Adj.
1. Algo que não agrada.
2. Ruim.

-Nossa, esse filme é .
-Aquele cara é muito .
-Deixe de ser e sente-se ao meu lado.
  


Esta expressão começou no final dos anos setenta no gueto gay quando se usava " é o ó do penacho" ou seja o fim, pois a letra "o" se encontra no fim da palavra. Então tudo que não prestava, uma merda etc, se dizia é o ó do penacho! Depois foi se abreviando e hoje todos dizem até nas novelas! Eis uma contribuição dos gays na lingua portuguesa, palmas!!!!

Fulano é , ou seja cheio de defeitos.
  

Termo da Língua Iorubá, falado em alguns países africanos, adotado no Brasil pelo processo da escravidão. Alguns estados do Nordeste brasileiro usavam este termo assim como algumas pessoas do estado do Rio de Janeiro. Fazia (ainda faz) parte do vocabulário de pais-de-santo. Popularizado no Brasil inteiro por causa da cultura gay, que adotou o termo, depois que caiu na graça da cultura gay paulistana, bem como da carioca na década de 90. Tudo isso pra classificar aquilo que desagrada, que dê ojeriza, que seja ruim, que seja péssimo, que seja negativo. Enfim, que seja UÓ!

Hoje eu tô !
  


1) Nos anos setenta o termo usado , não era assim dito. A forma utilizada era o ó. ex: isto é o ó do borogodó. borogodó é algo não é muito interessante, ruim, então se dizia "o ó do borogodó" que se resumiu a " do borogodó", depois simplesmente .
2) Também nos anos setenta, para não se dizer um palavrão, as pessoas diziam, vai tomar no seu ó (ânus). Isto é o ó (isto é o furico), diziam isto fazendo gesto de ok, o polegar e o indicador unidos formando um circulo. Era utilizado o , também com uma conotação de coisa ruim, sem graça.

Isto é do borogodó!
  


O "Ó" é a síntese se uma série de adjetivos:
Venenosa, mafiosa, asquerosa, peçonhenta e traiçora.

Você é !!
Para não ter que dizer que a pessoa é: Venenosa, mafiosa, asquerosa, peçonhenta e traiçora. Ou seja, reume-se numa letra: "ó".
  

Interjeição que resume situação em que as regras não foram cumpridas ou o trabalho foi realizado de forma incompleta.

- Você já lavou a louça? - !
  

Outras informações sobre :

Palavras com 2 Letras
A Palavra pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra possui 2 Letras
A Palavra possui 2 vogais - uo
A Palavra possui 0 consoantes -
A Palavra ao contrário: óu
Busca reversa Onomasiológica por

1 página - 7 Definições