Clério José Borges

Usuário desde 02-09-2008
Já enviou 10 Definições.

10. Viação

Trânsito em Portugal.

9. Zunir

Jogar longe.

8. Dona encrenca

Esposa.

7. Cabreiro

Indivíduo desconfiado; Grilado; Com medo. Ficar atento ou estar assustado. Parceiro que furta no jogo.

6. Mumunha

Prato característico da culinária capixaba que se constitui em uma moquequinha de carne de siri. Uma delícia de prato quando feito com muito amor e de fazer inveja a apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga, que com Louro José alegram as manhãs, durante a semana, na Rede Globo de Televisão.

5. Antroponímia

Antroponímia: É a divisão da onomástica que estuda os antropônimos, ou seja, os nomes próprios de pessoas. Exemplo: Ana (Hebraico): Cheia de graça, a benéfica; Carlos (Teutônico): Fazendeiro; Eduardo (Anglo-saxão): Próspero, guardião; Gustavo (Italiano): Ajudante dos Deuses; João (Hebraico): Agraciado por Deus, pessoa com espírito de liderança; José (Hebraico): Aquele que acrescenta; Juliana (Latim): Cheia de Juventude; Maria (Hebraico): Senhora soberana; Mariana (Egípcio): Querida, amada; Michele (Francês): Sábia; Paulo (Latim): Pessoa com disposição e otimismo; Pedro (Grego e Latim): Rocha, pedra; Rafael (Hebraico): Deus o curou; Tais (Grego): A que se admira, se contempla; Tiago (Latim): Abreviação de Santiago, Alegre; Viviane (Francês): Vivaz, Esperta.

4. Trova

Trova (Rio Grande do Sul): Ato de falar e tentar convencer a outra pessoa da sua idéia. Falar abobrinhas e fazer com que a pessoa acredite. Fazer um Xaveco. Xavecar. Trovador, pessoas que conseguem convencer outras a fazerem alguma coisa, somente com a fala.

Trova: Composição poética de quatro versos setisilábicos, com rima e sentido completo. Em poesia cada linha se chama verso e assim a Trova possui quatro versos sendo que cada um deve ter Sete sílabas poéticas (Contadas pelo Som), com rima (rimando o primeiro com o terceiro e o segundo com o quarto verso) e sentido completo. A Trova difere da quadra, pois no caso da quadra os versos não precisam ter Sete sílabas poéticas. Exemplo de Trova: ?Nesta Casa tão singela/ Onde mora um Trovador/ É a mulher que manda nela/ Porém nos dois manda o amor?. Esta Trova de autoria de Clério José Borges, Trovador Capixaba possui quatro versos e rima, singela com nela e Trovador com amor e tem sentido completo. Dá para entender a mensagem. Os Poetas Trovadores se reúnem em tornos de entidades culturais como o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, a Federação Brasileira de Entidades Trovistas, Febet, Academia Brasileira da Trova, do Rio de Janeiro e União Brasileira de Trovadores, UBT, que possui seções em Cidades de Todo o Brasil.

3. Canela de pedreiro

Cerveja estupidamente gelada com camada de gelo no exterior da garafa, parecendo canela de pedreiro com poeira de cimento nas canelas. Expressão muito usada pelos Cervejeiros de Plantão do bairro Eurico Salles, Carapina, Serra, ES

2. Tosta

Elemento enjoado, chato

1. Capixaba

Capixaba significa Roça de Milho.


1 página - 10 Definições