Exemplos de
Fá
39 resultados encontrados
1. Cifra
Em cifra os nomes Lá, Sí, Dó, Ré, Mi,
, Sol são substituídos pelas sete primeiras letras do alfa
2. C
DDCDEFFFCGFEEECDEFFF diz-se do ré do ré ré ré do ré mi
fá fá do sol fá mi mi mi do ré mi fá fá fá
do ré mi fá fá fá do sol fá mi mi mi do ré mi fá fá
3. Comandita
Eu é que redijo a tua escritura de comandita de Gannerac;
-lo-ei de maneira que possas um dia ficar com a imprensa. (T
4. Tom
5. Enarmonia
be que na escala diatônica a nota Mi Sustenido soa como um
Natural, assim como o Dó Bemol soa como um Si Natural. Nã
Bemol em vez do Si Natural ou um Mi Sustenido em vez de um
Natural, numa partitura, é especialmente reconhecida como
como exemplo a a escala de Sol: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi,
#. Como ficaria então, no caso da Escala de Sol#? Ficaria:
Escala de Sol#? Ficaria: Sol#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#,
## (na verdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Ré
erdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Réb, Mib,
, Sol), porque essa escala de Sol Sustenido é uma armadura
Sol, derivou de uma flexão teoricamente cromática da nota
#. NA AFINAÇÃO DESTEMPERADA Em um instrumento mais tradici
icas numa 6143-2507: Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F: enarmônica à de
Sustenido Maior (com sua relativa, Ré Sustenido Menor); B-
7: Triádicas: Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim: enarmônica à de
Sustenido Maior; B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à d
icas: Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmônica à de
Sustenido Maior; B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmô
6. 1f
Cá se encontram os sete modos gregos dos 1Fs:
-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mi: 1Fs Jônios (Fás Jônios ou Fás M
os gregos dos 1Fs: Fá-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mi: 1Fs Jônios (
s Jônios ou Fás Maiores); Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mi-Fá: 1Fs
s: Fá-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mi: 1Fs Jônios (Fás Jônios ou
s Maiores); Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mi-Fá: 1Fs Dórios (Sóis D
nios (Fás Jônios ou Fás Maiores); Sol-Lá-Sib-Dó-Ré-Mi-
: 1Fs Dórios (Sóis Dórios); Lá-Sib-Dó-Ré-Mi-Fá-Sol: 1
Ré-Mi-Fá: 1Fs Dórios (Sóis Dórios); Lá-Sib-Dó-Ré-Mi-
-Sol: 1Fs Frígios (Lás Frígios); Sib-Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-L
é-Mi-Fá-Sol: 1Fs Frígios (Lás Frígios); Sib-Dó-Ré-Mi-
-Sol-Lá: 1Fs Lídios (Sis Bemóis Lídios); Dó-Ré-Mi-Fá-
-Fá-Sol-Lá: 1Fs Lídios (Sis Bemóis Lídios); Dó-Ré-Mi-
-Sol-Lá-Sib: 1Fs Mixolídios (Dós Mixolídios); Ré-Mi-Fá
Fá-Sol-Lá-Sib: 1Fs Mixolídios (Dós Mixolídios); Ré-Mi-
-Sol-Lá-Sib-Dó: 1Fs Eólios: (Rés Eólios ou Rés Menores
á-Sib-Dó: 1Fs Eólios: (Rés Eólios ou Rés Menores); Mi-
-Sol-Lá-Sib-Dó-Ré: 1Fs Lócrios (Mis Lócrios). Os 1Fs so
7. Monotônico
Ouviram do ipiranga às margens plácidas..." Melodia: "dó
mi fá sol lá sol lá sib si dó fá" Monotônico Cantanto
do ipiranga às margens plácidas..." Melodia: "dó fá mi
sol lá sol lá sib si dó fá" Monotônico Cantanto: " dó
das..." Melodia: "dó fá mi fá sol lá sol lá sib si dó
" Monotônico Cantanto: " dó dó dó dó dó dó dó dó d
8. Tonalidade
r: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim
