Classificação morfossintática

Engenharia é um Verbo, futuro do pretérito 1a pessoa singular de engenhar;
Engenharia é um Verbo, futuro do pretérito 3a pessoa singular de engenhar;
Engenharia é um Substantivo, feminino singular ;
Engenharia é um Substantivo próprio, feminino singular ;

Ramo do conhecimento humano que usa conhecimentos físico-matemáticos para construção de estruturas estáticas (por ex., construção civil) ou dinâmicas (por ex., máquinas), com o intuito de obter os melhores resultados econômicos (menor custo de construção, distribuição, operação e manutenção) com a máxima segurança (no sentido de a obra não ruir, a máquina não parar ou explodir), logo, funcionar como planejado. Questões estéticas relativas à obra podem ser resolvidos por Arquitetos ou Desgners. Fatores Químicos e Biológicos são levados em conta, mas como conhecimento complementar para execução do objeto final, que é a estrutura (Engenharia Ambiental, por ex.)

Engenharia Civil e Engenharia Agrícola.
  


A palavra ?engenharia? não se limita a questão de cursos superiores, diplomas e coisas do gênero, de uma forma geral a palavra engenharia traz os conceitos de criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção, fazendo uso de conhecimentos científicos e de técnicas empíricas.
Sendo assim, a palavra engenharia pode e deve ser aplicada sempre que temos casos em que sejam aplicadas as condições já mencionadas, (criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção.).
Tendo também em vista que esse é o foco principal da engenharia, descobrir e montar formas e métodos que venham a auxiliar nós, seres humanos, em nossas atividades cotidianas, de modo a torná-las mais eficazes, produtivas e com uma maior facilidade de manuseio. Além disso manter as novas ?descobertas? e cada vez mais aprimorá-las.

A partir do momento em que o homem aprendeu a afiar uma pedra já temos a aplicação da engenharia, portanto abdicar a engenharia seria o mesmo que jogar fora nossa capacidade evolutiva, ou seja, tornaríamos mesmo que animais.
  

Ramo do conhecimento humano que usa conhecimentos físico-matemáticos para criação. Conforme o ramo escolhido, podem ser criados novos equipamentos eletrônicos (Eng. Eletrônico), programas de computador (Eng. de computação), estruturas estáticas (Eng. Civil) ou dinâmicas (Eng. Mecânico), entre outros, com o intuito de obter os melhores resultados práticos (melhor funcionamento), econômicos (menor custo de construção, distribuição, operação e manutenção) com a máxima segurança (no sentido de a obra não ruir, a máquina não parar ou explodir), logo, funcionar como planejado.

Antigamente, se dizia que os japoneses eram responsáveis pela miniaturização dos aparelhos, esqueciam de falar que eram os Engenheiros Eletrônicos Japoneses que faziam isso. Hoje os Chineses são responsáveis por criar maravilhas eletrônicas. Esquecem de dizer que são os Engenheiro Eletrônicos Chineses os responsáveis.
  


Substantivo feminino:
1 Cência ou Arte das construções civis, militares e navais.
2 Corpo de engenheiros.

As construções dos túneis do metrô é uma verdadeira obra de engenharia.
  

Outras informações sobre Engenharia:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Engenharia possui 10 Letras
A Palavra Engenharia possui 5 vogais - e e a ia
A Palavra Engenharia possui 5 consoantes - ng nh r
A Palavra Engenharia ao contrário: Airahnegne
Busca reversa Onomasiológica por Engenharia

1 página - 4 Definições





Dicionário inFormal - Dicionário online de Português