É a seção de inteligência da PM.

Pode atuar levantando informes úteis na elucidação de crimes, normalmente realizam um levantamento de área onde se consta a presença de traficantes, tipos de crimes, milícias, simpatizantes de facções criminosas , informantes da PM e outros dados. O trabalho dela não se confunde com o da Polícia Civil porque a Polícia Civil, que é a polícia judiciária trabalha com provas enquanto a P2 trabalha com informes, que só podem virar prova depois de confirmados. Por exemplo: a Civil realiza escutas telefônicas com autorização judicial, as atividades da P2 são feitas numa fase de pré-autorização, portanto embora sejam informes, não são provas. É um trabalho semelhante ao da ABIN (agência brasileira de inteligência) e aos serviços de inteligência de outros órgão e polícias.
Uma série de "pseudo-democratas" criticam o trabalho de inteligência os comparando ao que era feito na ditadura, porém todo país, até os mais democráticos possuem órgãos de inteligência.
Muitas vezes atuam investigando a própria PM, mas essa não é a principal tarefa da P2.

Capitão nascimento descobre que Juquinha(cabo da policia) está cedendo informações para os traficantes, Capitão Nascimento faz Juquinha pedir para sair.
Neste exemplo Capitão Nascimento está agindo como P2.
  


A P2 é apenas pra investigação interna relacionada a crimes militares praticados por militares da própria corporação.
Investigação de crimes comuns cabe EXCLUSIVAMENTE às POLÍCIAS CIVIS E FEDERAL.

Há a denúncia, informação ou fato ocorrido relacionado a um determinado crime, a polícia judiciaria começará a atuar.
Além de buscar informação de indivíduos suspeitos e lançá-los à prova, com seus métodos investigativos.
  


A P/2 é a segunda seção do estado maior de uma unidade da policia militar, seja a nível de Batalhão, Comando Regional ou Comando Geral. Trata-se da seção de inteligência da respectiva unidade policial militar, encarregada de desenvolver as ações e operações de inteligência e contrainteligência, sempre buscando informações de segurança pública que objetivam assessorar os demais policiais da unidade nas suas ações operacionais. Seus agentes realizam levantamentos de informações de segurança pública, tais quais a identificação e rastreamento de criminosos, monitoramento de organizações criminosas, pontos de tráfico de drogas, movimentos sociais e acompanhamento do público interno.

A) Policiais da P/2 tem levantado informações sobre a participação de membros do PCC em ataques a caixas eletrônicos em São Paulo.
b) A P2 identificou os pontos de tráfico de Cruzeiro do Oeste.
c) A P2 grampeou todos os policiais deste batalhão.
  

Outras informações sobre P2:

Palavras com 2 Letras
A Palavra P2 pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra P2 possui 2 Letras
A Palavra P2 possui 0 vogais - 2
A Palavra P2 possui 2 consoantes - p2
A Palavra P2 ao contrário: 2p
Busca reversa Onomasiológica por P2

1 página - 3 Definições