Exemplos de
Fá
39 resultados encontrados
11. 5f
Cá se encontram os sete modos gregos dos 5Fs: Réb-Mib-
-Solb-Láb-Sib-Dó: 5Fs Jônios (Rés Bemóis Jônios ou Ré
Jônios (Rés Bemóis Jônios ou Rés Bemóis Maiores); Mib-
-Solb-Láb-Sib-Dó-Réb: 5Fs Dórios (Mis Bemóis Dórios);
-Solb-Láb-Sib-Dó-Réb: 5Fs Dórios (Mis Bemóis Dórios);
-Solb-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib: 5Fs Frígios (Fás Frígios); S
is Dórios); Fá-Solb-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib: 5Fs Frígios (
s Frígios); Solb-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-Fá: 5Fs Lídios (S
b: 5Fs Frígios (Fás Frígios); Solb-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-
: 5Fs Lídios (Sóis Bemóis Lídios); Láb-Sib-Dó-Réb-Mib
5Fs Lídios (Sóis Bemóis Lídios); Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-
-Solb: 5Fs Mixolídios (Lás Bemóis Mixolídios); Sib-Dó-R
Fs Mixolídios (Lás Bemóis Mixolídios); Sib-Dó-Réb-Mib-
-Solb-Láb: 5Fs Eólios: (Sis Bemóis Eólios ou Sis Bemóis
(Sis Bemóis Eólios ou Sis Bemóis Menores); Dó-Réb-Mib-
-Solb-Láb-Sib: 5Fs Lócrios (Dós Lócrios). Os 5Fs somente
12. 7s
á se encontram os sete modos gregos dos 7Ss: Dó#-Ré#-Mi#-
#-Sol#-Lá#-Si#: 7Ss Jônios (Dós Sustenidos Jônios ou Dó
s Sustenidos Jônios ou Dós Sustenidos Maiores); Ré#-Mi#-
#-Sol#-Lá#-Si#-Dó#: 7Ss Dórios (Rés Sustenidos Dórios);
#-Lá#-Si#-Dó#: 7Ss Dórios (Rés Sustenidos Dórios); Mi#-
#-Sol#-Lá#-Si#-Dó#-Ré#: 7Ss Frígios (Mis Sustenidos Frí
Lá#-Si#-Dó#-Ré#: 7Ss Frígios (Mis Sustenidos Frígios);
#-Sol#-Lá#-Si#-Dó#-Ré#-Mi#: 7Ss Lídios (Fás Sustenidos
s Frígios); Fá#-Sol#-Lá#-Si#-Dó#-Ré#-Mi#: 7Ss Lídios (
s Sustenidos Lídios); Sol#-Lá#-Si#-Dó#-Ré#-Mi#-Fá#: 7Ss
dios (Fás Sustenidos Lídios); Sol#-Lá#-Si#-Dó#-Ré#-Mi#-
#: 7Ss Mixolídios (Sóis Sustenidos Mixolídios); Lá#-Si#-
dios (Sóis Sustenidos Mixolídios); Lá#-Si#-Dó#-Ré#-Mi#-
#-Sol#: 7Ss Eólios: (Lás Sustenidos Eólios ou Lás Susten
idos Eólios ou Lás Sustenidos Menores); Si#-Dó#-Ré#-Mi#-
#-Sol#-Lá#: 7Ss Lócrios (Sis Sustenidos Lócrios). Os 7Ss
13. Parafonia
conter simultaneamente e abaixo de cada uma delas as notas
sol lá dó e mi ou, acima delas, fá sol la dó e ré.
