Cromatismo
3 definições encontradasSubstantivo
kɾo.ma.ˈʧiz.mʊ
cro-ma-[tis]-mo
Enviado por Leonardo Pereira Araújo (SP) em 21-07-2009
Significado de Cromatismo
Significado de Cromatismo
CROMATISMO é a utilização das melonotas da escala cromática (composta de 12 semitons e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos são geralmente estruturados como frases musicais compostas de notas cromáticas, com a intenção de gerar tensão melódica ou harmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a resolução melódica. O plural de CROMATISMO é CROMATISMOS.
CROMATISMO
CROMATISMO é a utilização das melonotas da escala cromática (composta de 12 semitons e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos são geralmente estruturados como frases musicais compostas de notas cromáticas, com a intenção de gerar tensão melódica ou harmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a resolução melódica.
David Cope (1997) descreve três formas de cromatismo: modulação, acordes emprestados de tonalidades secundárias e acordes cromáticos, tais como acordes de sexta aumentada.
O cromatismo por modulação progride melodicamente, passando por melonotas cromáticas antes de retornar às notas da tonalidade original ou de assumir uma nova tonalidade. Isso prolonga a tensão natural da cadência melódica. Nas formas harmônicas são utilizadas notas pertencentes a acordes de função dominante ou subdominante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa menor/maior da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral, o cromatismo está associado à utilização de alguma forma de dissonância.
Como elemento de modulação já era parte integrante da música tonal desde sua sistematização. Nos dois volumes do "Cravo Bem Temperado", Bach utilizou todas as 12 tonalidades maiores e menores, demonstrando a relação do campo tonal ao campo cromático através das modulações e transposições (Wisnik (1989), página 141-142).
À medida que os compositores da segunda metade do século XIX expandiram os conceitos da música tonal, com novas combinações de acordes, tonalidades e recursos harmônicos, a escala cromática e os cromatismos se tornaram mais freqüentes. Como elemento expressivo, esta técnica encontrou seu auge no final do Romantismo, com Franz Liszt, Gustav Mahler e Richard Wagner (Wisnik (1989), página 115). Um dos melhores exemplos do papel expressivo do cromatismo é a ópera Tristão e Isolda de Wagner.
A utilização cada vez mais acentuada do cromatismo é apontada como uma das causas principais do rompimento com a tonalidade pelos compositores do início do século XX, que levou ao desenvolvimento da música dodecafônica e da música serial. Embora o cromatismo possa ser utilizado como uma forma dramática de prolongar a tensão tonal, ele também pode ser utilizado como uma forma de romper com a estrutura hierárquica da escala diatônica e criar composições que não possuem um centro tonal nem atingem nunca um repouso, no sentido utilizado pela música tonal.
Além da música erudita, o cromatismo também é utilizado frequentemente nos jezes, nos azuis, nos choros e nalguns outros gêneros populares.
Exemplos de cromatismos com as 15 escalas:
0A: Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#;
7S: A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#-F##-C##-G##;
5F: Bbb-Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A;
2S: Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#;
3F: Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B;
4S: C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#;
1F: Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#;
6S: D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#-F##-C##;
6F: Ebb-Bbb-Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D;
1S: Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#;
4F: Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E;
3S: F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#;
2F: Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#;
5S: G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#-F##;
7F: Abb-Ebb-Bbb-Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G.
Palavras Relacionadas a Cromatismo
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Enviado por Leonardo Pereira Araújo (SP) em 30-06-2010
Significado de Cromatismo
Significado de Cromatismo
CROMATISMO é a utilização das notas da escala cromática (composta de doze semitons e uma nota enarmônica, por exemplo, um Zê ou um Zero (Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos são geralmente estruturados como frases musicais compostas de notas cromáticas, com a intenção de gerar tensão melódica ou harmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a resolução melódica. O plural de CROMATISMO é CROMATISMOS.
CROMATISMO
CROMATISMO é a utilização das notas da escala cromática (composta de doze semitons e uma nota enarmônica, por exemplo, um Zê ou um Zero (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos são geralmente estruturados como frases musicais compostas de notas cromáticas, com a intenção de gerar tensão melódica ou harmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a resolução melódica.
David Cope (1997) descreve três formas de cromatismo: modulação, acordes emprestados de tonalidades secundárias e acordes cromáticos, tais como acordes de sexta aumentada.
O cromatismo por modulação progride melodicamente, passando por melonotas cromáticas antes de retornar às notas da tonalidade original ou de assumir uma nova tonalidade. Isso prolonga a tensão natural da cadência melódica. Nas formas harmônicas são utilizadas notas pertencentes a acordes de função dominante ou subdominante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa menor/maior da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral, o cromatismo está associado à utilização de alguma forma de dissonância.
Como elemento de modulação já era parte integrante da música tonal desde sua sistematização. Nos dois volumes do "Cravo Bem Temperado", Bach utilizou todas as doze tonalidades maiores e menores, demonstrando a relação do campo tonal ao campo cromático através das modulações e transposições (Wisnik (1989), Páginas 141 e 142).
