Evando

Já enviou 846 Definições.

846. Crioula

1. [LINGUÍSTICA] Diz-se do dialeto ou língua resultante da evolução de uma língua de contacto entre colonizadores e povos autóctones.
2. [LINGUÍSTICA] Relativo à língua de base lexical portuguesa falada em Cabo Verde.

845. Enema

Prática popularmente conhecida no Brasil como chuca, é a introdução de água no ânus (reto e sigmoide) para lavagem intestinal, purgação ou administração de medicamentos através de uma sonda retal.

844. Paleopatologia

Ciência que estuda as doenças do homem e de outros animais na pré-história, examinando seus ossos.

843. Homogeneização

1. Ato ou efeito de tornar igual, uniforme.
2. Tratamento que se dá ao leite para uniformizar a gordura presente, evitando a formação de nata.

842. Perissodátila

Diz-se dquele que possui um número ímpar de dedos.

841. Hemíono

[Zoo.] Mamífero perissodátilo pertencente à família dos equídeos, encontrado nos desertos da Ásia; assemelha-se ao jumento e é uma espécie ameaçada de extinção.

840. Teosinto

Também conhecido como dente-de-burro é uma gramínea anual, cespitosa de aspecto semelhante ao milho, forma grandes touceiras, podendo atingir 3 metros de altura e seu perfilhamento é muito agressivo. Se desenvolve em climas quentes e solos férteis, não vegetando bem em solos arenosos, pobres e secos. Serve como alimento para os animais.

839. Ecúleo

1. Instrumento de tortura em forma de cavalo, potro.
2. [Fig.] Tormento, castigo, punição.

838. Estripação

1. Ato ou efeito de estripar, de tirar as tripas de.
2. Abrir o ventre por meio de violência.
3. [Fig.] Massacre; carnificina.

837. Esquartejamento

1. Ato ou efeito de esquartejar, de cortar em várias partes.
2 Divisão (de um todo) em quartos.
3. Antigo costume cruel de prender um cavalo a cada um dos pés e braços do condenado, obrigando os animais a puxar em direções opostas até os membros se separarem do corpo.

836. Colmilhos

Substantivo masculino.
[Odonto.] São os dois dentes caninos que são maiores do que os outros dentes para rasgar melhor os alimentos, facilitando a mastigação.

835. Blitzkrieg

Nome de uma tática de guerra utilizada pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Foi considerada inovadora na fase inicial da guerra ajudou muito os alemães em suas vitórias.

834. Preemptiva

Substantivo feminino.
1. [Jurídico, jurisprudência] Direito de comprar antes de outrem.
2. [Jurídico, jurisprudência] Preferência do consumidor na compra de algo.

833. Qed

Quod erat demonstrandum é uma expressão em latim que significa "como se queria demonstrar". É mais utilizada em finais de frases lógicas, com a abreviatura Q.E.D. ou na versão em português C.Q.D. Seu uso foi popularizado em provas por conta do matemático Paul Halmos.

832. Fumigação

A fumigação é um tipo de controle de pragas que é um procedimento de desinfecção por via seca. Trata-se da utilização agrícola de compostos químicos em estado gasoso para exterminar qualquer tipo de praga,como insetos, fungos entre outros.


57 páginas - 846 Definições