14. 2s
Cá se encontram os sete modos gregos dos 2Ss: Ré-Mi-
#-Sol-Lá-Si-Dó#: 2Ss Jônios (Rés Jônios ou Rés Maiores
Lá-Si-Dó#: 2Ss Jônios (Rés Jônios ou Rés Maiores); Mi-
#-Sol-Lá-Si-Dó#-Ré: 2Ss Dórios (Mis Dórios); Fá#-Sol-L
s); Mi-Fá#-Sol-Lá-Si-Dó#-Ré: 2Ss Dórios (Mis Dórios);
#-Sol-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi: 2Ss Frígios (Fás Sustenidos Frí
s (Mis Dórios); Fá#-Sol-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi: 2Ss Frígios (
s Sustenidos Frígios); Sol-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi-Fá#: 2Ss Lí
Frígios (Fás Sustenidos Frígios); Sol-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi-
#: 2Ss Lídios (Sóis Lídios); Lá-Si-Dó#-Ré-Mi-Fá#-Sol:
é-Mi-Fá#: 2Ss Lídios (Sóis Lídios); Lá-Si-Dó#-Ré-Mi-
#-Sol: 2Ss Mixolídios (Lás Mixolídios); Si-Dó#-Ré-Mi-F
á#-Sol: 2Ss Mixolídios (Lás Mixolídios); Si-Dó#-Ré-Mi-
#-Sol-Lá: 2Ss Eólios: (Sis Eólios ou Sis Menores); Dó#-R
Lá: 2Ss Eólios: (Sis Eólios ou Sis Menores); Dó#-Ré-Mi-
#-Sol-Lá-Si: 2Ss Lócrios (Dós Sustenidos Lócrios). Os 2S
15. 3s
encontram os sete modos gregos dos 3Ss: Lá-Si-Dó#-Ré-Mi-
#-Sol#: 3Ss Jônios (Lás Jônios ou Lás Maiores); Si-Dó#-
3Ss Jônios (Lás Jônios ou Lás Maiores); Si-Dó#-Ré-Mi-
#-Sol#-Lá: 3Ss Dórios (Sis Dórios); Dó#-Ré-Mi-Fá#-Sol#
é-Mi-Fá#-Sol#-Lá: 3Ss Dórios (Sis Dórios); Dó#-Ré-Mi-
#-Sol#-Lá-Si: 3Ss Frígios (Dós Sustenidos Frígios); Ré-
ol#-Lá-Si: 3Ss Frígios (Dós Sustenidos Frígios); Ré-Mi-
#-Sol#-Lá-Si-Dó#: 3Ss Lídios (Rés Lídios); Mi-Fá#-Sol#
é-Mi-Fá#-Sol#-Lá-Si-Dó#: 3Ss Lídios (Rés Lídios); Mi-
#-Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré: 3Ss Mixolídios (Mis Mixolídios); F
#-Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré: 3Ss Mixolídios (Mis Mixolídios);
#-Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi: 3Ss Eólios: (Fás Sustenidos Eó
s Mixolídios); Fá#-Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi: 3Ss Eólios: (
s Sustenidos Eólios ou Fás Sustenidos Menores); Sol#-Lá-S
á-Si-Dó#-Ré-Mi: 3Ss Eólios: (Fás Sustenidos Eólios ou
s Sustenidos Menores); Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi-Fá#: 3Ss Ló
ólios ou Fás Sustenidos Menores); Sol#-Lá-Si-Dó#-Ré-Mi-
#: 3Ss Lócrios (Sóis Sustenidos Lócrios). Os 3Ss somente
16. Melonota
Origem do nome das melonotas «DÓ, RÉ, MI,
, SOL, LÁ e SI»: O nome das melonotas (Dó, Ré, Mi, Fá,
, FÁ, SOL, LÁ e SI»: O nome das melonotas (Dó, Ré, Mi,
, Sol, Lá e Si) tem a sua origem na música coral medieval.
obre as quais o trecho seria cantado. Uma sequência Ré-Mi-
transposta de uma quarta continuava a ser considerada Ré-M
ransposta de uma quarta continuava a ser considerada Ré-Mi-
, na solmização, e não Sol-Lá-Si Bemol como no sistema a
nos países latinos, adoptou-se a designação "Dó-Ré-Mi-
-Sol-Lá-Si-Dó" para representar "C-D-E-F-G-A-B-C". Os paí
utilizadas para as alturas musicais Lá, Si, Dó, Ré, Mi,
e Sol, respectivamente. Os países de língua inglesa utili
o); Es (Mi Bemol), E (Mi Natural), Eis (Mi Sustenido); Fes (
Bemol), F (Fá Natural), Fis (Fá Sustenido); Ges (Sol Bemo
l), E (Mi Natural), Eis (Mi Sustenido); Fes (Fá Bemol), F (
Natural), Fis (Fá Sustenido); Ges (Sol Bemol), G (Sol Natu
Eis (Mi Sustenido); Fes (Fá Bemol), F (Fá Natural), Fis (
Sustenido); Ges (Sol Bemol), G (Sol Natural), Gis (Sol Sust
17. 5s
se encontram os sete modos gregos dos 5Ss: Si-Dó#-Ré#-Mi-
#-Sol#-Lá#: 5Ss Jônios (Sis Jônios ou Sis Maiores); Dó#-
á#: 5Ss Jônios (Sis Jônios ou Sis Maiores); Dó#-Ré#-Mi-
