Fetiche

4 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Fetiche é um Substantivo, masculino singular ;

É o nome dado ao desejo de teor sexual que se tem por alguma parte do corpo masculino como pés, boca, peitoral, braços fortes, barba, ou pela utilização de fantasias ou acessórios sexuais.

Tenho fetiche por pés masculinos.
Tenho fetiche por homens fardados, mascarados ou encapuzados.
  


O fetiche é considerada uma prática parafílica ( ver parafilia),
onde o interesse sexual é por alguma parte do corpo do
parceiro, para alguma função fisiológica ou para peças do
vestuário, adornos , etc. A atividade sexual pode dirigir -se
ao fetiche ou o fetiche pode ser incorporado na relação se-
xual, por exemplo, pedindo ao parceiro que use sapato de
salto alto,botas de cano longo, etc.

O fetiche é uma prática parafílica bem mais comum que as
demais.
  

Um fetiche (do francês fétiche, que por sua vez vem do português feitiço e, este, do latin facticius "artificial, fictício") é um objeto material ao qual se atribuem poderes mágicos ou sobrenaturais, positivos ou negativos. Inicialmente este conceito foi usado pelos portugueses para referir-se aos objetos empregados nos cultos religiosos dos negros da África ocidental. O termo tornou-se conhecido na Europa através do erudito francês Charles de Brosses em 1757.

Psicologia

Em psicologia o fetichismo é uma parafilia. O objeto do fetiche é a representação simbólica de penetração, tem conotação sexual, é um objeto parcial e não representa quem está por trás do objeto. Os fetiches mais comuns na sociedade ocidental são os pés (no Brasil, a adoração por pés recebe um nome especial: podolatria), os sapatos e a roupa íntima. Os objetos usados na prática do sadomasoquismo são fetiches.

[editar] Sociologia

Karl Marx desenvolveu uma teoria econômica e política para o fetiche, central em sua obra, que é aplicada, por exemplo, à crítica dos meios de comunicação de massa, da mercadoria e do capital. Para a escola marxista, o fetiche é um elemento fundamental da manutenção do modo de produção capitalista. Consiste numa ilusão que naturaliza um ambiente social específico, revelando sua aparência de igualdade e ocultando sua essência de desigualdade.

O fetiche da mercadoria, postulado por Marx, opõe-se à idéia de "valor de uso", uma vez que este refere-se estritamente à utilidade do produto. O fetiche relaciona-se à fantasia (simbolismo) que paira sobre o objeto, projetando nele uma relação social definida, estabelecida entre os homens.

Bruno Latour, sociólogo da ciência contemporânea, relativiza a noção de fetiche ao constatar que toda descoberta científica é também uma invenção, e vice-versa. Desse modo, os fatos são também ficções, e as ficções são também fatos. O simbolismo seria constituinte da própria realidade. A artificialidade seria uma condição positiva dos fatos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  


Objeto inanimado ou parte do corpo humano qual na se atribui característica mágicas ou eróticas.

Tenho fetiche por pés femininos.
Tenho fetiche por homens barbudos.
  

Outras informações sobre Fetiche:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Fetiche pode ser um palavrão/ofensiva
A Palavra Fetiche possui 7 Letras
A Palavra Fetiche possui 3 vogais - e i e
A Palavra Fetiche possui 4 consoantes - f t ch
A Palavra Fetiche ao contrário: Ehcitef
Busca reversa Onomasiológica por Fetiche
Visualize Fetiche

1 página - 4 Definições