Pinheiro

Usuário desde 01-11-2008
Já enviou 58 Definições.

58. Insurgência

Levante armado que visa destituir um governo estabelecido.
A insurgência não deve ser confundida com a RESISTÊNCIA, que é a oposição armada dos que estão ou estavam no poder.
Por influência dos EUA, seu significado tem sido corrompido ao dizer que combatem "insurgentes" no Afeganistão e Iraque; isso porque a palavra "insurgente" remete à ideia de ilegitimidade. Ao combater "insurgentes", os EUA transmitem a ideia de que sua invasão é legítima.

57. Bullying

Palavra inglesa de origem latina cujo correspondente em português é BULINAGEM. Ambas têm origem no verbo latino "bullinare" que em português significa bulinar, com a acepção de: mexer com, incomodar, intimidar, assédiar.

56. Perua

Veículo automotor de pequeno porte (normalmente de quatro rodas), designado ao transporte de carga e passageiros concomitantemente.

55. Estadunidismo

Admiração, apreço ou mania quanto às coisas dos Estados Unidos.

54. Proativo

Na verdade a palavra não existe. O que existe é a locução "PRÓ ATIVO". PRÓ significa "a favor" e ATIVO é o inverso de passivo. O ativo não espera, se anticipa as coisas. Também é incorreto o uso com hífem.

53. Veado

Muitas pessoas confundem VEADO com VIADO. "Viado" é a redução de "transviado" (que saiu da via, do caminho) e é usado para designar os homossexuais masculinos. Já o "veado" é um animal.

52. Homofobia

o sufixo FOBIA indica um medo mórbido, ou seja uma doença, um medo doentio. E o prefixo HOMO, igual.
Todavia o significado que se deu, inadequadamente, pelos ativista homossexuais é "aversão aos homossexuais".
Nessa palavra o sufixo HOMO é a redução de "homossexual" mais a fobia significando aquele que possui uma doença de medo dos homossexuais assim como o claustrofóbico possui pânico de lugares fechados.

Todavia o chamado "homofóbico" não possui medo mórbido de homossexuais mas uma aversão consciente ao homossexualismo.

51. Homossexualista

Adepto da ideologia homossexualista (homossexualismo).

50. Homossexualismo

É a ideologia que defende ou difunde, mundo afora, a prática homossexual como prática normal e prega por direitos para os homossexuais. O sufixo ISMO indica ideologia. Há adeptos do homossexualismo que não são homossexuais. Não se confunde portanto homossexualismo com homossexualidade.
Os movimentos ligados a essa ideologia organizam marchas, debates, e influenciam na formação de leis para lograrem direitos iguais aos dos heterossexuais e direitos específicos.

49. Casal

A palavra CASAL se refere, originalmente, a um par de um macho e uma fêmea, excluindo-se, por conseguinte, a possibilidade de dois homens ou duas mulher formarem um casal.
Todavia têm-se empregado a palavra "casal" ao par de homossexuais, por influência dos ativistas homossexuais, os quais desejam ver estendidos aos pares "gays", muito dos direitos concedidos ao casal formado por marido e mulher.

48. Surf

A forma correta em português é SURFE.

47. Kart

Em português é CARTE.
É um substantivo derivado do inglês "kart". Pequeno veículo de quatro rodas que aplica soluções típicas do automóvel e da motocicleta.

46. Stand-by

Palavra inglesa que significa DE PRONTIDÃO, DE SOBREAVISO ou A ESPERA. É utilizado para designar um dispositivo eletrônico que mesmo com o aparelho, a que pertence, desligado se mantem energizado a espera de um comando para colocá-lo em funcionamento. Normalmente por um controle-remoto.

45. Kuweit

Palavra inglesa.
Em português é QUAITE, COUAITE ou CUEITE.
País da península arábica, na Ásia, de tradição islamica e grande produtor de petróleo.

44. Short

1. "short" ou "shorts" é palavra inglesa para CALÇÃO. No princípio, uma calça curta para esportes, de senhora ou de homem hoje também é usado para outras atividades.
2. filme breve, em português CURTA (de curta metragem).


4 páginas - 58 Definições