Classificação morfossintática

Chauvinista é um Substantivo, masculino singular ;
Chauvinista é um Substantivo, feminino singular ;
Chauvinista é um Adjetivo, masculino singular ;
Chauvinista é um Adjetivo, feminino singular ;

CHAUVINISTA (chau=xô) Que ou aquele que tem patriotismo exagerado e exclusivista. Pessoa machista.

Na época da Ditadura Militar, os governantes incitavam o povo às práticas chauvinistas (nacionalistas) para aliená-los.
  


Do francês ¨chauviniste¨ , é aquele que toma posicões
extremadas, exarcebadas; nacionalista exagerado; quem
tem um patriotismo excessivo.

Fulano era um chauvinista, riscava as palavras estrangeiras
que apareciam nos títulos das revistas.
  

Prática usual de quem governa, independentemente de ideologia, através da sedimentação de ideias e doutrinas aos governados por meio de propagandas explícitas e de mensagens subliminares.

Ditaduras de esquerda ou de direita, bem como governos democráticos. Todos investem em propaganda para que a população assimile as suas práticas, os seus pensamentos e a sua ideologia.
  


Chama-se comumente chauvinismo à crença narcisista próxima à mitomania de que as propriedades do país ao qual se pertence são as melhores sob qualquer aspecto. O termo provém da comédia francesa La Cocarde Tricolore ("O Tope Tricolor"), dos irmãos Cogniard, na qual um ator chamado Chauvin personifica um patriotismo exagerado.

O chauvinismo resulta de uma argumentação falsa ou paralógica, uma falácia de tipo etnocêntrico ou de ídola fori. Em retórica, constitui alguns dos argumentos falsos chamados ad hominem que servem para persuadir com sentimentos em vez de razão quem se convence mais com aqueles que com estes. A prática nasceu fundamentalmente com a crença do romantismo nos "caráteres nacionais" (ou volkgeist em alemão). Milênios antes, no entanto, os antigos gregos já burlavam de quem se convencia de que a lua de Atenas era melhor que a de Éfeso.

Defensor ferrenho da língua russa na Ucrânia, chefão de um grupelho extremista intitulado “União dos cidadãos ortodoxos”, V. Kaurov, no dia 5 de Abril, levou com um balde da merd@ na cara, para perceber melhor que não é possível continuar a desrespeitar o país onde está vivendo e cuja língua oficial foi, é e sempre será ucraniano.
Bom exemplo para todos os chauvinistas e imperialistas, que não respeitam os povos e os seus desejos de viverem em paz e liberdade.
  

Outras informações sobre Chauvinista:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Chauvinista possui 11 Letras
A Palavra Chauvinista possui 5 vogais - au i i a
A Palavra Chauvinista possui 6 consoantes - ch v n st
A Palavra Chauvinista ao contrário: Atsinivuahc
Busca reversa Onomasiológica por Chauvinista

1 página - 4 Definições