#-Sol#-Lá#-Si: 5Ss Dórios (Dós Sustenidos Dórios); Ré#-
ol#-Lá#-Si: 5Ss Dórios (Dós Sustenidos Dórios); Ré#-Mi-
#-Sol#-Lá#-Si-Dó#: 5Ss Frígios (Rés Sustenidos Frígios)
#-Lá#-Si-Dó#: 5Ss Frígios (Rés Sustenidos Frígios); Mi-
#-Sol#-Lá#-Si-Dó#-Ré#: 5Ss Lídios (Mis Lídios); Fá#-So
Mi-Fá#-Sol#-Lá#-Si-Dó#-Ré#: 5Ss Lídios (Mis Lídios);
#-Sol#-Lá#-Si-Dó#-Ré#-Mi: 5Ss Mixolídios (Fás Sustenido
Lídios); Fá#-Sol#-Lá#-Si-Dó#-Ré#-Mi: 5Ss Mixolídios (
s Sustenidos Mixolídios); Sol#-Lá#-Si-Dó#-Ré#-Mi-Fá#: 5
os (Fás Sustenidos Mixolídios); Sol#-Lá#-Si-Dó#-Ré#-Mi-
#: 5Ss Eólios: (Sóis Sustenidos Eólios ou Sóis Sustenido
Eólios ou Sóis Sustenidos Menores); Lá#-Si-Dó#-Ré#-Mi-
#-Sol#: 5Ss Lócrios (Lás Sustenidos Lócrios). Os 5Ss some
18. Cromatismo
a enarmônica, por exemplo, um Zê ou um Zero (Láb-Mib-Sib-
-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma c
, um Zê ou um Zero (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-
#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composição tonal. Os crom
19. Armadura
plo na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o
Sustenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de S
7Fs (Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está
Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs:
s Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou R
Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss:
s Sustenidos Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s s
Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou
s Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs
Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou
s Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Meno
20. Fá
21. 1s
contram os sete modos gregos dos 1Ss: Sol-Lá-Si-Dó-Ré-Mi-
#: 1Ss Jônios (Sóis Jônios ou Sóis Maiores); Lá-Si-Dó-
Jônios (Sóis Jônios ou Sóis Maiores); Lá-Si-Dó-Ré-Mi-
#-Sol: 1Ss Dórios (Lás Dórios); Si-Dó-Ré-Mi-Fá#-Sol-L
-Ré-Mi-Fá#-Sol: 1Ss Dórios (Lás Dórios); Si-Dó-Ré-Mi-
#-Sol-Lá: 1Ss Frígios (Sis Frígios); Dó-Ré-Mi-Fá#-Sol-
é-Mi-Fá#-Sol-Lá: 1Ss Frígios (Sis Frígios); Dó-Ré-Mi-
#-Sol-Lá-Si: 1Ss Lídios (Dós Lídios); Ré-Mi-Fá#-Sol-L
-Ré-Mi-Fá#-Sol-Lá-Si: 1Ss Lídios (Dós Lídios); Ré-Mi-
#-Sol-Lá-Si-Dó: 1Ss Mixolídios (Rés Mixolídios); Mi-Fá
Fá#-Sol-Lá-Si-Dó: 1Ss Mixolídios (Rés Mixolídios); Mi-
#-Sol-Lá-Si-Dó-Ré: 1Ss Eólios: (Mis Eólios ou Mis Menor
-Lá-Si-Dó-Ré: 1Ss Eólios: (Mis Eólios ou Mis Menores);
#-Sol-Lá-Si-Dó-Ré-Mi: 1Ss Lócrios (Fás Sustenidos Lócr
ou Mis Menores); Fá#-Sol-Lá-Si-Dó-Ré-Mi: 1Ss Lócrios (
s Sustenidos Lócrios). Os 1Ss somente se encontram nas 6143
22. 6f
m os sete modos gregos dos 6Fs: Solb-Láb-Sib-Dób-Réb-Mib-
: 6Fs Jônios (Sóis Bemóis Jônios ou Sóis Bemóis Maiore
s Jônios ou Sóis Bemóis Maiores); Láb-Sib-Dób-Réb-Mib-
-Solb: 6Fs Dórios (Lás Bemóis Dórios); Sib-Dób-Réb-Mib
Solb: 6Fs Dórios (Lás Bemóis Dórios); Sib-Dób-Réb-Mib-
-Solb-Láb: 6Fs Frígios (Sis Bemóis Frígios); Dób-Réb-M
lb-Láb: 6Fs Frígios (Sis Bemóis Frígios); Dób-Réb-Mib-
-Solb-Láb-Sib: 6Fs Lídios (Dós Bemóis Lídios); Réb-Mib
Solb-Láb-Sib: 6Fs Lídios (Dós Bemóis Lídios); Réb-Mib-
-Solb-Láb-Sib-Dób: 6Fs Mixolídios (Rés Bemóis Mixolídi
b-Sib-Dób: 6Fs Mixolídios (Rés Bemóis Mixolídios); Mib-
-Solb-Láb-Sib-Dób-Réb: 6Fs Eólios: (Mis Bemóis Eólios
6Fs Eólios: (Mis Bemóis Eólios ou Mis Bemóis Menores);
-Solb-Láb-Sib-Dób-Réb-Mib: 6Fs Lócrios (Fás Lócrios).
is Menores); Fá-Solb-Láb-Sib-Dób-Réb-Mib: 6Fs Lócrios (
s Lócrios). Os 6Fs somente se encontram nas 6143-2507s.
