Dopexamina

1 Definição encontrada.

A dopexamina é uma catecolamina sintética, derivada da dopamina, com efeito inotrópico e vasodilatador. Sua ação é intermediada por uma pequena atuação sobre receptores b1 adrenérgicos e dopaminérgicos dos tipos 1 e 2, associada à grande manifestação sobre receptores b2. O seu efeito predominante é a vasodilatação e a taquicardia. O aumento do débito cardíaco observado é secundário à taquicardia e a diminuição na resistência vascular sistêmica, somados a um inotropismo discreto. A ação sobre receptores b2 promove ação calorigênica e antiinflamatória, sobretudo quando empregada em altas doses e por tempo prolongado47. A dopexamina já foi estudada no choque séptico, em pacientes gravemente enfermos, no pós-operatório de cirurgias cardíacas e durante cirurgias abdominais de grande porte48-53. Em diversos grupos de pacientes, a dopexamina produziu aumento do fluxo sangüíneo esplâncnico, hepático e renal, superior à elevação no débito cardíaco.

Recomendações:

1. Quando existe refratariedade ao uso prolongado de dobutamina ou dopamina, atribuída a dessensibilização de receptores adrenérgicos.

2. Quando se objetiva privilegiar os fluxos sangüíneos renal, hepático ou esplâncnico nos pacientes em que a vasodilatação não seja proibitiva.
  


Outras informações sobre Dopexamina:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Dopexamina possui 10 Letras
A Palavra Dopexamina possui 5 vogais - o e a i a
A Palavra Dopexamina possui 5 consoantes - d p x m n
A Palavra Dopexamina ao contrário: Animaxepod
Busca reversa Onomasiológica por Dopexamina
Visualize Dopexamina

1 página - 1 Definição