Liberdade

22 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Liberdade é um Substantivo, feminino singular ;

Os reacionários e os direitistas adoram clamar pela liberdade pessoal e gritar ?liberdade!? do alto de seus pulmões, mas de que liberdade eles estão falando? E será o comunismo, em contraste, uma ideologia de falta de liberdade?

Cavalheiros! Não se deixem iludir pela palavra abstrata liberdade. Liberdade de quem? Não é a liberdade de um indivíduo em relação a outro, mas a liberdade do capital para esmagar o trabalhador.

- Karl Marx. (1848). Discurso público proferido por Karl Marx perante a Associação Democrática de Bruxelas

Sob o capitalismo

As democracias liberais propagam a fachada da liberdade e dos direitos individuais, ao mesmo tempo que escondem a verdadeira essência do seu governo ? a Ditadura da Burguesia. Este é um mecanismo pelo qual a classe capitalista como um todo dita o curso da sociedade, da política e da economia para garantir o seu domínio. O capital domina as instituições, os meios de comunicação e as posições influentes, manipulando a opinião pública e consolidando o seu controlo sobre as alavancas do poder. A ilusão de democracia que a Burguesia cria é cuidadosamente curada para manter as estruturas de poder existentes e perpetuar a subjugação das massas. A ?liberdade? sob o capitalismo é igualmente ilusória. É liberdade para o capital ? não liberdade para as pessoas.

Os capitalistas muitas vezes vangloriam-se de que as suas constituições garantem os direitos do indivíduo, as liberdades democráticas e os interesses de todos os cidadãos. Mas, na realidade, apenas a burguesia goza dos direitos inscritos nestas constituições. Os trabalhadores não gozam realmente de liberdades democráticas; eles são explorados durante toda a vida e têm de suportar pesados fardos ao serviço da classe exploradora.

-Ho Chi Minh. (1959). Relatório sobre o Projeto de Constituição Alterada

A ?liberdade? que os reaccionários clamam é, então, meramente aquela liberdade que liberta o capital e escraviza o trabalhador.

Falam da igualdade dos cidadãos, mas esquecem que não pode haver uma verdadeira igualdade entre patrões e trabalhadores, entre proprietários de terras e camponeses, se os primeiros possuem riqueza e peso político na sociedade, enquanto os segundos estão privados de ambos - se os primeiros são exploradores enquanto estes últimos são explorados. Ou ainda: falam de liberdade de expressão, de reunião e de imprensa, mas esquecem que todas estas liberdades podem ser apenas um som vazio para a classe trabalhadora, se esta não puder ter acesso a locais adequados para reuniões, boas gráficas, um quantidade suficiente de papel de impressão, etc.

- J. V. Stalin. (1936). Sobre o Projeto de Constituição da URSS

De que ?liberdade? desfrutam os pobres, sob o capitalismo? O capitalismo requer um exército de reserva de mão-de-obra para manter os salários baixos, e isso significa necessariamente que muitas pessoas devem ser privadas das necessidades vitais, a fim de obrigar o resto da classe trabalhadora a trabalhar mais e a exigir menos. Você é livre para trabalhar e é livre para morrer de fome. Essa é a liberdade de que falam os reaccionários.

Sob o capitalismo, a própria terra está toda em mãos privadas; não resta nenhum lugar sem dono onde um empreendimento possa ser realizado. A liberdade do trabalhador para vender a sua força de trabalho, a liberdade do capitalista para comprá-la, a ?igualdade? do capitalista e do assalariado ? tudo isto não é senão a cadeia da fome que obriga o trabalhador a trabalhar para o capitalista.

- N. I. Bukharin e E. Preobrazhensky. (1922). O ABC do Comunismo

Todas as outras liberdades só existem dependendo do grau em que uma determinada democracia liberal se voltou para o fascismo. Isto quer dizer que a classe trabalhadora só recebe liberdades quando estas são inconsequentes para a burguesia:

A liberdade de organização só é concedida aos trabalhadores pelos burgueses quando estes têm a certeza de que os trabalhadores foram reduzidos a um ponto em que já não podem fazer uso dela, excepto para retomar o trabalho de organização elementar - trabalho que eles esperam não terá. consequências políticas que não sejam a muito longo prazo.

- A. Gramsci. (1924). Democracia e fascismo

Mas isto não é ?liberdade?, isto não é ?democracia?! Que bem faz a ?liberdade de expressão? para uma pessoa faminta? De que adianta a capacidade de criticar o governo para um sem-teto?

O direito à liberdade de expressão só pode realmente ser relevante se as pessoas não estiverem com muita fome ou muito cansadas para poderem expressar-se. Só pode ser relevante se existirem mecanismos de base apropriados, enraizados nas pessoas, através dos quais as pessoas possam participar efectivamente, tomar decisões, receber relatórios dos líderes e, eventualmente, serem treinadas para governar e controlar essa sociedade específica. É disso que se trata a democracia.

- Maurício Bispo

Sob o comunismo

A verdadeira liberdade só pode ser alcançada através do estabelecimento de um Estado proletário, um sistema que represente verdadeiramente os interesses das massas trabalhadoras, no qual os meios de produção sejam propriedade e controlados colectivamente, e os frutos do trabalho sejam partilhados equitativamente entre todos. Somente numa tal sociedade os grilhões da opressão capitalista poderão ser quebrados e a Ditadura da Burguesia desmantelada.

Apesar da afirmação dos reaccionários em contrário, as revoluções comunistas resultam invariavelmente em mais liberdades para o povo do que os regimes que sucedem.

