Bernardino G. Oliveira

Usuário desde 24-04-2009
Já enviou 9 Definições.

9. Racha

Efeito de rachar. Fenda, abertura. Estilhaço, lasca separada por efeito de fractura ou rotura.

8. Amoado

Amuado, quer dizer enfadado; mal humorado;

7. Forfé

A propósito de forfé: forfait na língua de Moliére, é traduzida para a língua de Camões, literalmente, como uma taxa ou imposto a pagar. Também quer dizer: desistir.

6. Morgado

latino ( maioricatu) Propriedade vinculada ou conjunto de bens vinculados, que não podiam alienar-se ou dividir-se, e que geralmente, por morte do possuidor, pertenciam ao filho primogénito. / Possuidor desses bens. / Filho primogénito ou herdeiro de possuidor desses bens. / Por extenso. Filho mais velho, filho único.

5. Lenga-lenga

Quando um indivíduo repete sempre a mesma estória, quem o conhece e está habituado a escutá-lo, tem por hábito de dizer: ó pá não me venhas com essa "lenga-lenga"!

4. Boca de sapo

Por volta dos anos sessenta ou setenta, existiu um modelo de viatura da marca Citroen, que se tornou conhecida pelo nome de "boca de sapo, derivado à sua linha estética.

3. Boga

(lat. boca) Peixe espárida, raiado longitudinalmente . Peixe ciprinóide, de água doce.

2. Pé de galo

No jogo das damas, quando um dos jogadores prepara as pedras de modo a bloquear o adversário. Em português popular a esse "golpe" se chama pé de galo.

1. Infantilmente

Bom dia. Infantil quer dizer criança entre 0 anos até à entrada na Escola Primária. Mente, é o intelecto ou o pensamento de cada ser humano. INFANTILMENTE, em príncipo quer dizer: mentalidade infantil. Obrigado.
(BERCORDUVAL) Bernardino G. Oliveira. Escritor Português
Bruxelas


1 página - 9 Definições