Classificação morfossintática

Quintessência é um Substantivo, feminino singular ;

A parte mais pura de um todo. O que se é.

A quintessencia da vida, o uno, o 1 que dá valores aos zeros.

A quintessencia da luz [ energia pura].
  


A definição não me percente, mas ao Professor José Ademir Sales de Lima - (IAG-USP)

A seguir resumo:

Quintessência Cosmológica: Dos Gregos ao Século XXI

A idéia de uma Quintessência (ou 5o elemento) como um tipo especial de matéria que preenche o cosmos foi introduzida pelos gregos. Na Cosmologia aristotélica, por exemplo, o Universo seria finito, estático e formado por cinco elementos primordiais: água, ar, terra, fogo e Quintessência. O 5o elemento seria uma substância diferente das outras; transparente, inalterável e imponderável; uma matéria prima que formaria a lua, os planetas, o sol e as estrelas.

A Quintessência é um elemento essencial para tornar o modelo cosmológico grego consistente. Pela concepção grega, os elementos pesados devem cair para o seu lugar natural (o centro da terra), mas a lua mesmo parecendo pesada não cai. Isso explica a origem da Quintessência como formadora dos corpos celestes. A luz do renascimento científico e da revolução newtoniana, podemos afirmar que a Quintessência surgiu para resolver um problema de aceleração; um conceito que permitiria “sustentar’’ a lua e os demais corpos celestes em suas órbitas.

Em 1998, as observações astronômicas de Supernovas mostraram, com grande precisão, que o Universo expande aceleradamente. Tal resultado surpreendeu a comunidade científica, pois, sendo a gravidade uma força atrativa, a expansão deveria ser desacelerada, conforme se acreditou durante muitas décadas.

Para explicar o resultado dessas observações, os cosmólogos introduziram uma componente extra no Universo, o ente responsável pelo atual estágio de expansão acelerada. Atualmente, acredita-se que o Universo é basicamente formado por bárions (elementos pesados), fótons, neutrinos, matéria escura, além da componente que acelera o universo – sendo, esse último, o quinto e o mais abundante dos elementos básicos. Assim, adotou-se o nome Quintessência, oriundo da tradição grega.

Nesta conferência, farei uma revisão histórica do desenvolvimento das idéias em cosmologia, iniciando com as concepções gregas, passando pela cosmologia renascentista, e prosseguindo até o modelo da grande explosão (“Big Bang”) proposto no século XX. Por fim, discutirei os resultados de Supernovas e outras observações complementares que justificam o atual estado de expansão acelerada e sugerem fortemente a existência de uma Quintessência.

A determinação das propriedades e da natureza dessa componente, responsável, juntamente com a matéria escura, por 95% do conteúdo de matéria e energia do universo, deverá nortear o desenvolvimento da cosmologia no século XXI.
  


Outras informações sobre Quintessência:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Quintessência possui 13 Letras
A Palavra Quintessência possui 6 vogais - ui e e ia
A Palavra Quintessência possui 7 consoantes - q nt ss nc
A Palavra Quintessência ao contrário: Aicnêssetniuq
Busca reversa Onomasiológica por Quintessência

1 página - 2 Definições