Classificação morfossintática

Gênero é um Substantivo, masculino singular ;

Conceito que engloba todas as características básicas que possuem um determinado grupo ou classe de seres ou coisas. Conjunto de seres ou coisas que têm a mesma origem ou que se encontram ligados pela semelhança de suas principais características. Espécie, tipo. Categoria taxonômica de animais ou vegetais que se situa abaixo de família e acima de espécie. Categoria gramatical que classifica nomes e pronomes de uma língua, distinguindo-os, por exemplo, entre masculino, feminino e neutro. Categoria distintiva de composição literária. Natureza do assunto tratado por um artista. A forma que a diferença sexual assume, nas diversas sociedades e culturas, e que determina os papéis e o status atribuídos a homens e mulheres e a identidade sexual das pessoas. Divisão dos discursos conforme os fins a que se propõem e os meios que empregam para tal. Sobrenome com esses significados. O plural de GÊNERO é GÊNEROS.

Exemplos de Gêneros no Brasil: Cipriana Gênero, Eulália Gênero, Logaritmo Gênero, Patrício Gênero e assim sucessivamente.
  


Gênero é uma característica arbitrária dos sistemas linguísticos naturais,um sistema de classificação nominal que possue algumas linguagens em que os elementos nominais são classificados dentro um numero finito de classes,para os quais generalmente há regras de concordância. Em linguagens indoeuropeias os gêneros variam entre 2 e 3,normalmente masculino,femenino ou neutro. Gênero é uma propriedade liguística de um idioma e não há uma necessidade lógica em sua relação com o sexo biológico.

Uma pedra: gênero femenino,e não 'um pedra'. Apesar da pedra ser um elemento que biologicamente não contêm sexo, também podemos classificar seu gênero.
Um Homem gênero masculino,homem biologicamente sexuado,de gênero masculino.
Neutro,um flash drive (é um depositivo de armazenamento de dados) uma flash drive(uma memória de armazenamento de dados)usamos nos dois generos masculino e femenino,entao ele torna-se neutro.
  


Uma ligação à espécie ou tipo que partilham um conjunto muito alargado de formas e características que e devidamente preservado e descrito, a partir do qual se avalia a proximidade ou diferenciação.

Insetos ou humanos
Mamífero ou Herbífero
Carnívoro ou vegetal
  

Outras informações sobre Gênero:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Gênero possui 6 Letras
A Palavra Gênero possui 3 vogais - e e o
A Palavra Gênero possui 3 consoantes - g n r
A Palavra Gênero ao contrário: Orenêg
Busca reversa Onomasiológica por Gênero

1 página - 3 Definições