Classificação morfossintática

Urupês é um Substantivo, masculino plural de urupê;

Urupês é uma coletânea de contos e crônicas do escritor brasileiro Monteiro Lobato, considerada sua obra-prima e publicada originalmente em 1918.

Os urupês inauguraram na literatura brasileira um regionalismo crítico e mais realista do que o praticado anteriormente, durante o romantismo.
  


No tupi significa um tipo de cogumelo ou ?orelha de pau?

Urupê = orelha de pau, fungo, pironga
  


Tipo de fungo, pertencente ao reino Fungi e ao filo Basidiomycota. Tem formato de orelha, portanto pertence a Ordem Auricullares. São pluricelulares. Reprodução assexuada e por gametas onde prescisa-se do agente que transporta o pólen a outra planta que as células se juntam formando outra orelha-de-pau.
A afirmação de invertebrado e que alimentava-se pelas raízes é falsa, afinal, se é um fungo não pode ser invertebrado (reino dos animais) e nem alimenta-se pelas raízes (reino dos vegetais).
Pertence à família das poliporáceas (Polyporus sanguineus)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orelha-de-pau
FERREIRA, AurélioBuarque de Holanda: Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 2ª ed. Revista e ampliada. Edit. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1986.

Os urupês são cogumelos que parecem coral. São imponentes pela beleza, mas frágeis na realidade. Qualquer toque os quebra como louça.
  

Outras informações sobre Urupês:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Urupês possui 6 Letras
A Palavra Urupês possui 3 vogais - u u e
A Palavra Urupês possui 3 consoantes - r p s
A Palavra Urupês ao contrário: Sêpuru
Busca reversa Onomasiológica por Urupês

1 página - 3 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português