À medida que os compositores da segunda metade do Século 19 expandiram os conceitos da música tonal, com novas combinações de acordes, tonalidades e recursos harmônicos, a escala cromática e os cromatismos se tornaram mais freqüentes. Como elemento expressivo, esta técnica encontrou seu auge no final do Romantismo, com Franz Liszt, Gustav Mahler e Richard Wagner (Wisnik (1989), Página 115). Um dos melhores exemplos do papel expressivo do cromatismo é a ópera Tristão e Isolda de Wagner.
A utilização cada vez mais acentuada do cromatismo é apontada como uma das causas principais do rompimento com a tonalidade pelos compositores do início do Século 20, que levou ao desenvolvimento da música dodecafônica e da música serial. Embora o cromatismo possa ser utilizado como uma forma dramática de prolongar a tensão tonal, ele também pode ser utilizado como uma forma de romper com a estrutura hierárquica da escala diatônica e criar composições que não possuem um centro tonal nem atingem nunca um repouso, no sentido utilizado pela música tonal.
Além da música erudita, o cromatismo também é utilizado frequentemente nos jezes, nos azuis, nos choros e nalguns outros gêneros populares.
Exemplos de cromatismos com as quinze escalas:
Zê/Zero: Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#;
U/Sete: A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#-F##-C##-G##;
U/Sete: Bbb-Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A;
Pê/Dois: Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#;
Dáblio/Nove: Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B;
Erre/Quatro: C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#;
Ípsilon/Bê: Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#;
Tê/Seis: D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#-F##-C##;
Tê/Seis: Ebb-Bbb-Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D;
Ó/Um: Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#;
Vê/Oito: Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E;
Quê/Três: F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#;
Xis/Á: Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#;
Esse/Cinco: G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#-F##;
Esse/Cinco: Abb-Ebb-Bbb-Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G.
Enviado por Leonardo Pereira Araújo (SP) em 05-01-2010
Significado de Cromatismo
Significado de Cromatismo
CROMATISMO é a utilização das melonotas da escala cromática (composta de 12 semitons e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos são geralmente estruturados como frases musicais compostas de notas cromáticas, com a intenção de gerar tensão melódica ou harmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a resolução melódica. O plural de CROMATISMO é CROMATISMOS.
CROMATISMO
CROMATISMO é a utilização das melonotas da escala cromática (composta de 12 semitons e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos são geralmente estruturados como frases musicais compostas de notas cromáticas, com a intenção de gerar tensão melódica ou harmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a resolução melódica.
David Cope (1997) descreve três formas de cromatismo: modulação, acordes emprestados de tonalidades secundárias e acordes cromáticos, tais como acordes de sexta aumentada.
O cromatismo por modulação progride melodicamente, passando por melonotas cromáticas antes de retornar às notas da tonalidade original ou de assumir uma nova tonalidade. Isso prolonga a tensão natural da cadência melódica. Nas formas harmônicas são utilizadas notas pertencentes a acordes de função dominante ou subdominante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa menor/maior da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral, o cromatismo está associado à utilização de alguma forma de dissonância.
Como elemento de modulação já era parte integrante da música tonal desde sua sistematização. Nos dois volumes do "Cravo Bem Temperado", Bach utilizou todas as 12 tonalidades maiores e menores, demonstrando a relação do campo tonal ao campo cromático através das modulações e transposições (Wisnik (1989), página 141-142).
À medida que os compositores da segunda metade do século XIX expandiram os conceitos da música tonal, com novas combinações de acordes, tonalidades e recursos harmônicos, a escala cromática e os cromatismos se tornaram mais freqüentes. Como elemento expressivo, esta técnica encontrou seu auge no final do Romantismo, com Franz Liszt, Gustav Mahler e Richard Wagner (Wisnik (1989), página 115). Um dos melhores exemplos do papel expressivo do cromatismo é a ópera "TRISTÃO E ISOLDA" de Wagner.
A utilização cada vez mais acentuada do cromatismo é apontada como uma das causas principais do rompimento com a tonalidade pelos compositores do início do século XX, que levou ao desenvolvimento da música dodecafônica e da música serial. Embora o cromatismo possa ser utilizado como uma forma dramática de prolongar a tensão tonal, ele também pode ser utilizado como uma forma de romper com a estrutura hierárquica da escala diatônica e criar composições que não possuem um centro tonal nem atingem nunca um repouso, no sentido utilizado pela música tonal.
Além da música erudita, o cromatismo também é utilizado frequentemente nos jezes, nos azuis, nos choros e nalguns outros gêneros populares.
Exemplos de cromatismos com as 15 escalas:
0A: Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si;
7S: Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó-Fó-Dé-Sá;
5F: Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá;
2S: Ti-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li;
3F: Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti;
4S: Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó;
1F: Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di;
6S: Ré-Lá-Mi-Si-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó-Fó-Dé;
6F: Mu-Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré;
1S: Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri;
4F: Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi;
3S: Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má;
2F: Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi;
5S: Só-Ré-Lá-Mi-Ti-Fi-Di-Si-Ri-Li-Má-Tó-Fó;
7F: Lu-Mu-Tu-Fé-Du-Sé-Rá-Lé-Mé-Té-Fá-Dó-Só.
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A Palavra Cromatismo possui 10 Letras
A Palavra Cromatismo possui 4 vogais - o a i o
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