Ethos, palavra de origem grega, significa originalmente morada, habitat dos animais, mas mais tarde foi o nome dado a ética, ou seja, um conjunto de normas de conduta adotado com fundamento ético.

ethos diz respeito ao caráter da personagem. Por exemplo, o poema épico A Ilíada trata da ação de homens superiores. O herói desse poema é Aquiles e seu ethos é elevado, sublime, divino, pois ele é um homem superior.
  


Ethos significa costume. Refere-se a usos e costumes de um grupo. Nos grupos humanos primitivos os costumes são decisivos para a conduta dos indivíduos. Nesse estágio, a moral e o direito são os costumes. A Ética do grupo é também a Ética dos indivíduos, o modo de ser do grupo é o modo de ser de cada indivíduo.
Éthos significa domicílio, moradia. É a morada habitual de alguém, o país onde alguém habita. Passou a designar a maneira de ser habitual, o caráter, a disposição da alma. Caráter é marca sigilo, timbre ou disposição interna da vontade que a inclina a agir habitualmente de determinada maneira. Hábito, para o bem ou para o mal, virtuoso ou vicioso, é quase segunda natureza, fonte de atos. (Hábito é efeito de atos, pois a repetição de atos causa o hábito; mas uma vez adquirido, o hábito toma-se causa de atos).

Pois bem, etimologicamente, Ética, seja de ethos seja de éthos, as duas palavras são parentas, chega-se ao mesmo sentido ? via costumes ou via morada habitual. Os dois caminhos levam à conduta humana.
  


Outras informações sobre Ethos:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Ethos possui 5 Letras
A Palavra Ethos possui 2 vogais - e o
A Palavra Ethos possui 3 consoantes - th s
A Palavra Ethos ao contrário: Sohte
Busca reversa Onomasiológica por Ethos

1 página - 2 Definições