Classificação morfossintática

Saudades é um Substantivo, feminino plural de saudade;

1. Recordação de algo ou alguém
2. Nostalgia
3. Pesar causado pela privação de algo ou alguém

Estou morrendo de saudades dele!!!
  


Recordar. Sentir necessidade de reviver tal situação. Pessoa que está distante. Ficar sem conversar com alguém próximo. Sentimento.

Estou morrendo de saudades dele, mas não conto
  


1. DEFINIÇÃO: Leve sentimento de pesar despertado pela lembrança de alguém muito estimado, de lugar agradável, de uma época boa ou de um acontecimento bom e marcante.

O sentimento de pesar é atestado pelo fato de que podemos chorar de "saudade", mas ninguém ri provocado por esse sentimento. Os ditados populares "saudade é o amor que fica" e "quem deixa saudade não precisa de perdão" confirmam esse sentimento de pesar. Em francês, "saudade" pode ser traduzida por "regret" que também significa "arrependimento". Em alemão, "Sehnsucht" (saudade) também pode significar "anseio".
Lembrança de alguém muito estimado: "sinto (ou tenho) muitas saudades de meu avô materno".
Lembrança de lugar muito agradável: "Dorival Caymmi sentia (ou tinha) muitas saudades da Bahia" (corresponde à definição de "nostalgia", descrita no item 10.1.);
Lembrança de uma época boa: "sinto (ou tenho) muitas saudades da minha adolescência".
Lembrança de algum acontecimento bom e marcante. Sinto saudades de meu cruzeiro pelo Caribe
NOSTALGIA E SAUDADE. Há ainda pessoas que confundem "nostalgia" com "saudade".
Nostalgia, palavra erudita e técnica criada pelo médico suíço Johans Harder, em 1678, para designar "estado de tristeza causada pela distância do país natal"; nost(o) antepositivo, do gr. nóstos, ou, "regresso, retorno"; -algia el. comp. propopositivo, do gr. algia,, de al(o) + o suf. "ia (vê-los); indica dor do órgão ou de parte do corpo expresso pelo formante inicial" (Houaiss, 1ª Ed. 2001). Como palavra técnica e erudita é comum a várias línguas européias. Corresponde ao "Heimweh" ("nach") do alemão e ao "Banzo" dos escravos africanos trazidos para o Brasil. Talvez Johans Harder, suíço de fala germânica, quisesse difundir o conceito de Heimweh através de uma linguagem científica e técnica, portanto, traduziu-a por radicais do Attikos Koiné.
  

Outras informações sobre Saudades:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Saudades possui 8 Letras
A Palavra Saudades possui 4 vogais - au a e
A Palavra Saudades possui 4 consoantes - s d d s
A Palavra Saudades ao contrário: Sedaduas
Busca reversa Onomasiológica por Saudades

1 página - 3 Definições