Classificação morfossintática

Cigarro é um Verbo, presente do indicativo 1a pessoa singular de cigarrar;
Cigarro é um Substantivo, masculino singular ;

S.m.(o) Pequeno rolo de tabaco para fumar, enrolado em papel de textura fina ou em palha.

1- O CIGARRO FAZ MAL A SAÚDE E PRONTO!

CIGARRO
(Zeca Baleiro)

A solidão é meu cigarro.
Não sei de nada e não sou de ninguém
Eu entro no meu carro e corro
Corro demais só pra te ver meu bem
Um vinho, um travo amargo e morro
Eu sigo só porque é o que me convém
Minha canção é meu socorro
Se o mar virar sertão, o que é que tem?
Dias vão, dias vem, uns em vão, outros nem...
Quem saberá a cura do meu coração senão eu?
Não creio em santos e poetas
Perguntei tanto e ninguém nunca respondeu
Melhor é dar razão a quem perdoa
Melhor é dar perdão a quem perdeu
O amor é pedra no abismo
A meio passo entre o mal e o bem
Com meus botões a noite cismo
Pra que os trilhos, se não passa o trem?
Os mortos sabem mais que os vivos
Sabem o gosto que a morte tem
Pra rir tem todos os motivos
Os seus segredos vão contar a quem?
Dias vão, dias vem, uns em vão, outros nem
Quem saberá a cura do meu coração senão eu?
Não creio em santos e poetas
Perguntei tanto e ninguém nunca respondeu
Melhor é dar razão a quem perdoa
Melhor é dar perdão a quem perdeu.
  


É um monte de bosta misturada ao tabaco, enrolado em papel para embotar os sentidos de pessoas ignorantes.

Todo mundo que fuma é tolo e gosta de ficar com fumo na boca!
AÍ VAI 16 DICAS PARA VOÇE DEIXAR DE FUMAR.

("Você não fuma o cigarro, é o cigarro que fuma você.")

1ª) Faça a despedida do cigarro. Isto mesmo, organize um ritual de despedida ao seu estilo, pode ser algo mais reservado ou uma comemoração com os familiares. O importante é que você se prepare para esta nova vida sem cigarros e a despedida será um marco desta mudança. Que tal hoje?

2ª) Após a despedida, não tenha cigarros ao seu alcance. Pois em um momento de vontade intensa de fumar ou situações estressantes o cigarro ao alcance é recaída certa.

3ª) A vontade intensa de fumar corresponde a uma descarga dos neurônios cerebrais e dura cerca de 1 minuto. Faça algo para desviar a sua atenção neste 1 minuto e a vontade já passou. Dicas: beba um copo de água, faça uma breve caminhada, concentre-se em alguma coisa, masque um chiclete, etc.

4ª) Mude a sua rotina. Identifique quais são os cigarros do dia que você mais gosta e pense em estratégias para substituir estes momentos de vontade intensa de fumar. Fumar após o almoço é seu cigarro mais gostoso? Levante da mesa e vá escovar os dentes rapidamente. Café e cigarro são inseparáveis? Não tome café nas primeiras 2 semanas, substitua por chá, suco ou água.

5ª) A fase mais difícil sem cigarros geralmente corresponde as 3 primeiras semanas sem fumar. Você está mudando seus hábitos de vida, e além disso as descargas dos neurônios e a vontade intensa de fumar são mais freqüentes. Após a terceira semana tudo tende a ficar mais fácil e você já começa a incorporar as novas rotinas no seu dia-a-dia.

6ª) Seja positivo! Nada de ficar chorando de saudade do cigarro, valorize suas conquistas e benefícios alcançados! Perceba a melhora da respiração, observe o melhor controle da sua pressão arterial e a diminuição dos seus batimentos cardíacos por minuto, perceba a melhora do seu paladar e o perfume da sua roupa.

7ª) Peça ajuda. Seus familiares estão torcendo por você e querem te ajudar. Compartilhe o calendário de dias sem fumar com a família e relate suas conquistas, falar sobre o que está sentindo ajuda bastante. Tem algum outro fumante em casa? Peça para que não deixe o cigarro a mostra pela casa, dificilmente alguém irá se negar a ajudá-lo(a).

8ª) Faça uma atividade física: quando você passa a cuidar do seu corpo, você passa a pensar nele, a gostar dele, a valorizá-lo e respeitá-lo. Isso irá motivá-lo a ficar longe do cigarro.

Por Nuno Cobra

9ª) Não pense, pare de fumar, a prática é muito mais fácil do que a teoria. Parar de fumar é uma questão mental (emocional) e orgânica.

10ª) A mais recente descoberta para largar o cigarro já está no Brasil: são os comprimidos de vareniclina, vendido por aqui com o nome de Champix. O comprimido atua nos mecanismos cerebrais de dependência, bloqueando a sensação de prazer provocada pela nicotina.

11ª) Quando o seu organismo se dá conta de que não tem essa droga, ele reage violentamente, provocando uma química de desejo incontrolável. Mas fique tranqüilo, essa vontade tão forte é muito rápida, dura mais ou menos um minuto. Este desejo virá novamente, mas com o passar do tempo, o numero dessas solicitações, orgânicas e mentais, irão diminuir.

12ª ) O hábito do fumar traz consigo outros hábitos, como a necessidade de movimento com a boca e com as mãos em mexer no cigarro, acendê-lo, bater as cinzas... Portanto, tenha alguma coisa para levar à boca, como balas por exemplo. E para manter as mãos em movimento, você poderá manusear uma caneta ou um lápis.

13ª) Os primeiros dez, quinze dias, serão os mais difíceis. Então, evite situações que chamem o cigarro: cafés, bebidas alcoólicas ou qualquer outro fator que você tenha vinculado ao ato de fumar.

Por Jocelem Salgado

14ª) Procure se preparar para os efeitos da abstinência. Quando parar de fumar, você ficará mais irritado, terá mais fome e poderá sentir ânsia de vômito pela ausência da nicotina. Vai sentir tanta fome que seu peso aumentará. As dificuldades serão muitas, mas a cada dia, a cada semana, você sentirá mudanças no seu organismo.

15º) Cuidado com as recaídas! Quando perdemos alguém querido, passamos por dificuldades financeiras, problemas no trabalho, rompemos um relacionamento, a resposta automática pode ser o cigarro. Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas!

16ª) Procure iniciar uma vida mais saudável. Tente relaxar, ouvindo música, conversando com as pessoas que você gosta, assistindo seu vídeo preferido, fazendo caminhadas ou, se puder, procurando um massagista ou um acupunturista.
  


Porção de tabaco enrolada em papel ou palha, para ser fumada.
Por extensão: porção de qualquer erva, enrolada da mesma forma e com a mesma finalidade: cigarro de maconha.

O ministério da poesia adverte: o cigarro traga a pessoa amada. (Alexandre Reis) Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. (Augusto dos Anjos)
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
(Augusto dos Anjos)
  

Outras informações sobre Cigarro:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Cigarro possui 7 Letras
A Palavra Cigarro possui 3 vogais - i a o
A Palavra Cigarro possui 4 consoantes - c g rr
A Palavra Cigarro ao contrário: Orragic
Busca reversa Onomasiológica por Cigarro

1 página - 3 Definições





Dicionário inFormal - Dicionário online de Português