Classificação morfossintática

Pragmático é um Substantivo, masculino singular ;
Pragmático é um Adjetivo, masculino singular ;

Mente aberta, porém, com definições próprias.

- Governo Lula admito,mas, não aceito.
- É, você é uma pessoa pragmatica!
  


Alguém que sabe o que irá fazer.

Um verdadeiro pragmático é um atirador de Elite!
  


Pessoa que está insatisfeita com o atual quadro geral sobre determinado ponto, sobre a relevância de um certo tema, descruza os braços, arregaça as mangas, vai à luta e tenta pelo menos mudar o atual quadro de inércia, inoperância daqueles que realmente deveriam agir e não agem. Ou seja, é aquela pessoa com atitude, com postura, que age, que colabora e não apenas fica no idealismo de que outros façam a parte deles e a tua também.

Ora, sabemos que a Segurança Pública é obrigação do Estado e dever de todos nós. Então porque não dar a nossa parcela de contribuição somando-nos aos nossos vizinhos, aos condôminos, à polícia do bairro, as Associações de Bairros e ajudar naquilo que podemos, com idéias, com denúncias, etc., não substituindo o Estado, mas somando-nos a ele, pois somos partes integrantes da sociedade a qual o Estado tem obrigação de proteger. Temos que ser pragmáticos.
  

O pragmatismo, doutrina sustentada inicialmente por Charles Sanders Peirce, famoso filósofo americano (1839-1914), chegou a ser uma filosofia de âmbito mundial, propagada por William James, que hoje é considerado seu criador. A exposição meramente teórica da filosofia constitui apenas uma espécie de distração. Assim, a filosofia só tem validade se for colocada em ação. Há um realismo autêntico, onde a a ideologia, filosofia ou até religião devem apresentar resultados concretos. Isto é, devem abranger a vida em geral, não apenas filosoficamente. Dizem que pragmatismo significa utilidade prática; creio, entretanto, ser mais adequado aplicar o termo ?ativismo?

Chega de Fé como cultura mental. Devemos fundir a Fé com a vida cotidiana, a ponto de torná-la imperceptível aos outros. Isso é o que vem a ser a apropriação completa da Fé ou pragmatismo religioso - a Fé transformada em ações.
  


Desenvolver procedimentos premeditados visando sempre um retorno favorável às suas intenções políticas presentes e futuras, para angariar a simpatia do povo.

Políticos são sempre muito pragmáticos.
  

1- Relativo ao que é prático
2- Relativo à teoria do pragmatismo

O presidente é um político pragmático!
  

Pragmático é palavra neutra grega que significa " Sério - De verdade - Real - Realmente - Realidade. Tanto na língua grega quanto na língua portuguesa, depende do contexto.

Em grego usamos e falamos:
Você está falando sério?
Na realidade falamos assim.
Isso é realmente muito bom.
  

É o sentido referente ao que é praticado no dia a dia, diferente do sentido semântico (literal).

Passar o rodo.
Sentido semântico: Ato de manusear o objeto "rodo" para remover água acumulada de um piso.
Sentido pragmático: Ato de namorar muitas pessoas.
  

Prático; que segue as normas ou hábitos comuns dentro de uma sociedade.

O papa Francisco não é teológico, é pragmático.
  

Cidadão com procedimentos e pensamentos imutáveis, inflexíveis, não se sujeitando a outras formas de pensar ou agir, sempre pautados por opinião sedimentada na consciência .

O encarregado não deixou a funcionária falar em hipótese alguma, já tinha a sua opinião formada a respeito de sua falta, sendo pragmático, depois viu-se constrangido, a justificativa apresentada ao gerente era razoável.


.
  

Outras informações sobre Pragmático:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Pragmático possui 10 Letras
A Palavra Pragmático possui 4 vogais - a a i o
A Palavra Pragmático possui 6 consoantes - pr gm t c
A Palavra Pragmático ao contrário: Ocitámgarp
Busca reversa Onomasiológica por Pragmático

3 páginas - 23 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português