Páscoa

25 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Páscoa é um Substantivo, feminino singular ;
Páscoa é um Substantivo próprio, feminino singular ;

O que hoje denominamos de "Páscoa", era um evento mítico multinacional, advindo dos tempos mais remotos da humanidade.

É uma corruptela moderna de "eu sofro", em aramaico ("pascho").

Sua "atual" relações com "ovos", são encontradas em culturas riquíssimas e milenares, tais como os Incas, Chineses, Vikings, Celtas, Persas, Animistas e em algumas culturas pré-históricas, todos ligados ao fim do inverno, quando se dava o preparo coletivo dos ninhos pelas codornas, perdizes, pombos e dezenas de outras aves silvestres, seguindo seus instintos naturais.

Só recentemente, os mitos judaico-cristãos se apropriaram dessas antigas celebrações alimentares, subvertendo-o com um aporte canônico e sacralizado, imortalizado ao final da Idade Média com a representação gráfica através da pintura da "Santa Ceia" por Leonardo da Vinci, ilustrando uma emblemática passagem bíblica.

Na Polônia, são bastante conhecidos as "Pessankas" (outra corruptela do aramaico "pascho", que nos deu "Páscoa"), uma arte rica decorativa feita com ovos de aves vazios, finamente decorados á mão com coloridas pinturas geométricas.

Contemporaneamente, a indústria alimentícia se apropriou do costume ancestral, introduzindo o conceito original de prazer, substituindo o que, antes da eclosão do cristianismo eram verdadeiras orgias alimentares (inclusive sexuais), substituindo-a pelo "inocente" chocolate asteca ("xocoatl" do nauátle xococ, "amargo" + atl, "água"), no formato de reluzentes ovos, chocados por... COELHOS!

A páscoa se dá ao fim da Quaresma, entre o Carnaval e Semana Santa, onde a abstinência de Carnes e Ovos estará liberada, após o Sábado de Aleluia.
  


Páscoa significa "passagem"
a passagem do povo hebreu do estado de escravidão e morte para a liberdade e vida... Se caracterizou pela morte de um cordeiro para cada família e a aspersão do sangue no umbral das portas das casas dos hebreus escravos no Egito

Cristo é considerado a páscoa dos cristãos..
Significando o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo associado à passagem do ser humano do estado de escravidão e morte devido ao pecado para a libertação e salvação da vida através do sangue de jesus aspergido no coração
  

Domingo de Páscoa é o dia da festa de celebração da reconciliação de Deus com os homens através da morte e ressurreição de Cristo. É o dia mais importante na vida do homem. O homem estava destituído da glória de Deus, quando Jesus se entregou a morte e morte de cruz, por todos aqueles que receberem como Senhor e Salvador da sua vida. É só ler os quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João.

Com a morte de Cristo, ganhamos a vida eterna.
  


Para Hebreus o Exodo, ou libertação dos judeus por Moisés, a travessia no deserto (40 anos)
Para Judeus a boa colheita, inicio da primavera, a fartura na colheita do plantio que se inicia.
Para Cristão a ressurreição de Cristo, renovação, a carne vencendo a morte através da fé.

Celebramos o Bah que significa o pão da fartura.
E ao terceiro dia ressuscitou.
Todos que fizeram a travessia no deserto morreram pelo pecado de ter adorado o bezerro de ouro.
  

É comemorado a saída dos judeus do Egito, segundo a Bíblia no Antigo Testamento, a travessia de moisés através do Mar Vermelho.

A páscoa é a comemoração dos Judeus, segundo o Velho Testamento devido a saída do Egito, onde os judeus eram
tratados como escravos do Faraó.
  


A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.

A páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
  

Páscoa, época em que os israelitas sairam do Egito, para ir para a terra prometida. A terra de Canaã. A Palavra quer dizer passar por cima .Pois aqueles que tinha o sangue do cordeiro nos umbrais de suas portas, o anjo da morte passou por cima de suas casas, não entrando nelas para ferir com a morte seus primogênitos. Mas a verdadeira vitória sobre a morte se deu quando Jesus o autor da vida séculos depois triunfou da morte, ressuscitando 3 dias depois de ter sido crucificado e colocado no sepulcro.Esta é realmente a maior celebração de todo cristão verdadeito.

A páscoa, hoje celebramos com alegria, pois a morte foi derrotada. por Jesus.
  

Páscoa significa passagem e refere-se à passagem do anjo exterminador que executou todos os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais, como última ação de Deus para que o faraó libertasse o povo hebreu do cativeiro que já durava 400 anos. - Portanto, para o povo judeu a páscoa é de libertação e é celebrada no sábado.

Jesus, o Cristo, foi crucificado na véspera da páscoa dos judeus e ressuscitou no dia seguinte a ela, no domingo. Por isso, para o povo cristão a páscoa é de ressurreição e é celebrada no domingo.

Ao terceiro dia de sua morte Jesus ressuscitou glorioso proclamando a vitória da vida sobre a morte.
  

Basta ler o capítulo de Êxodo 12. vers. 1 ao 11, que está a definição de páscoa que siguinifica passagem, do anjo de
Deus no dia da morte dos primogênitos do egíto, ou qualquer outra casa que não tivesse, o sangue do cordeiro,
pasados nas vergas das portas e janelas, e passagem de uma terra na qual eram escravos, para uma terra de liberdade, ervas amargosos, sofrimento no egito, pães asmos, vida sem pecado, o cordeiro teria que ser comido assado no dia da saida, o que sabrase seria queimado.
virão pascoa, nunca teve nada a ver com Ovos, coelho, uvas, velas, sinos girasol. e um memorial eterno para o povo judaica, e para nós cristão, pascoa só no dia em que estivermos com o sr Jesus no dia do arrebatamento, pois foi isto que ele nos disse quando celebrou a última pascoa
quando disse: Qeue só a comeriamos novo no reino de Deus. Jesus é a nossa pascoa. ele é o cordeiro Paschoal.

Quando João o batista, disse. Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
  

Páscoa é o nome de uma ilha no sul do oceano Pacífico ,
situada a 3.700 km. da costa do Chile , a quem pertence.
Tem uma população de cerca de 3,8 mil habitantes , a
grande maioria vivendo na capital, Hanga Roa. É famosa
por suas enormes estátuas de pedra , chamadas Moais.
É uma ilha vulcânica e é considerado o pedaço de terra
mais isolado do mundo. Apesar das chuvas serem abun-
dantes, as águas infiltram-se rápidamente no solo vulcâ-
nico poroso da ilha, havendo limitação de água potável.

A 1ª expedição européia a visitar a ilha foi a do espanhol
Gonzalez , em 1770. Logo depois foi visitada pelo famoso
capitão Cook.
  

Outras informações sobre Páscoa:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Páscoa possui 6 Letras
A Palavra Páscoa possui 3 vogais - a oa
A Palavra Páscoa possui 3 consoantes - p sc
A Palavra Páscoa ao contrário: Aocsáp
Busca reversa Onomasiológica por Páscoa
Visualize Páscoa

3 páginas - 25 Definições