Telescópio

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Telescópio é um Substantivo, masculino singular ;

S. m. aparelho ótico para observação a grande distância, sobretudo dos astros.
Segundo parece, foi inventado na Holanda, por volta do ano 1608, pelo oculista Lippershey. Galileu aperfeiçoou o modelo holandês e em 1610 descobriu com o seu telescópio os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as montanhas da Lua e as manchas do Sol. No aperfeiçoamento posterior e difusão do instrumento, intervieram já numerosos homens de ciência, entre eles Kepler e os Roget, estes últimos em Espanha e contemporâneos de Galileu.
Classes. O telescópio refrator é constituído por uma lente objetiva positiva (convexa) e por uma ocular que, se for convexa, produz imagens invertidas e, no caso de ser côncava, estas são direitas (telescópio de Galileu). As objetivas constituídas por uma lente simples têm poder convergente diferente para as várias cores do espetro e as imagens resultantes aparecem rodeadas de halos coloridos. Se a objetiva for composta de duas lentes, uma convexa dum vidro leve (crownglass) e outra côncava dum vidro pesado (flint-glass), essas cores desaparecem e a objetiva torna-se acromática, assim como o telescópio. O telescópio refletor utiliza como objetiva um espelho côncavo em vez dum sistema de lentes. Não apresenta defeitos cromáticos e a imagem que se forma em frente do espelho pode ser dirigida para um flanco (modelo de Newton) ou para trás, mediante um pequeno espelho hiperbólico (modelo Cassegrain) para que a sua observação se faça através da ocular.
Telescópios fotográficos. Na realidade, os telescópios clássicos (tanto os refratores como os refletores) convertiam-se em «fotográficos» aplicando uma câmara fotográfica à ocular ou fazendo a substituição desta. Mas a partir de 1932 passaram a construir-se instrumentos que, embora impropriamente chamados telescópios fo-tográficos, na realidade são instrumentos diferentes, não só pela sua estrutura, mas também pelo aperfeiçoamento técnico que representam. A construção dum grande espelho parabólico é difícil, dispendiosa e mais ou menos imperfeita. A dum espelho esférico é fácil e exata, mas então incorre-se na aberração de esfericidade. Em 1932, foi ultrapassada esta dificuldade (Schmidt) imaginando-se que o feixe luminoso, ao atravessar uma chapa de forma complexa, adquire uma aberração exatamente contrária à que é proveniente do espelho: assim, anulam-se as duas e obtém-se uma imagem satisfatória com um espelho barato e de fácil construção. Em 1941, Maksutov imaginou uma variante ainda mais simples. A câmara de Schmidt, assim chamada porque esse telescópio só se usa para fotografar, apresenta a vantagem de abranger um campo muito mais extenso do que o dos telescópios de espelho parabólico, uma solução útil para muitas atividades: busca de cometas, asteróides, novas, etc.
O telescópio eletrónico é um dispositivo ótico eletrónico que se aplica ao porta-oculares de qualquer telescópio existente. Baseia-se no uso dum multiplicador eletrónico, no qual cada fotão proveniente dum objeto celeste pouco luminoso gera um grande número de eletrões. Assim, os pontos da imagem formada são muitíssimo mais luminosos do que com a ótica ordinária. Este dispositivo aumenta, por conseguinte, a potência dos instrumentos e reduz o tempo de exposição necessário para obter as fotografias.
Do grego teleskópos, “que observa ao longe” + -io


Telescópio significa literalmente "que observa ao longe".
  


Instrumento usado para enxergar o espaço e estrelas.

Ana vai usar o telescópio para ver o universo.
  

Outras informações sobre Telescópio:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Telescópio possui 10 Letras
A Palavra Telescópio possui 5 vogais - e e o io
A Palavra Telescópio possui 5 consoantes - t l sc p
A Palavra Telescópio ao contrário: Oipócselet
Busca reversa Onomasiológica por Telescópio
Visualize Telescópio

1 página - 2 Definições





Dicionário inFormal - Dicionário online de Português