Solidariedade

Por (BA) em

Significado de Solidariedade:

So.li.da.rie.da.de
sf (solidário+e+dade)
1 Qualidade de solidário.
2 Estado ou condição de duas ou mais pessoas que repartem entre si igualmente as responsabilidades de uma ação, empresa ou de um negócio, respondendo todas por uma e cada uma por todas.
3 Mutualidade de interesses e deveres.
4 Laço ou ligação mútua entre duas ou muitas coisas dependentes umas das outras.
5 Dir Compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas pelas outras e cada uma delas por todas. 6 Sociol Condição grupal resultante da comunhão de atitudes e sentimentos, de modo a constituir o grupo unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face da oposição vinda de fora. S. ativa, Dir: solidariedade em que cada um dos credores da mesma obrigação pode exigir do devedor não somente a sua parte da dívida, mas também a dos demais. S. orgânica, Fisiol: relação necessária que se estabelece entre um ato da economia e outro diferente que se produz em ponto muito afastado. S. passiva, Dir: aquela em que cada um dos devedores de um mesmo título responde pela soma total da dívida. S. social: consistência interna de um agregado social; coesão social. (Dicionário Micahelis).
Jurídico: 1Co-responsabilidade, correalidade. Ex.: as várias empresas integrantes de um consórcio são solidariamente responsáveis pelas obrigações assumidas por qualquer uma delas para com seus empregados , isto é, todas respondem por essa obrigação. (Vide obrigações). (Dic. Jurídico, 2ª edição, vol II, Humberto Piragibe Magalhães e Cristovão Piragibe Toste Malta, Edições Trabalhistas S.A. )


Exemplo do uso da palavra Solidariedade:

As várias empresas integrantes de um consórcio são solidariamente responsáveis pelas obrigações assumidas por qualquer uma delas para com seus empregados , isto é, todas respondem por essa obrigação. (Vide obrigações).