Herege

Por (RS) em

Significado de Herege:

Vimos a definição preconceituosa e incoerente de Thiery. Muitos hereges na Idade Média eram também assassinos que matavam em nome de sua heresia. Veja-se os cátaros e os fraticelos.

Herege segundo a religião é aquele que nega um dogma de fé e tem pertinácia no seu erro, então é expulso da religião e, se sua heresia é algo que ameaça a sociedade o herege poderia ser condenado a morte.

Repito: muitas heresias causavam revoltas populares se alguma autoridade não fizesse nada. Por isso alguns inquisitores era tidos pelo povo como um grande salvador da ordem social.

Um exemplo:
"Pedro Valdo era um homem analfabeto que certo dia, dizendo-se presa de súbita inspiração, pôs-se a pregar em desacordo com a Igreja. Seus numerosos seguidores, homens e mulheres, reuniam-se em bandos, em total promiscuidade, procurando aliciar novos adeptos. A seu turno, os cátaros levariam ao enfraquecimento, ou quiçá ao perecimento da sociedade, porque rejeitavam a procriação humana."

Antes de haver a Inquisição, os próprios príncipes dos povos tinham que resolver o problema dos hereges.


Exemplo do uso da palavra Herege:

Por isso, anota Le Goff (pág. 26), "nos textos da Idade Média, o herege é frequentemente indicado como um louco, a heresia é uma insânia"

Professor fala sobre tortura na Inquisição:
http://br.youtube.com/watch?v=PC8Zxfj9fKM

Comunidade do Orkut sobre a Idade Média:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=727901