23. Cromatismo
e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si)) no contexto de uma composi
Exemplos de cromatismos com as 15 escalas: 0A: Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si; 7S: Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si-Ri-L
i-Li-Má-Tó-Fó-Dé-Sá; 5F: Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá; 2S: Ti-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-
: Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá; 2S: Ti-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li; 3F: Du-Sé-Rá-Lé-M
ó-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li; 3F: Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti; 4S: Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-R
-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó; 1F: Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di; 6S: Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si-Ri-
Ri-Li-Má-Tó-Fó-Dé; 6F: Mu-Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré; 1S: Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si
-Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré; 1S: Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri; 4F: Fé-Du-Sé-Rá-Lé-M
-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri; 4F: Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi; 3S: Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-
4F: Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi; 3S:
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má; 2F: Sé-Rá-Lé-M
-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má; 2F: Sé-Rá-Lé-Mé-Té-
-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi; 5S: Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri
24. 2f
se encontram os sete modos gregos dos 2Fs: Sib-Dó-Ré-Mib-
-Sol-Lá: 2Fs Jônios (Sis Bemóis Jônios ou Sis Bemóis Ma
s (Sis Bemóis Jônios ou Sis Bemóis Maiores); Dó-Ré-Mib-
-Sol-Lá-Sib: 2Fs Dórios (Dós Dórios); Ré-Mib-Fá-Sol-L
é-Mib-Fá-Sol-Lá-Sib: 2Fs Dórios (Dós Dórios); Ré-Mib-
-Sol-Lá-Sib-Dó: 2Fs Frígios (Rés Frígios); Mib-Fá-Sol-
-Mib-Fá-Sol-Lá-Sib-Dó: 2Fs Frígios (Rés Frígios); Mib-
-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré: 2Fs Lídios (Mis Bemóis Lídios); Fá
Fá-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré: 2Fs Lídios (Mis Bemóis Lídios);
-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mib: 2Fs Mixolídios (Fás Mixolídios)
is Lídios); Fá-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mib: 2Fs Mixolídios (
s Mixolídios); Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mib-Fá: 2Fs Eólios: (S
2Fs Mixolídios (Fás Mixolídios); Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mib-
: 2Fs Eólios: (Sóis Eólios ou Sóis Menores); Lá-Sib-Dó
lios: (Sóis Eólios ou Sóis Menores); Lá-Sib-Dó-Ré-Mib-
-Sol: 2Fs Lócrios (Lás Lócrios). Os 2Fs somente se encont
25. 4f
contram os sete modos gregos dos 4Fs: Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-
-Sol: 4Fs Jônios (Lás Bemóis Jônios ou Lás Bemóis Maio
Bemóis Jônios ou Lás Bemóis Maiores); Sib-Dó-Réb-Mib-
-Sol-Láb: 4Fs Dórios (Sis Bemóis Dórios); Dó-Réb-Mib-F
-Sol-Láb: 4Fs Dórios (Sis Bemóis Dórios); Dó-Réb-Mib-
-Sol-Láb-Sib: 4Fs Frígios (Dós Frígios); Réb-Mib-Fá-So
ib-Fá-Sol-Láb-Sib: 4Fs Frígios (Dós Frígios); Réb-Mib-
-Sol-Láb-Sib-Dó: 4Fs Lídios (Rés Bemóis Lídios); Mib-F
-Sol-Láb-Sib-Dó: 4Fs Lídios (Rés Bemóis Lídios); Mib-
-Sol-Láb-Sib-Dó-Réb: 4Fs Mixolídios (Mis Bemóis Mixolí
b-Sib-Dó-Réb: 4Fs Mixolídios (Mis Bemóis Mixolídios);
-Sol-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib: 4Fs Eólios: (Fás Eólios ou F
Mixolídios); Fá-Sol-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib: 4Fs Eólios: (
s Eólios ou Fás Menores); Sol-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-Fá: 4
á-Sol-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib: 4Fs Eólios: (Fás Eólios ou
s Menores); Sol-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-Fá: 4Fs Lócrios (Só
: (Fás Eólios ou Fás Menores); Sol-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-
: 4Fs Lócrios (Sóis Lócrios). Os 4Fs somente se encontram