Classificação morfossintática

Zarabatana é um Substantivo, feminino singular ;

Arma de sopro geralmente feita de bambu usada por tribos indígenas

Minha zarabatana atingiu meu inimigo há três metros de distância
  


ZARABATANA, é uma arma de fabricação indígena para caça de aves no chão ou em grandes arvores, pois os dardos lançados tem alcanse de altura de 20 a 30 metros, Para caça maiores como, paca, veados, cutia e até ounça ou anta é uma arma fatal, para isto e colocado veneno na ponta da flecha (veneno de curare ou de uma espécie de râ comun no estado da Amazonia)
Obs= O veneno de curare é feito de raiz de arvore ou batata de cipó e várias misturas de vegetais, fervidos por vários dias protegido pelos Indios a sete chaves. Até o momento o homem branco nã teve a formula do veneno (curare) apesar de ter fabricado venenos mais potentes.

Obs- Outra arma dos Indios Guarani da região Sul do Brasil, e o BODOQUE, que lança pelotes bolinhas redonda feita de argila(barro sem areia comum em baixo da terra) secada no sol ou no fogo, o bodoque bem feito usando madeira de ipê é tam potente que derruba pomba da copa de pinheiro, digo isto pois a minha infancia foi convivida com caboclos do estado de Santa Catarina que fabricavam os bodoques e me ensinaram a tecnica de fabricação, o primeiro segredo e farquejar seguindo as veias da madeira. Tenho bodoque em minha casa de vários tamanhos, uso as veses so para demonstrar como se bambeia o bodoque. O bodoque não se atira, chama-se bambear.
  


Outras informações sobre Zarabatana:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Zarabatana possui 10 Letras
A Palavra Zarabatana possui 5 vogais - a a a a a
A Palavra Zarabatana possui 5 consoantes - z r b t n
A Palavra Zarabatana ao contrário: Anatabaraz
Busca reversa Onomasiológica por Zarabatana

1 página - 2 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português