Maior: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim Fá Sustenido Maior (enarmônic
or: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim Fá Maior: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim
Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim So
7M-Bb7-Cm7-Dm7b5 Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5
Maior: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5 Fá Sustenido Maior (e
A7M-B7-C#m7-D#m7b5 Fá Maior: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5
Sustenido Maior (enarmônica): F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-
9. Intervalo diatônico
as maiores e menores (tons e semitons): Dó-Ré; Ré-Mi; Mi-
; Fá-Sol; Sol-Lá; Lá-Si; Si-Dó. Terças maiores e menore
iores e menores (tons e semitons): Dó-Ré; Ré-Mi; Mi-Fá;
-Sol; Sol-Lá; Lá-Si; Si-Dó. Terças maiores e menores: D
Lá; Lá-Si; Si-Dó. Terças maiores e menores: Dó-Mi; Ré-
; Mi-Sol; Fá-Lá; Sol-Si; Lá-Dó; Si-Ré. Quartas justas e
Si-Dó. Terças maiores e menores: Dó-Mi; Ré-Fá; Mi-Sol;
-Lá; Sol-Si; Lá-Dó; Si-Ré. Quartas justas e aumentadas:
; Sol-Si; Lá-Dó; Si-Ré. Quartas justas e aumentadas: Dó-
; Ré-Sol; Mi-Lá; Fá-Si; Sol-Dó; Lá-Ré; Si-Mi. Quintas
Ré. Quartas justas e aumentadas: Dó-Fá; Ré-Sol; Mi-Lá;
-Si; Sol-Dó; Lá-Ré; Si-Mi. Quintas justas e diminutas: D
Si-Mi. Quintas justas e diminutas: Dó-Sol; Ré-Lá; Mi-Si;
-Dó; Sol-Ré; Lá-Mi; Si-Fá. Sextas maiores e menores: Dó
utas: Dó-Sol; Ré-Lá; Mi-Si; Fá-Dó; Sol-Ré; Lá-Mi; Si-
. Sextas maiores e menores: Dó-Lá; Ré-Si; Mi-Dó; Fá-Ré
Si-Fá. Sextas maiores e menores: Dó-Lá; Ré-Si; Mi-Dó;
-Ré; Sol-Mi; Lá-Fá; Si-Sol. Sétimas maiores e menores: D
es e menores: Dó-Lá; Ré-Si; Mi-Dó; Fá-Ré; Sol-Mi; Lá-
; Si-Sol. Sétimas maiores e menores: Dó-Si; Ré-Dó; Mi-R
i-Sol. Sétimas maiores e menores: Dó-Si; Ré-Dó; Mi-Ré;
-Mi; Sol-Fá; Lá-Sol; Si-Lá. Os intervalos diatônicos de
mas maiores e menores: Dó-Si; Ré-Dó; Mi-Ré; Fá-Mi; Sol-
; Lá-Sol; Si-Lá. Os intervalos diatônicos de oitavas repe
Dó5 (523); Ré4 (293) - Ré5 (587); Mi4 (329) - Mi5 (659);
4 (349) - Fá5 (698); Sol4 (391) - Sol5 (783); Lá4 (440) -
é4 (293) - Ré5 (587); Mi4 (329) - Mi5 (659); Fá4 (349) -
5 (698); Sol4 (391) - Sol5 (783); Lá4 (440) - Lá5 (880); S
10. 3f
Cá se encontram os sete modos gregos dos 3Fs: Mib-
-Sol-Láb-Sib-Dó-Ré: 3Fs Jônios (Mis Bemóis Jônios ou M
: 3Fs Jônios (Mis Bemóis Jônios ou Mis Bemóis Maiores);
-Sol-Láb-Sib-Dó-Ré-Mib: 3Fs Dórios (Fás Dórios); Sol-L
emóis Maiores); Fá-Sol-Láb-Sib-Dó-Ré-Mib: 3Fs Dórios (
s Dórios); Sol-Láb-Sib-Dó-Ré-Mib-Fá: 3Fs Frígios (Sói
-Mib: 3Fs Dórios (Fás Dórios); Sol-Láb-Sib-Dó-Ré-Mib-
: 3Fs Frígios (Sóis Frígios); Láb-Sib-Dó-Ré-Mib-Fá-So
ib-Fá: 3Fs Frígios (Sóis Frígios); Láb-Sib-Dó-Ré-Mib-
-Sol: 3Fs Lídios (Lás Bemóis Lídios); Sib-Dó-Ré-Mib-F
á-Sol: 3Fs Lídios (Lás Bemóis Lídios); Sib-Dó-Ré-Mib-
-Sol-Láb: 3Fs Mixolídios (Sis Bemóis Mixolídios); Dó-R
áb: 3Fs Mixolídios (Sis Bemóis Mixolídios); Dó-Ré-Mib-
-Sol-Láb-Sib: 3Fs Eólios: (Dós Eólios ou Dós Menores);
b-Sib: 3Fs Eólios: (Dós Eólios ou Dós Menores); Ré-Mib-
-Sol-Láb-Sib-Dó: 3Fs Lócrios (Rés Lócrios). Os 3Fs some
11. Cromatismo
uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Láb-Mib-Sib-
-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma c
por exemplo, um 0A (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-
