Escola filosófica chinesa (sec.IV e III a.C.) que estabeleceu uma oposição dialética entre dois princípios da realidade: yin (feminino, negativo, passivo, frio, obscuro, Terra) e o yang (masculino, positivo, ativo, quente, luminoso, Céu0, cuja interação influi nos destinos de todas as coisas e criaturas. * Pronuncia-se iín - iáng.

1-Podemos ser yin ou yang, mas que somos regidos somos!
  


Yin: princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio.
Yang: princípio ativo, masculino, diurno, luminoso, quente.

O símbolo que representa o yin e o yang é chamado "Taiji Tu"

Não são o bem e nem o mal, mas apenas energias que existem em cada um de nós. O bem e o mal são apenas conceitos inventados pelo homem quando passou a julgar o certo e o errado.
  

Yin e yang são os opostos complementares presentes praticamente em tudo no universo.
O yin representa o princípio passivo, a lua, o feminino, a noite, a escuridão, o frio.
O yang representa o princípio ativo, o sol, o masculino, o dia, a luz, o calor.

O yin e yang são representados pelo taiji tu, onde a forma circular representa o universo, o negro representa o yin e o branco o yang. Os círculos menores representam que sempre no yin o yang está presente e vice versa.
É um princípio dicotômico mas não dualista, ou seja existe a divisão entre yin e yang, mas os dois coexistem para formar a realidade, não existem separados.
  


Yin e yang são dois conceitos básicos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o céu, a luz e atividade.






É um conceito da filosofia oriental, que representa duas forças complementares que compõem tudo que existe e é o equilíbrio de forças opostas. A visão que os chineses têm do Yin Yang é de que, ele rege desde a grandiosidade do universo até a mais microscópica das células.
Yin - o princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio
Yang - o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso, quente
O símbolo utilizado por essa crença é muito famoso, e tem o seguinte significado;
O preto significa o mal, e o branco significa o bem.
Logo temos, o bem e o mal em equilíbrio.
E dentro de cada um existe um pouco do outro
o lado preto é o Yang que já contém uma semente de Yin, representado pelo círculo branco. Já o lado branco é o Yin e que contém o Yang, representado pelo círculo preto.
Segundo os filósofos orientais, o Yin e Yang regem os cinco elementos da natureza: terra (yin), metal (yin), água (yin), madeira (yang) e fogo (yang). Eles dizem que a saúde depende da harmonia dessas forças opostas, que geram a energia vital para a vida.
Essas qualidades acima atribuídas a cada um dos dois princípios são, não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenomênico.
YIN ( contração, frio, feminino, lua, negativo, passivo)
Signos: Touro, virgem e capricórnio; com elemento terra, elementais são duendes e gnomos e ao Norte.
Signos: Câncer, escorpião e peixes; com elemento água, elementais são ninfas, ondinas e sereias e ao Oeste
YANG ( expansão, quente, masculino, sol, positivo, ativo )
Signos: Áries, leão e sagitário; com elemento fogo, elementais são salamandras e ao Sul.
Signos:Gêmeos, libra e aquário; com elemento ar, elementais são silfos e ao Leste.







Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilibrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:
?Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
?Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.
Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.
Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidade são, não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.
Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yin como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com Yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a protons e electrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.
O diagrama do Taiji simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e Yin (preto) integrados num movimento contínuo de geração mútua representam a interação destas forças.







A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Taiji expressa esse conceito: o Yin dá origem ao Yang e o Yang dá origem ao Yin.
Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo.
O Yang, o poder criador era associado ao céu e ao Sol, enquanto o Yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua. O céu está acima e esta cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso. Dessa forma, Yin passou a simbolizar o repouso, e Yang, o movimento. No reino do pensamento, Yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que Yang, é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, Yang a vigorosa ação criativa do rei.




Esse diagrama apresenta uma disposição simetrica do yin sombrio e do yang claro . A simetria, contudo não é estática. É uma simetria rotacional que sugere,de forma eloquente, um continuo movimento cíclico. Os dois pontos do diagrama simbolizam a idéia de que toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta dentro de si a semente de seu oposto

O conceito de Yan Yang pode ser aplicado a diversas coisas, basicamente tudo se enquadra nele.
  

Dentro de todo o bem existe uma semente do mal e
Dentro de todo o mal existe uma semente do bem.

Um é o complemento necessário para o desenvolvimento do outro através do aprendizado.
  


Equilíbrio de forças
.OBS: É errôneo o entendimento do yang como sendo o bem e o yin como o mal. O equilíbrio entre os dois faz o bem e o desequilíbrio faz o mal. Um exemplo é o dia e a noite. Se só existisse o dia (Yang) não seria bom para nós porque o planeta ficaria muito aquecido e hostil para a nossa e para inúmeras outras espécies de seres vivos que o habitam e a noite (yin) ,com sua força contrária, equilibra o sistema e faz com que o clima na terra seja favorável à nossa existência.

O andré é Yang demais para conviver em harmonia conosco.
  

O Yin e o Yang são o principio da polaridade do universo. Para tudo há seu oposto para que possa haver equilíbrio. Tudo no universo flui para se equilibrar, um completa outro, um está presente no outro. Na matemática temos o zero que está centralizado e equilibrado, sendo que para ambos os lados, números infinitos positivos e negativos. Yin e Yang.

O yin e o yang são como uma vela. O yin representa a cera da vela. A chama representa o yang. O yin (a cera) nutre e apoia o yang (a chama). A chama precisa da cera para sua existência.
  

Significa energia entre bem e o mau, o equilibrio do corpo e o universo.

Dizem que quando morre uma pessoa nasce outra; para cada pessoa doente existe outra com ótima saude. Isso é equilobrio, isso é yin yang.
  

As duas forças que regem o Universo de forma dinâmica. Estão representadas em um símbolo conhecido como Tai-Chi. Tudo no mundo natural busca pelo equilíbrio das duas. Os desequilíbrios fazem com que a Natureza ou o organismo busque a outra força para equilibrar (por isso existe uma área clara dentro da escura e vice-versa).

Fruta é Yin e carne é Yang
  

São forças opostas e complementares, uma não existe sem a outra com relatividades infinitas. Yin representa a massa, o volume, o estático; enquanto Yang representa o sutil, o volátil, a ação. Yin é o frio, a água, a sombra,feminino,noite,etc. Yang é o calor, o fogo, a claridade, masculino, dia etc. A teoria do Yin e Yang é praticamente a base de toda teoria da Medicina Tradicional Chinesa. Quem não entende Yin e Yang, jamais será um bom Acupunturista.

Ex. de relatividade infinita: o sul do Brasil é muito mais frio do que o nordeste. Portanto o sul é Yin e o nordeste é Yang. Mas a Russia é muito mais fria do que o suil do Brasil, portanto a Russia é Yin e o sul do Brasil é Yang
  

Outras informações sobre Yin yang:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Yin yang pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Yin yang possui 8 Letras
A Palavra Yin yang possui 2 vogais - i a
A Palavra Yin yang possui 6 consoantes - y n y ng
A Palavra Yin yang ao contrário: Gnay niy
Busca reversa Onomasiológica por Yin yang

2 páginas - 16 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português