André Luiz de Oliveira Melo

Usuário desde 11-02-2010
Já enviou 12 Definições.

12. Cornitude

Deriva da palavra "corno" - Chifre ou Chifrudo.
Diz-se do estado do marido traído pela esposa ou pelos amigos em geral. Pessoa crédula, acredita em todos, mas é enganado por todos.

11. Arrogante

Aquele ou que se "arroga" qualquer coisa ou direito sem, exatamente, estar preparado ou direito de fazê-lo.

10. Aff

Não passa de uma corruptela de Ave, não o ave que significa o nome de uma classe de animais vertebrados, ovíparos, da classe Aves, de corpo coberto por penas, membros anteriores modificados em asas, e bico córneo, sem dentes... E sim, o Ave "saudação" , equivalente a "Salve".

Aff é uma exclamação.

9. Trelelê

Trelelê - palavra usada em diversas circunstâncias, inclusive para dizer que "fulana está de trelelê com sicrano..."

Trelelê - Serve para dizer que determinada reunião foi muito cheia de trelelês, no sentido de pompa ou afetação.

Trelelê - também serve para designar pessoa, complicada.

8. Foda

Do verbo foder. A foda é a relação sexual. Exemplo: Na hora da foda, ela sempre se portava como uma atriz pornô.

Adjetivo: Exprime grau de dificuldade: O exame de matemática foi foda

7. No pendura

onde "pendura" seria um "prego"ou um "varal" onde ficariam penduradas dívidas...

6. Tim-tim por tim-tim

A expressão completa era: "tim-tim por tim-tim, de mão beijada e aos pés da cruz." ... Começou a ser usada para referir-se à nobreza que ia ao papa para comprar indulgências e entregavam suas fortunas (moedas, ouro, etc..) que, ao serem depositadas sobre a mesa fariam esse barulhos - "tim-tim" -. Hoje é usada para explicar ou contar histórias de maneira minuciosa.

5. Prolixo

Pessoa prolixa: Complicada, usa muitas palavras para dizer o óbvio, nada claro ao expor idéias, sem poder de síntese.

Assunto prolixo: Assunto que envolve muitas variáveis a serem consideradas.

4. Páscoa

Falando sério: Nunca vi tanta bobagem com neste caso de "O que hoje denominamos de "Páscoa", era um evento mítico multinacional, advindo dos tempos mais remotos da humanidade. É uma corruptela moderna de "eu sofro", em aramaico ("pascho"...). Bobagem! Todos sabem que a origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”. Êxodo significa saída, e é exatamente a saída dos judeus do Egito que esse livro relata. Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu início a uma série de ordens e obras que levaram os judeus a um período de grande sofrimento.
...Conta a Bíblia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Uma das maldições que Moisés lançou sobre o Faraó foi a morte de todos os primogênitos. Naquela noite Ordenou aos judeus que matassem um cordeiro que serviria como alimentação para a família, mas que marcassem suas portas com o seu sangue. Essa seria a marca de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso, indicando ao anjo da morte de que aquela porta deveria ser pulada. No dia seguinte, enquanto as famílias egípcias e o próprio Faraó e lamentavam a perda de seus primogênitos, foi autorizada a saída dos Hebreus do Egito. Pessach é uma data muito importante para os judeus. E o quadro A SANTA CEIA, representa um SEDER (refeição ritualística) comemorativa de Pessach. Pessach era comemorada na mesma data por judeus e cristãos e isso deixou de coincidir somente após a introdução do calendário gregoriano

3. Pé de pano

Sujeito que age de forma sorrateira, sem alarde, sem fazer barulho... sem chamar a atenção...
Anda como se tivesse pés de pano... não se ouve os seus passos.

2. Bullyng

Palavra do idioma inglês que, provavelmente, é uma derivação de Bully = (substantivo) 1. brigão, 2. fanfarrão, valentão, tirano, cáften, rufião - (como verbo) = 1. tiranizar, oprimir; 2.ameaçar, amedrontar. O bullyng, então, é usado para identificar o tipo de tratamento agressivo que, dispensado à pessoas indefesas, provocam nas mesmas comportamento anômalo que precisa ser investigado pelos pais ou responsáveis.

1. Pleonasmo

s.m. (1540) 1 ling redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso (p.ex.: ele via tudo com seus próprios olhos) 2 ling excesso de palavras para emitir enunciado que não chega a ser claramente expresso; circunlóquio, circunlocução 3 qualidade do que vai além da suficiência; superfluidade, excesso, inutilidade ¤ etim gr. pleonasmós,oû 'superabundância, excesso, amplificação, exageração', pelo lat.tar. pleonasmus,i t. de gram 'pleonasmo, redundância'


1 página - 12 Definições