Classificação morfossintática

Pedantismo é um Substantivo, masculino singular ;

Qualidade ou característica daquele que é Pedante; Qualidade ou característica daquele que age com extrema arrogância, vaidade e alardeando conhecimento ou qualidades que em fato não possui; é a necessidade de auto-afirmação.

No texto chamado "Do Pedantismo", Michel de Montaigne busca refletir acerca da distinção entre erudição e sabedoria; o que pode parecer um pouco estranho, pois geralmente elas não parecem ser coisas distintas, ou seja, uma pessoa sábia é uma pessoa erudita. Contudo, essa distinção parece ser bem clara para o filósofo francês, se entendermos erudito como alguém que apenas domina um conhecimento, alguém que apenas ostenta o conhecimento como um bem cultural - uma bagagem cultural como normalmente as pessoas dizem. Nesse caso, portanto, aquela educação que tenha como fim apenas a retenção de conhecimento - apenas encher a nossa "bagagem" - seria uma educação pedante, visto que, não nos tornaria homens melhores, não nos prepararia para a vida.

(http://ensaius.wordpress.com/2008/02/09/michel-de-montaigne-e-o-pedantismo/)
  


Ato de pessoa pedante, que ostenta conhecimentos que não possui.

"Shell era gago. E a forma como falava, longe de ser uma exibição de pedantismo, era um mecanismo de sobrevivência. Cada. Frase. Era dita de um fôlego só. Para não haver derrapagens. Desconfortáveis."
  


Outras informações sobre Pedantismo:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Pedantismo possui 10 Letras
A Palavra Pedantismo possui 4 vogais - e a i o
A Palavra Pedantismo possui 6 consoantes - p d nt sm
A Palavra Pedantismo ao contrário: Omsitnadep
Busca reversa Onomasiológica por Pedantismo

1 página - 2 Definições