Maria Cunha

Usuário desde 10-04-2009
Já enviou 19 Definições.

19. Saracotear

verbo intransitivo.
Criado pelo povo brasileiro,especialmente o povo carioca. Saracotear não é apenas dançar, nem pular. Saracotear é ter a disposição de se expressar sem censura das mais diversas maneiras, seja cantando,dançando sapateando, dançando o frevo,movimendando-se, enfim, de uma maneira alegre.

18. Rebuliço

Substantivo comum, singular. Refere-se à um acontecimento que extrapolou os limiyes normais, socialmente falando,

17. Picas

substantivo que serve para definir o estado de ignorância de alguém sobre determinado assunto.
às vêzes é usado um pouco pejorativamente.

16. Sacanagem

substantivo comum fem.
diz-se a sacanagem , não o sacanagem
Palavra de cunho pejorativo,referindo-se a um mau negócio, ou ùma má ação, algo um tanto fora da lei ou corrupto.

15. Largado

substantivo masc. e femin.
Diz-se que fulana está largada, porque não pinta as unhas , não vai ao cabelereiro, enfim sua aparência estética é reprovável socialmente
Mas há também a pessoa que pode estar deslumbrante por fora e LARGADA, por dentro

14. Arrastar as asas

Expressão idiomática, criada provàvelmente nos anos '50.
Significa "dar bola, zoar, chegar mais, querer namorar. Acho que já na época de Machado e Assiz a expressão existia

13. De rocha

Expressão idiomática antiga, não sei datar quando apareceu no vocabulário popular.
Significa que alguém que é feito de rocha é alguém articulado,estrururado,alguém que enfrenta as batalhas da vida com imensa bravura.

12. Embaçado

adjetivo, pode ser usado no feminino,tanbém
Pode ter dois signos, Um mais literal, que significa que algo(geralmente vidro) está deformado de sua forma original, por fatores externos.
Outro,mais abstrata,pode se referir a algo ou alguém que não está tranparente,de fácil entendimento ou vizualização

11. Sonso

adjetivo que define a característica de uma pessoa não mostrar o que pensa não mostrar o que sente;insidioso. Tanto sonso como insidioso denotam alguém que é mais frio na sua frieza de sentimentos do que apenas fingido.

10. Não é flor que se cheire

É uma expressão idiomádica, ou, em inglês - slang, gíria
a própria frase denota um certo significado literal:(é uma flor perigosa). Entretanto, a pequena frase deve ser entendida em seu sentido abstrato;isso significa que crianças até uma certa idade ,psicóticos e pessoas que não conseguem simbolizar não alcançam o sigificado da expressão: não é flor que se cheire define alguém ou algo que,embora sedutor, deve ser evitado..

9. Nó nas tripas

A expressão idiomática "nó nas tripas" deve ter um significado ligado ao aspecto patológico inserido na gíria.
1- O significado específico de "nó nas tripas" revela que a pessoa que tem tal mal-estar, padece de problemas importantes nos intestinos grosso e delgado. O especialista a ser consultado deve ser um gastro-enterologista, ou um endocrinologista. Há exames específicos para se detectar o que está acontecendo de mau na saúde da pessoa.

8. Tábua

substantivo comum, feminino, singular
De modo geral, a palavra tábua se refere à um pedaço de madeira (ou de outro material) para ser usado em diversas tarefas. É comum ouvir-se referência à "tábua de passar roupa", que era originalmente de madeira,e que atualmente é revestida de outro material.O marceneiro usa uma tábua para realizar seus trabalhos manuais.Geralmente,mas nem sempre, as tábuas são retangulares.

7. Capado

A palavra em questão nos remete à dois significados, sendo um deles fisiológico e o outro psicológico.
Capado pode referir-se a um homen que teve seus órgãos genitais, parcial ou inteiramente cortados por instrumento afiado. Psicologicamente, o adjetivo capado refere-se ao indivíduo que foi ou se sente castrado, frustrado em seus desejos, não necessariamente sexuais, embora o vulgo costume relacionar capado só para o aspecto sexual.

6. Elaborar

Elaborar ou perlaborar, este último, menos comum, significa o trabalho intelectual e principalmente emocioal de tentar entender os significados mais profundos de alguma coisa,idéia, emoção, sonhos, imagens, etc. ...
É o trabalho que uma pessoa realiza quando vai ao psicanalisata, para se conhecer melhor, para entender-se emocionalmente e curar-se de suas neuroses, sem auxílio de drogas farmacológicas.

5. Alheio

Algo, geralmente abstrato, que não foi criado por nós. Pode também ser criado por nós e portanto nos pertencer, mas o vulgo geralmente quando ouve a palavra a associa com roubo, com algo que é de outra pessoa. Alheio também pode se referir a algo que era nosso, mas que não reconhecemos mais como tal.. Os exemplos vão calarear uma palavra,cujo sentido alcança vários significantes, daí parecer tão difícil.


2 páginas - 19 Definições