lucio flavio garcia

Já enviou 19 Definições.

19. Pila

Na linguagem do gaúcho signfica qualquer moeda corrente. Atualmente quem está atendendo por este nome é o real. Mas já tivemos muitas moedas respondendo por este chamado tais como:Cruzeiro, cruzado, cruzeiro novo; etc

18. Soga

Comumente é utilizada na região sul para definir algo para se atar, amarrar, etc; como uma corda, fio, cabo,etc.

17. Vina

Na região sul do pais,principalmente Curitiba e arredores, esta palavrinha estranha é utilizada para definir salsicha.Na verdade vina é uma corruptela da palavra VIENA, origem deste embutido.

16. Curadeiro

O mesmo que curandeiro, aquele que cura. Esta palavra curadeiro deriva de cura, portanto quem se propõe a curar é curadeiro e não curandeiro como normalmente se grafa.

15. Comequeto

NO INTERIOR DE SÃO PAULO COSTUMAVA SIGNIFICAR CALÇADO COM SOLADO MACIO OU DE SISAL. COMO AO CAMINHAR USANDO ESTE TIPO DE CALÇADO O INDIVIDUO NÃO EMITE NENHUM SOM DIZ-SE QUE ELE COME ( ALGUÉM ) QUIETO.

14. Canícula

PODE SIGNIFICAR UMA CANA PEQUENA, MAS A DEFINIÇÃO MAIS BONITA É A QUE REPRESENTA UM CALOR ESCALDANTE; UM CALOR ABAFADO E ÚMIDO COMO O DA REGIÃO AMAZÔNICA.

13. Finan

É uma abreviação da palavra financiamento.
É utilizada para designar um objeto financiado e não quitado.

12. Pongar

No Mato Grosso e interior de Goiás significa caçada noturna com auxílio de foco de luz bem forte.

11. Curingada

ATO DE OBSERVAR ALGUMA COISA DE RELANCE.

10. Eslaque

DE ORIGEM SULISTA DEFINE ROUPA PARA OS MEMBROS INFERIORES COMO CALÇA, AGASALHO, MOLETON, ETC. COMUMENTE É MAIS UTILIZADA PARA REPRESENTAR CALÇAS, PRINCIPALMENTE PELOS SULISTAS MAIS ANTIGOS DE ORIGEM GERMÂNICA.

9. Carpim

DERIVADA DE ALGUMA TRADUÇÃO MAL FEITA DA LINGUA ALEMÃ, É MUITO UTILIZADA NA REGIÃO SUL DO PAIS PARA DEFINIR MEIAS. O GAÚCHO ( A ) DE ORIGEM GERMÂNICA PRATICAMENTE DESCONHECE A PALAVRA MEIA QUE CONVENHAMOS É MUITO FRACA PARA DEFINIR AGASALHO PARA OS PÉS. MELHOR MESMO UTILIZAR CARPIM.

8.

7. Carpim

Usada no sul do país para definir meias. Deve ter origem em alguma língua estrangeira dos colonizadores do sul, como por exemplo alemães, italianos, austríacos, etc.

6. Muinto

SIGNIFICA MUITO. MAS COMO TODO MUNDO PRONUNCIA MUINTO COM ESTE ''N'' INTRUSO, SERIA DE BOM ALVITRE INCORPORARMOS DEFINITIVAMENTE ESTE ' N ' À PALAVRA,

5. Dar conta

DAR CONTA SIGNIFICA CONSEGUIR, MAIS OU MENOS. COMO PRESTAR CONTAS. EU NÃO DOU CONTA DE FAZER ISTO; EU NÃO CONSIGO FAZER ISTO.


2 páginas - 19 Definições