Evando

Já enviou 866 Definições.

866. Cro-magnon

Nome que se dá aos restos mais antigos conhecidos na Europa de Homo sapiens, a espécie à qual pertencem todos os humanos modernos. Entretanto, há restos mais antigos de Homo sapiens na África. A designação não se enquadra totalmente nas formas convencionais de denominação dos hominídeos, sendo muito usada para designar, em sentido genérico, os povos mais antigos conhecidos na Europa que podem ser integrados entre os modernos humanos.

865. Longevo

Adjetivo.
1. Que ficou idoso.
2. [Figurado] Que tende a durar muito tempo; duradouro.

864. Longevidade

Particularidade ou característica de longevo: que está relacionado com a duração da vida: a longevidade das tartarugas.

863. Confabular

conversar amigável e despreocupadamente

862. Proto-humano

[Antropologia] diz-se do hominídeo que possuía algumas das características, mas não todas, do moderno Homo sapiens.

861. Ineludível

Adjetivo
Aquele que não pode ser iludido, que não cai nas artimanhas.

860. Sociobiologia

Sociobiologia é um ramo da biologia que se ocupa de analisar o comportamento social dos animais, usando conceitos da etologia, evolução, sociologia e genética de populações.

859. Arminho

[Zoo.] Pequeno carnívoro pertencente à Família dos Mustelídeos. É semelhante à doninha (Mustela nivalis), porém, possui uma cauda mais longa e uma linha que separa o dorso castanho do ventre branco ser sempre rectilínea, ao contrário da doninha em que é irregular.

858. Protrusão

Substantivo feminino.
1. Nome do movimento de um órgão para a frente.
2. [Med.] Saliência, deslocamento de algum órgão.

857. Endogamia

Trata-se de um método de acasalamento feito por meio da união entre indivíduos aparentados ou geneticamente semelhantes. Quando os progenitores de um ser vivo que se reproduz sexuadamente possuem um ou mais ancestrais comuns, isto é, são parentes, diz-se que ele é consanguíneo ou endogâmico.

856. Siamango

Nome de uma espécie de gibão, nativa da Malásia, Tailândia e Indonésia, mais propriamente da Ilha de Sumatra. É a única espécie do gênero Symphalangus. Pode viver mais de 30 anos em cativeiro.

855. Falciforme

1. Que tem a forma de foice.
2. [Med.] Portador de hemoglobina geneticamente determinada em forma de foice e consistência anormalmente rígida, dificultando a circulação sanguínea.

854. Turfeiras

Nome de uma planta herbácia, pertencente à família Gentianaceae, de gênero Gentiana, que são ecossistemas de zonas úmidas, comuns nas zonas de interior dos Açores.

853. Gradiente

[Cálculo vetorial] Trata-se de um vetor que indica o sentido e a direção na qual, por deslocamento a partir do ponto especificado, obtém-se o maior incremento possível no valor de uma grandeza a partir da qual se define um campo escalar para o espaço em consideração. A partir do campo escalar, resulta um operador denominado operador gradiente, um campo vetorial, que atrela a cada ponto do espaço o correspondente vetor gradiente para a grandeza em consideração.

852. Alcovitice

Fofoca sobre a vida dos outros. Mexerico, bisbilhotice, maldizer, enredo, intriga, difamação, maledicência, falatório, detração, fuxico, indiscrição, mexeriquice, onzenice, xodó, fofoca, coscuvilhice, alcoviteirice, baralha.


58 páginas - 866 Definições