Adjetivo popularmente agregado a uma mulher, amiga, significando que ela é gente boa.

Você não nos deixa na mão, você é rocheda.
  


Adjetivo popular que tem origem na palavra "rocha", "pedra", algo sólido em que se pode apoiar; ter como base; local firme para se construir/firmar algo sobre. A origem desta utilização vem da década de 1980, quando se utilizava a gíria "rocha" para se qualificar algo ou alguém que você pudesse se apoiar, e contar sempre que precisasse. Depois na década de 1990, a gíria "rocha" teve uma variação para "rochedo", mas não perdendo o sentido da utilização. O mesmo aconteceu na década de 2000, quando a gíria "rochedo" variou para "rocheda", também mantendo o significado anterior e junto a eles agregou o significado de "não há o que se discutir", seja pessoa e/ou lugar de tratamento, visto que a utilização antiga "rochedo" lembrava uma marca de panelas de pressão de mesmo nome "Rochedo" e, ao se atribuir este adjetivo a algo ou alguém, o entendimento de tal atributo tornava-se duvidoso. Não dava para distinguir o uso da gíria se referia a alguém arrogante ou lugar insuportável, difícil de aguentar.

Observação: as gírias e adjetivos sempre tem alguma derivação e/ou variação de alguma atribuição local, e que às vezes o uso não é correto, dependendo do contexto.

É "rocha", nós podemos contar com você!
Nosso amigo foi "rochedo" e nos ajudou muito!
Você é "rochedo", mas diferente da panela tá!
Tá "rocheda", você merece um prêmio! (Não há o que se discutir, você merece um prêmio.)
  


1.Adjetivo feminino para designar uma mulher sexualmente atraente, porém, com menos conotação sexual que "gostosa". Usada sempre de forma enfática num diálogo animado entre amigos.
2.usado também para designar a boa conduta de um amigo pra dizer que ele é o cara, porém é raro ouvir essa colocação. Se você usar nesse sentido, é provável que algumas pessoas tirem sarro de você por isso.

1.Tua irmã é rocheda. A mãe de um amigo meu 'tava rocheda, ontem.
2. Rogério, tu é rocheda.
  

Outras informações sobre Rocheda:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Rocheda pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Rocheda possui 7 Letras
A Palavra Rocheda possui 3 vogais - o e a
A Palavra Rocheda possui 4 consoantes - r ch d
A Palavra Rocheda ao contrário: Adehcor
Busca reversa Onomasiológica por Rocheda

1 página - 3 Definições