Coca

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Coca é um Verbo, presente do indicativo 3a pessoa singular de cocar;
Coca é um Verbo, imperativo 2a pessoa singular de cocar;
Coca é um Substantivo, feminino singular ;

Substantivo feminino

(Erythroxylum coca) arbusto frondoso da família das eritroxiláceas, com folhas elípticas ou ovadas, pequenas flores brancas, de tom marfim ou amarelado, aromáticas, também conhecido como bolívia, ipadu; designação comum a algumas outras plantas do mesmo gênero, nativas da América do Sul, cujas folhas são usadas há séculos, especialmente pelos povos de cultura andina, como estimulantes, supressoras da fome, do frio, do cansaço e do sono. A coca ocorre especialmente na Bolívia e é cultivado pelas folhas, que concentram inúmeros alcalóides, usadas para mascar, em chá e como principal fonte para o preparo da pasta de coca, de que se produz a cocaína (alcalóide [C17H21NO4] anestésico usado medicinalmente com restrições, por causar dependência) e o crack. Forma reduzida de cocaína.

Pepe masca folhas de coca pra perder a fome. Ele diz que funciona.

Joana cheirou carreiras e carreiras de coca e ficou muito doida.

Genaro é o rei da coca. Está sempre chapado.
  


[Geog.]- Rio do Equador, na cordilheira dos Andes, com uma bacia hidrográfica de cerca de 6 mil Km2.. Nasce na encosta do vulcão Antisana (vide) e corre pelo norte da província de Napo e deságua no rio Napo, perto de Puerto Francisco de Orellana. É um dos principais afluentes do rio Napo.

O rio coca tem 274 km de extensão.
  

Coca era um barco vulgar na Europa entre os séculos XIII e XV, destinado ao transporte de passageiros em percursos fluviais, segundo a opinião de alguns investigadores e, para outros, era uma embarcação de carga e porte médios, e de origem nórdica. O barco foi pela primeira vez mencionado em 948 AC, em Muiden, próximo a Amsterdam. As primeiras embarcações desse tipo foram influenciadas pela Knarr (ou Knorr), uma embarcação viking usada para transporte de cargas.

Segundo documentos portugueses referentes ao movimento de barcos estrangeiros em portos nacionais, é na última acepção que aparecem referenciados. No convênio com o duque de Gênova, assinado em 1370, o coca aparece confundido com uma carraca; em 1297 é também referido um coca entre os barcos dos mercadores do Norte de Espanha que em Lisboa provocam um motim.

A coca foi renomeada Picanço. A tripulação seria mantida para resgate, o capitão decretou. Não eram nem escravos nem mercadores de escravos, mas homens livres de Myr e marinheiros experientes.
(Trecho do livro A Dança do Dragões - As Crônicas de Gelo e Fogo - livro 5, pág. 703, Ed. Leya.)
  


Outras informações sobre Coca:

Palavras com 4 Letras
A Palavra Coca possui 4 Letras
A Palavra Coca possui 2 vogais - o a
A Palavra Coca possui 2 consoantes - c c
A Palavra Coca ao contrário: Acoc
Busca reversa Onomasiológica por Coca
Visualize Coca

1 página - 3 Definições





Dicionário inFormal - Dicionário online de Português