Algumas pessoas concluem que qualquer pessoa que pronuncie uma boa palavra sobre as revoluções de partido único de esquerda deve nutrir sentimentos antidemocráticos ou ?stalinistas?. Mas aplaudir as revoluções sociais não é opor-se à liberdade política. Na medida em que os governos revolucionários constroem alternativas substantivas para os seus povos, aumentam as opções humanas e a liberdade.

Não existe liberdade em abstrato. Há liberdade para falar aberta e iconoclasticamente, liberdade para organizar uma oposição política, liberdade de oportunidade para obter educação e meios de subsistência, liberdade para adorar como quiser ou não adorar, liberdade para viver em condições saudáveis, liberdade para desfrutar vários benefícios sociais e assim por diante. Muito do que é chamado de liberdade tem sua definição dentro de um contexto social.

Os governos revolucionários estendem uma série de liberdades populares sem destruir as liberdades que nunca existiram nos regimes anteriores. Promovem as condições necessárias para a autodeterminação nacional, a melhoria económica, a preservação da saúde e da vida humana e o fim de muitas das piores formas de opressão étnica, patriarcal e de classe. No que diz respeito à opressão patriarcal, consideremos a condição muito melhorada das mulheres no Afeganistão revolucionário e no Iémen do Sul antes da repressão contra-revolucionária na década de 1990, ou em Cuba depois da revolução de 1959, em comparação com antes.

Os decisores políticos dos EUA argumentam que a vitória social revolucionária em qualquer lugar representa uma diminuição da liberdade no mundo. A afirmação é falsa. A Revolução Chinesa não esmagou a democracia; não havia ninguém para esmagar naquele regime opressivamente feudal. A Revolução Cubana não destruiu a liberdade; destruiu um odioso estado policial patrocinado pelos EUA. A Revolução Argelina não aboliu as liberdades nacionais; muito poucos existiram sob o colonialismo francês. Os revolucionários vietnamitas não revogaram os direitos individuais; nenhum desses direitos estava disponível sob os governos fantoches de Bao Dai, Diem e Ky, apoiados pelos EUA.

É claro que as revoluções limitam as liberdades da classe proprietária corporativa e de outros interesses privilegiados: a liberdade de investir privadamente sem ter em conta os custos humanos e ambientais, a liberdade de viver numa opulência obscena enquanto paga aos trabalhadores salários de fome, a liberdade de tratar o Estado como uma agência privada ao serviço de um círculo privilegiado, a liberdade de empregar trabalho infantil e prostitutas infantis, a liberdade de tratar as mulheres como bens móveis, e assim por diante.

-Michael Parenti. (1997). Camisas Negras e Vermelhos: Fascismo Racional e a Derrubada do Comunismo

O objectivo do comunismo é libertar a classe trabalhadora:

Mas não construímos esta sociedade para restringir a liberdade pessoal, mas para que o indivíduo humano possa sentir-se realmente livre. Nós o construímos em prol da verdadeira liberdade pessoal, liberdade sem aspas. É-me difícil imaginar que tipo de ?liberdade pessoal? goza uma pessoa desempregada, que passa fome e não consegue encontrar emprego.

A verdadeira liberdade só pode existir onde a exploração foi abolida, onde não há opressão de uns por outros, onde não há desemprego e pobreza, onde um homem não é assombrado pelo medo de ser amanhã privado de trabalho, de casa e de pão. . Somente em tal sociedade é real, e não no papel, a liberdade pessoal e todas as outras liberdades possíveis.

- J. V. Stalin. (1936). Entrevista entre J. Stalin e Roy Howard
  


Ser livre sem niniguém madar em você, poder fazer o que quiser, sem opinião de ninguém.

Se não podemos ser livres então por que existe a palavra liberdade?
  

Outras informações sobre Liberdade:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Liberdade possui 9 Letras
A Palavra Liberdade possui 4 vogais - i e a e
A Palavra Liberdade possui 5 consoantes - l b rd d
A Palavra Liberdade ao contrário: Edadrebil
Busca reversa Onomasiológica por Liberdade
Visualize Liberdade

Compare liberdade com outras palavras

Descubra a diferença entre liberdade e outras palavras
 liberdade ou cativo  liberdade ou preso  liberdade ou refém  liberdade ou acorrentado  liberdade ou calado  liberdade ou atado  liberdade ou dificuldade  liberdade ou prisão  liberdade ou prissão  liberdade ou libertinagem  liberdade ou escravidão  liberdade ou aprisionamento  liberdade ou desconfiança  liberdade ou deslealdade  liberdade ou escravatura  liberdade ou escravo  liberdade ou prisioneiro  liberdade ou livre  liberdade ou liberto  liberdade ou solteiro  liberdade ou autonomia  liberdade ou çaautarquia  liberdade ou emancipação  liberdade ou independência  liberdade ou independêncialiberdade  liberdade ou liberdade  liberdade ou autorização  liberdade ou consentimento  liberdade ou licença  liberdade ou mandato  liberdade ou nuçao  liberdade ou passaporte  liberdade ou permissão  liberdade ou sanção  liberdade ou vénia  liberdade ou deliberação  liberdade ou determinação  liberdade ou livre  liberdade ou escolha  liberdade ou direito  liberdade ou faculade  liberdade ou independência  liberdade ou agir  liberdade ou audácia  liberdade ou escolher  liberdade ou decidir  liberdade ou respeito  liberdade ou responsabilidade  liberdade ou direção  liberdade ou submeter  liberdade ou reprimido  liberdade ou libertinagem  liberdade ou liberta  liberdade ou prisão  liberdade ou liberto  liberdade ou mandar  liberdade ou opinião 

3 páginas - 22 Definições