.
No final dos tempos homéricos, o crescimento da população, a falta de alimentos e de terras férteis começaram a causar violentos conflitos no interior dos génos. Seus membros decidiram, então, realizar uma divisão de terras conforme o critério de parentesco: os parentes mais próximos do patriarca ficaram com as terras maiores, os parentes mais ou menos próximos ficaram com as menores e os mais afastados, que constituíam a maioria, ficaram sem terra. Nascia, assim, na Grécia Antiga a propriedade privada da terra e a sociedade de classes. Inicialmente eram três: a dos grandes proprietários, a dos pequenos proprietários e a dos sem-terra.
Muitos dos que ficaram sem terra tiveram que se dedicar ao artesanato ou trabalhar para os grandes proprietários, recebendo em troca apenas roupa e comida, ou seja, trabalhavam como escravos.
No final dos tempos homéricos, o crescimento da população, a falta de alimentos e de terras férteis começaram a causar violentos conflitos no interior dos génos. Seus membros decidiram, então, realizar uma divisão de terras conforme o critério de parentesco: os parentes mais próximos do patriarca ficaram com as terras maiores, os parentes mais ou menos próximos ficaram com as menores e os mais afastados, que constituíam a maioria, ficaram sem terra. Nascia, assim, na Grécia Antiga a propriedade privada da terra e a sociedade de classes. Inicialmente eram três: a dos grandes proprietários, a dos pequenos proprietários e a dos sem-terra.