O habeas corpus é concedido sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. Qualquer um pode impetrar um habeas corpus sem a necessidade de um advogado.

Um preso, caso se ache injustiçado, poderá escrever até mesmo em um pequeno "papel de pão" sua realidade momentânea e mandar para um juiz pedindo uma revisão em sua real situação.Caso aceito os argumentos a prisão será relaxada. (Colocado em liberdade)
  


Termo jurídico. Instituto de garantia constitucional que visa em garantiar direito ambulatorial do individuo.

Individua é preso, ou seja, tem sua liberdade tirada, o habeas corpus serve para garantir este direito constitucionalmente protegido junto ao ente que o tirou, e deverá sem impetrado junto ao judiciario.
  


Origem latim, é uma medida jurídica para proteger indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida.

O advogado entrou com habeas corpus.
  

Habeas corpus, etimologicamente significando em latim "Que tenhas o teu corpo" (a expressão completa é habeas corpus ad subjiciendum) é uma garantia constitucional em favor de quem sofre violência ou ameaça de constrangimento ilegal na sua liberdade de locomoção, por parte de autoridade legítima.

O juiz decretou um habeas corpus para ele.
  


Habeas corpus é quando um safado (maioria das vesez politicos)vai preso ai ele paga mais ou menos uns 40 ,50 mil reais, até mais dependendo do caso, para um advogado tirá-lo da cadeia, alegando que ele não oferece perigo a sociedade e espera o julgamento em liberdade. Cabe ao juiz conceder ou nao esse beneficio

O advogado está lutando pra conseguir um habeas corpus
  

É uma garantia constitucional em favor de quem sofre violência ou ameaça de constrangimento ilegal na sua liberdade de locomoção, por parte de autoridade legítima.

O advogado de Carlos entrou com um pedido de habeas corpus em favor da liberdade de seu cliente.
  

O habeas corpus é o instrumento jurídico mais fundamental e mais importante que temos.
É uma medida jurídica para proteger indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida, é um direito do cidadão, e está na Constituição brasileira.
Habeas corpus é também chamado de ?remédio judicial ou constitucional?, pois ele tem o poder de cessar a violência e coação que indivíduos possam estar sofrendo.

"O governo do presidente boliviano, Evo Morales, afirmou ontem que não cumprirá a decisão de juízes da Corte departamental de Chuquisaca, que aceitaram anteontem o pedido de habeas corpus do ex-governador oposicionista de Pando, Leopoldo Fernández, preso desde o dia 18 de setembro." (29/10/08 na Folha)
  

Outras informações sobre Habeas corpus:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Habeas corpus pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Habeas corpus possui 13 Letras
A Palavra Habeas corpus possui 5 vogais - a ea o u
A Palavra Habeas corpus possui 8 consoantes - h b s c rp s
A Palavra Habeas corpus ao contrário: Suproc saebah
Busca reversa Onomasiológica por Habeas corpus

1 página - 7 Definições



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português