Serravalle

Usuário desde 16-06-2008
Já enviou 4 Definições.

4. Ressaca

Estado fisiológico que uma pessoa fica momentos após o exagero no consumo de substâncias tóxicas e/ou entorpecentes, incluindo drogas lícitas como o álcool e tabaco.
Os sintomas são causados pelo desequilíbrio metabólico oriundo do consumo seguido de cessão abrupta. Esta interrupção na administração das substâncias faz com que o organismo - que havia se adaptado para metabolizá-las - acaba sofrendo uma espécie de abstinência.
A ressaca etílica é mais grave por causa da desidratação causada pelo álcool - mais grave ainda no caso da cerveja, devido aos efeitos diuréticos dos ingredientes.
A ressaca não afeta somente o metabolismo, mas também o sistema nervoso.

3. Xote

Ritmo nordestino do gênero "forró".
Este ritmo é o mais romântico e sua dança é a de mais fácil aprendizado. O xote tem suas origens em um ritmo escorcês (Schottish) trazido pelos colonizadores e alterado no decorrer da história até tomar a forma conhecida atualmente.
Atualmente a palavra xote também é usada para designar o forró universitário, sub-gênero recente do forró, ou para caracterizar o estilo de bandas onde o xote prevalece no seu repertório, mesmo não sendo o único ritmo tocado.

2. Baião

Ritmo do gênero "forró".
Eternizado por Luiz Gonzaga, o baião às vezes confunde-se com o xaxado (por sua vez eternizado por Marinês).
É um ritmo tipicamente nordestino cujas raízes se encontram no começo do século XX, ou pouco antes disso, e se misturam com as raízes do samba, choro, côco, etc.
O baião tem velocidade variada, pode ser lento como um xote ou rápido como as gravações de meados das décadas de 1970/1980.
O baião influencia sub-gêneros recentes do forró, como o forró eletrônico e o vaneirão, no entanto ainda é muito tocado em sua forma natural por muitas bandas de forró universitário e forró pé-de-serra.

1. Pé de serra

Forma mais tradicional do gênero musical forró, sub-gênero. Engloba vários ritmos nordestinos, e inclui também em sua amplitude o novo sub-gênero "forró universitário".
Os ritmos mais comuns do forró pé de serra são: Baião, Xote, Xaxado, Côco, Embolada e Galope (também conhecido como quadrilha ou arrastapé - var. rastapé).
Podem ser considerados pé de serra, também, outros ritmos populares e tradicionais do nordeste.
Ligados ao forró pé de serra, mas não necessariamente classificados como tal, também temos o Maracatu, o Repente, a Viola Caipira, o Samba de roda (baiano, diferente do carioca), as Cantorias, Aboios, etc.


1 página - 4 Definições