Cidade e município do estado do Paraná, na microrregião de Assaí, da qual foi desmembrado, no norte do estado, fundado em 1936 e emancipado em 1947. Tem uma área de 237,8 Km2. uma população de cerca de 11,4 mil habitantes, na sua maioria descendentes de imigrantes japoneses. Sua economia é baseada na cultura do café e, principalmente, na do rami, chegando a ser chamada de ¨a capital nacional do rami¨. Em tupi-guarani seu nome significa ¨o rio das aves¨. Não confundir com o município de Iraí, no estado do Rio Grande do Sul.

O gentílico desta cidade é: uraiense.
  


“Uraí”, planta da qual os indígenas (guaranis) extraíam o “curare”, veneno com que untavam suas flechas e lanças, para se defenderem dos inimigos, foi a palavra escolhida pelos colonizadores japoneses para batizar a localidade. A cidade fica próxima a Londrina na região Norte do estado do Paraná. Como povoado existe desde maio de 1936 quando ali chegaram os primeiros japoneses e foi alçada a condição de município em 1947, desmembrando-se de Assaí, da qual era distrito.

Devido a cultura do Rami (planta utilizada na confecção de cordas e tecidos) Uraí ficou conhecida entre as décadas de 1970 - 1980 como Capital Mundial do Rami.
  


Outras informações sobre Uraí-pr:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Uraí-pr possui 7 Letras
A Palavra Uraí-pr possui 3 vogais - u ai-
A Palavra Uraí-pr possui 4 consoantes - r -pr
A Palavra Uraí-pr ao contrário: Rp-íaru
Busca reversa Onomasiológica por Uraí-pr

1 página - 2 Definições