FERNANDO WEISS

Usuário desde 02-09-2010
Já enviou 10 Definições.

10. Corró

Designação comum a pequenos peixes sem valor, de rios e açudes.

9. Pé-de-pato

Calçado de borracha, em forma de pé de pato, que os nadadores e mergulhadores adaptam aos pés para se deslocarem com rapidez maior dentro da água.

8. Despotismo

Sistema de governo que se funda no poder de dominação sem freios: déspota, tirano.

7. Siroco

1. Vento quente do sueste, sobre o Mediterrâneo. Soprando sobre o Saara, Líbia, norte da Africa, trás areia do deserto, cobrindo Roma. A pressão atmosférica cai violentamente, causando enxaqueca na população. A coisa é tão séria, que a legislação italiana prevê atenuante para o crime cometido sob tal influência.

2. O siroco (em italiano scirocco e em árabe ghibli) é um vento quente, muito seco, que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral Norte da África, comumente na região da Líbia. Este fenômeno causa gigantescas tempestades de areia no deserto e manifesta-se quando baixas pressões reinam sobre o mar Mediterrâneo.

Freqüentemente o siroco, sem umidade devido ao efeito Föhn, cruza o Mediterrâneo atingindo com violência o sul da Itália e, em certas ocasiões, chega até à Costa Azul e à Riviera.

3. Em 1951, um filme estrelado por Humphrey Bogart e Lee J. Cobb recebeu o nome de sirocco (em português foi chamado de Vento do Deserto). O filme é um thriller de ação ambientado numa Síria devastada pela guerra.

4. Sirocco também é o nome dado ao VW Scirocco, um modelo de automóvel da Volkswagen.

6. Minutante

Redator de uma minuta (a primeira redação de qualquer documento; rascunho).

Juridicamente: Petição com que se manifesta o recurso de agravo, acompanhada da exposição do fato e do direito, das razões por que se pleitea a reforma da decisão agravada e, se for o caso, da indicação de peças para formar o instrumento do recurso.

5. Robespierre

Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (6 de maio de 1758, Arras ? 28 de julho de 1794, Paris), advogado e político francês, foi uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa.

4. Essênio

Seita religiosa judaica da Palestina, de caráter monacal e tendência ascética. Praticava a pobreza, o celibato e a obediência a um superior.

3. Jansenista

Aquele que professa o jansenismoi, doutrina de Jansênio (1585-1638), teólogo holandês e bispo de Ypres, sobre a graça e a predestinação e sobre a capacidade moral do homem presente, e que foi adotada na abadia de Port-Royal por várias correntes espirituais com tendência ao rigorismo moral.

2. Apócrifo

Obra ou fato sem autenticidade, ou cuja autenticidade não se provou.

Entre os católicos, diz-se dos escritos de assunto sagrado não incluídos pela Igreja no Cânon das Escrituras autênticas e divinamente inspiradas

1. Ressaca

Refluxo de uma vaga, depois de se espraiar ou de encontrar obstáculo que a impede de avançar livremente.
A vaga que se forma nesse movimento de recuo.

O encontro dessa vaga com outra (a saca), que avança para a praia ou para o obstáculo.
Bras. Investida fragorosa, contra o litoral, das vagas do mar muito agitado.
Fluxo e refluxo; inconstância, versatilidade, volubilidade.
Bras. Fig. Indisposição de quem bebeu, depois de passar a bebedeira.
Bras. Fig. Enfado, cansaço provocado por noite passada em claro.


1 página - 10 Definições