Rodrigo

Usuário desde 11-04-2011
Já enviou 14 Definições.

14. Frais

Ao menos no norte de Santa Catarina, em cidades de colonização alemã, frais é como as crianças chamam, em brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde e afins, o local em que elas não podem ser pegas, ou onde estão a salvo.

13. Tilica

1. Tilica é bola de gude; tilica é como é chamada bola de gude no litoral e sul do estado de Santa Catarina (cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, Itapema, Nova Trento, São João Batista, Tijucas, Urubici, etc.).

12. Chimia

Vocabulário da gastronomia catarinense ou germano-brasileira; vem do verbo Schmieren em alemão, que quer dizer passar algo no pão; pode ser chimia doce (de frutas) ou, mesmo de ovo, a chimia de ovo é a mais típica: Modo de preparo da chimia de ovo:
1. Separe as claras das gemas de 4 ovos.
2. Bata as claras até ficar em neve, depois misture 1 xícara de açúcar e bata por mais 5 minutos.
3. Depois misture as gemas e 5 gotas de baunilha, e bata por 5 minutos.
4. Coloque um fio de óleo na frigideira, depois de quente coloque a chimia e mexa em fogo baixo por 15 minutos.
5. A chimia quando estiver fritando deverá ficar espumosa, quando começar a espuma abaixar, está pronta este é o segredinho.

11. Chimia

Vocabulário da gastronomia catarinense ou germano-brasileira; vem do verbo Schmieren em alemão, que quer dizer passar algo no pão; pode ser chimia doce (de frutas) ou, mesmo de ovo, a chimia de ovo é a mais típica.

10.

9. Tagine

O tagine é um prato tradicional do norte da África, sobretudo do Marrocos, onde se originou. Consiste em um cozido ou guisado de legumes, geralmente com carne (principalmente de frango ou cordeiro, embora também existam tagines vegarianos). Tagine também é o nome do próprio recipiente em que a comida é preparada e servida: o tagine é uma panela especial, feita de barro cozido, pintado ou envernizado, que resiste a temperaturas elevadas de cozimento e é dotada de uma tampa característica, em formato de cone (com um pegador no topo).

8. Stalkear

Versão meio inglesa (stalk-) meio portuguesa (-ear) do verbo inglês "to stalk", verbo português "estalquear"

7. Malecha

Doente, adoentada; feminino de malecho.

6. Boçal

1. Em Santa Catarina e no Paraná, boçal é usado como sinônimo de arrogante, metido, soberbo.
2. Mas em outras regiões do Brasil, pode se referir a uma pessoa idiota, lenta.

5. Canguta

1. Designa as costas ou os ombros.
é impossível saber se "canguta" são as costas ou os ombros, pois a palavra só se usa na expressão "na canguta": levar alguém na canguta, carregar na canguta, botar na canguta... mas definitivamente NÃO é o mesmo que cangote: cangote tem conotação amorosa/sexual, canguta tem conotação infantil, você dá um "cheiro no cangote", mas leva o filhinho "na canguta"...

4. Estalquear

"Fuçar" todas as informações acerca da vida de alguém; olhar todas as fotos, comentários, postagens e etc do facebook de alguém; aportuguesamento de "stalkear".

3. Narguilê

"Cachimbo de água", comum nas culturas árabe, turca e indiana; também chamado arguile ou xixa. Em Portugal, diz-se narguilé (com é aberto); no Brasil, diz-se narguilê.

2. Abcázio

Sujeito da Abcázia, região do Cáucaso, na Europa; ou sujeito que parece um cidadão da região do Cáucaso.

1. Dechavador

Pequeno triturador usado para moer o fumo (tabaco, maconha) antes do consumo.


1 página - 14 Definições