André Queiroz Costa

Usuário desde 23-10-2017
Já enviou 40 Definições.

40. Pule de dez

No turfe, é assim que se diz quando um cavalo é muito superior aos demais e sua vitória é tida como certa. A aposta é uma barbada.

39. Arquibaldos e geraldinos

Nelson Rodrigues criou as expressões, "geraldinos" e "arquibaldos", para designar os frequentadores da geral e das arquibancadas do Maracanã, enquanto a elite da época aboletava-se em suas cadeiras azuis. Nos tempos do cronista , o ingresso da geral era ¼ do preço das arquibancadas. O ingresso das arquibancadas, por sua vez, era ¼ do preço das cadeiras.

38. Voz surda

Voz que não se percebe claramente, som abafado.

37. Tá rebocado

Gíria baiana. Está decidido

36. Coalhado

Que passou por coagulação; que se tornou relativamente sólido: leite coalhado.
Metal que se solidificou; que passou do estado líquido para o sólido; solidificado.
[Figurado] Que está muito preenchido; cheio, apinhado: lugar coalhado de crianças.
Etimologia (origem da palavra coalhado). Particípio de coalhar.

35. Pescar

Capturar uma ideia.

34. Pedir a nega

Revanche.

33. Castigo de tântalo

Na mitologia grega, Tântalo foi um rei da Frígia, filho de Zeus e da princesa Plota, que ousando testar a onisciência dos deuses, roubou os manjares divinos e serviu-lhes a carne do próprio filho num festim. Como castigo foi lançado ao Tártaro, onde, num vale abundante em vegetação e água, foi sentenciado a não poder saciar sua fome e sede, visto que, ao aproximar-se da água ela recuava e ao erguer-se para colher os frutos das árvores, os ramos moviam-se para longe de seu alcance. A expressão suplício de Tântalo refere-se ao sofrimento daquele que deseja algo aparentemente próximo, porém, inalcançável, a exemplo do ditado popular "tão perto e, ainda assim, tão longe".

32. De noitinha

Fim do dia e início da noite; crepúsculo vespertino.

31. Favelão

Condomínio popular, conjunto de prédios construídos pelo governo para população pobre, não muito diferente de uma favela.

30. Ora pois

Anos de paródias, piadas prontas e personagens estereotipados na tevê consagraram no imaginário brasileiro a expressão ?ora pois? como uma gíria corrente da fala dos portugueses. O curioso: em Portugal é quase impossível achar quem a diga. Significa "com certeza", "pois então", "pois não é isso mesmo?!"

29. Segundinha

1) Segunda trepada, logo a seguir da primeira.
2) Aquele que, numa série, ocupa a posição imediatamente a seguir à primeira. Que ocupa uma posição secundária.
3) Inferior.
4) Novo. Que se faz outra vez.

28. Mosca azul

Origem da expressão: o poema Mosca Azul, de Machado de Assis, conta a história de um plebeu que, ao deparar-se com uma curiosa mosca azul, com "asas de ouro e granada", deslumbra-se e passa a sonhar com poder e riquezas, ilusão que acaba comprometendo sua sanidade e seu senso de realidade.

27. Bisca

Brasileirismo, substantivo feminino
1.Ludologia: denominação genérica de diversas modalidades de jogo para duas ou quatro pessoas, em que se usa um baralho de 52 cartas; a carta de número sete, quando trunfo, nesses jogos.
2. Figurado informal: observação irônica, provocadora ou mordaz; zombaria, mangação, picuinha.
3. Pejorativo, pejorativamente depreciativo: indivíduo ruim, de mau caráter, às vezes dissimulado; patife, tratante.
4. Informal pejorativo: prostituta.

26. Dimenor

Neologismo, gíria de favela. Menor de idade.


3 páginas - 40 Definições