#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composição tonal. Os crom
12. Dó sustenido menor
a ou 1º grau da escala) Número de acidentes na sua ordem:
#, Dó#, Sol# e Ré #. C#m (Dó# menor) - relativo de E - Es
C#m (Dó# menor) - relativo de E - Escala: Dó#, Ré#, Mi,
#, Sol#, Lá, *Si#, Dó# (repetição da tônica) Número de
(repetição da tônica) Número de acidentes na sua ordem:
#, Dó#, Sol# e Ré #. (*5ª nota ou 5º grau da escala de E
13. 0a
Cá se encontram os sete modos gregos dos 0As: Dó-Ré-Mi-
-Sol-Lá-Si: 0As Jônios (Dós Jônios ou Dós Maiores); Ré
-Lá-Si: 0As Jônios (Dós Jônios ou Dós Maiores); Ré-Mi-
-Sol-Lá-Si-Dó: 0As Dórios (Rés Dórios); Mi-Fá-Sol-Lá-
; Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si-Dó: 0As Dórios (Rés Dórios); Mi-
-Sol-Lá-Si-Dó-Ré: 0As Frígios (Mis Frígios); Fá-Sol-L
s); Mi-Fá-Sol-Lá-Si-Dó-Ré: 0As Frígios (Mis Frígios);
-Sol-Lá-Si-Dó-Ré-Mi: 0As Lídios (Fás Lídios); Sol-Lá-
ios (Mis Frígios); Fá-Sol-Lá-Si-Dó-Ré-Mi: 0As Lídios (
s Lídios); Sol-Lá-Si-Dó-Ré-Mi-Fá: 0As Mixolídios (Sói
-Ré-Mi: 0As Lídios (Fás Lídios); Sol-Lá-Si-Dó-Ré-Mi-
: 0As Mixolídios (Sóis Mixolídios); Lá-Si-Dó-Ré-Mi-Fá
Fá: 0As Mixolídios (Sóis Mixolídios); Lá-Si-Dó-Ré-Mi-
-Sol: 0As Eólios: (Lás Eólios ou Lás Menores); Si-Dó-R
0As Eólios: (Lás Eólios ou Lás Menores); Si-Dó-Ré-Mi-
-Sol-Lá: 0As Lócrios (Sis Lócrios). Os 0As encontram-se n
14. 3f
Cá se encontram os sete modos gregos dos 3Fs: Mib-
-Sol-Láb-Sib-Dó-Ré: 3Fs Jônios (Mis Bemóis Jônios ou M
: 3Fs Jônios (Mis Bemóis Jônios ou Mis Bemóis Maiores);
-Sol-Láb-Sib-Dó-Ré-Mib: 3Fs Dórios (Fás Dórios); Sol-L
emóis Maiores); Fá-Sol-Láb-Sib-Dó-Ré-Mib: 3Fs Dórios (
s Dórios); Sol-Láb-Sib-Dó-Ré-Mib-Fá: 3Fs Frígios (Sói
-Mib: 3Fs Dórios (Fás Dórios); Sol-Láb-Sib-Dó-Ré-Mib-
: 3Fs Frígios (Sóis Frígios); Láb-Sib-Dó-Ré-Mib-Fá-So
ib-Fá: 3Fs Frígios (Sóis Frígios); Láb-Sib-Dó-Ré-Mib-
-Sol: 3Fs Lídios (Lás Bemóis Lídios); Sib-Dó-Ré-Mib-F
á-Sol: 3Fs Lídios (Lás Bemóis Lídios); Sib-Dó-Ré-Mib-
-Sol-Láb: 3Fs Mixolídios (Sis Bemóis Mixolídios); Dó-R
áb: 3Fs Mixolídios (Sis Bemóis Mixolídios); Dó-Ré-Mib-
-Sol-Láb-Sib: 3Fs Eólios: (Dós Eólios ou Dós Menores);
b-Sib: 3Fs Eólios: (Dós Eólios ou Dós Menores); Ré-Mib-
-Sol-Láb-Sib-Dó: 3Fs Lócrios (Rés Lócrios). Os 3Fs some
15. 5f
Cá se encontram os sete modos gregos dos 5Fs: Réb-Mib-
-Solb-Láb-Sib-Dó: 5Fs Jônios (Rés Bemóis Jônios ou Ré
Jônios (Rés Bemóis Jônios ou Rés Bemóis Maiores); Mib-
-Solb-Láb-Sib-Dó-Réb: 5Fs Dórios (Mis Bemóis Dórios);
-Solb-Láb-Sib-Dó-Réb: 5Fs Dórios (Mis Bemóis Dórios);
-Solb-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib: 5Fs Frígios (Fás Frígios); S
is Dórios); Fá-Solb-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib: 5Fs Frígios (
s Frígios); Solb-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-Fá: 5Fs Lídios (S
b: 5Fs Frígios (Fás Frígios); Solb-Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-
: 5Fs Lídios (Sóis Bemóis Lídios); Láb-Sib-Dó-Réb-Mib
5Fs Lídios (Sóis Bemóis Lídios); Láb-Sib-Dó-Réb-Mib-
-Solb: 5Fs Mixolídios (Lás Bemóis Mixolídios); Sib-Dó-R
Fs Mixolídios (Lás Bemóis Mixolídios); Sib-Dó-Réb-Mib-
-Solb-Láb: 5Fs Eólios: (Sis Bemóis Eólios ou Sis Bemóis
(Sis Bemóis Eólios ou Sis Bemóis Menores); Dó-Réb-Mib-
-Solb-Láb-Sib: 5Fs Lócrios (Dós Lócrios). Os 5Fs somente