Avatar

10 Definições encontradas.

1 ) Representação pictórica de si mesmo que o internauta usa em ambientes virtuais.

2) Processo e resultado de transformação, metamorfose, transfiguração.

3) Figura assumida por uma divindade quando desce à terra. (No hinduísmo as figuras de Krishna e Rana são avatares do deus Vixnu).



- Este tigre que você vê no monitor é meu avatar. Sou eu, atacando o lobo.

- Quando Chico Anísio encarna um personagem sofre uma verdadeira metamorfose. A figura do personagem passa a ser seu avatar.

- Aquela figura de jovem bonito que se vê é Krishna. Na verdade é o Deus Vixnu. A imagem é apenas seu avatar.
  


(palavra originária do Sânscrito) Seu significado original nº 1 é: Espírito iluminado que encarna na Terra, não porque ainda tenha que evoluir ou porque tenha pendências kármicas, mas por livre e espontânea vontade, para transmitir ensinamentos espirituais aos Humanos, como foi Krishna, Rama, Buda (Sidarta Gautama) Jesus Cristo e outros.

Sathya Sai Baba é a segunda de uma tríplice encarnação Avatar: No passado foi Shirdi Sai Baba, e futuramente será Prema Sai Baba. (fonte: Wikipedia)
  

1-Cada uma das encarnações de um deus, especialmente de Vishnu(VIDE).
2-Transformação; metamorfose.

Avatar é um substantivo masculino.
  


Significa em cinema ou cpu, desenho ou foto para simbolizar pessoas.

Marcus seu avatar ficou lindo.
  

É a essência que habita dentro de cada ser. Pode estar em latência (adormecida) ou em plena expansão levando o ser a plenitude e a percepção de estar integrado a todas as formas de vida, iclusive ao reino mineral.

A percepção de muitos povos nativos de muitas partes do mundo é a de que existe algo sagrado em todo o ambiente. Logo, toda forma de vida é respeitada como uma divindade que supre e fornece a energia necessária para o viver em pleno estado comunhão e respito mútuo.
A percepção do Butaneses e de muitos caciques e xamãs se aproximam muito desta percepção.
  


1. [Religião] - Na crença hinduísta, descida de um ser divino à terra, em forma materializada
[Particularmente] cultuados pelos hindus são Krishna e Rama, avatares do deus Vixnu; os avatares podem assumir a forma humana ou a de um animal.

O avatar de um artista
  

Avatar (sânscrito: ?????, avat?ra; pronunciado [???ta?r?]), é um conceito dentro do hinduísmo que em sânscrito significa literalmente "descida". Significa a aparência material ou encarnação de uma poderosa divindade, deusa ou espírito na Terra.[1][2] O verbo relativo "descer, fazer a sua aparição" às vezes é usado para se referir a qualquer guru ou ser humano reverenciado.[3][4]

A palavra avatar não aparece na literatura védica;[5] no entanto, aparece em formas desenvolvidas na literatura pós-védica, e como um substantivo particularmente na literatura purânica após o século VI EC.[6] Apesar disso, o conceito de avatar é compatível com o conteúdo da literatura védica como os Upanishads, pois é uma imagem simbólica do conceito de Saguna Brahman na filosofia do hinduísmo. O Rigveda descreve Indra como dotado de um misterioso poder de assumir qualquer forma à vontade.[7][8] O Bhagavad Gita expõe a doutrina de Avatara, mas com outros termos além de avatar.[6][4]

Teologicamente, o termo é mais frequentemente associado ao deus hindu Vishnu, embora a ideia tenha sido aplicada a outras divindades.[9] Listas variadas de avatares de Vishnu aparecem nas escrituras hindus, incluindo os dez Dashavatara do Garuda Purana e os vinte e dois avatares no Bhagavata Purana, embora o último acrescente que as encarnações de Vishnu são inumeráveis.[10] Os avatares de Vishnu são importantes na teologia Vaishnavismo. Na tradição do hinduísmo Shaktism baseada na deusa, avatares da Devi em diferentes aparências, como Tripura Sundari, Durga e Kali, são comumente encontrados.[11][12][13] Embora avatares de outras divindades como Ganesha e Shiva também sejam mencionados em textos medievais hindus, isso é menor e ocasional.[14] A doutrina da encarnação é uma das diferenças importantes entre as tradições Vaishnavismo e Shaivismo do Hinduísmo.[15][16]

Conceitos de encarnação que são em alguns aspectos semelhantes ao avatar também são encontrados no budismo,[17] no cristianismo[5] e em outras religiões.[17]

As escrituras do Sikhismo incluem os nomes de vários deuses e deusas hindus, mas rejeitou a doutrina da encarnação do salvador e endossou a visão dos santos do movimento hindu Bhakti, como Namdev, que o deus eterno sem forma está dentro do coração humano, e o homem é seu próprio salvador.[18][19]

O substantivo sânscrito (avat?ra /?æv?t??r, ?æv??t??r/;[20] Hindustani: [???ta?r]) é derivado do prefixo sânscrito ava- (para baixo) e a raiz t? (para cruzar).[21] Essas raízes remontam, afirma Monier-Williams, a -taritum, -tarati, -r?tum.[3] É cognato para "longe" em inglês, que é raiz de PIE *au- significa "fora, longe".[22]

Avatar significa "descer, descer, fazer a sua aparência",[3] e refere-se à incorporação da essência de um ser sobre-humano ou uma divindade em outra forma.[21] A palavra também implica "superar, remover, derrubar, atravessar algo".[3] Nas tradições hindus, "atravessar ou descer" é um simbolismo, afirma Daniel Bassuk, da descida divina da "eternidade para o reino temporal, do incondicionado ao condicionado, da infinitude à finitude".[5] Um avatar, afirma Justin Edwards Abbott, é uma saguna (com forma, atributos) encarnação do nirguna Brahman ou Atman (alma).[23] Avatar, de acordo com Bhaktisiddhanta Sarasvati realmente significa 'Descida Divina' em seus comentários do Shrimad Bhagavatam e do Bramha Samhita (mencionado no Brahmavaivarta Purana).

Nem os Vedas nem os Upanishads principais mencionam a palavra avatar como um substantivo.[5] As raízes e a forma do verbo, como avatarana, aparecem em antigos textos hindus pós-védicos, mas como "ação de descer", mas não como uma pessoa encarnada (avatara).[24] O verbo relacionado avatarana é, afirma Paul Hacker, usado com duplo sentido, um como ação da descendência divina, outro como "lançar o fardo do homem" sofrendo das forças do mal.[24]

O termo é mais comumente encontrado no contexto do deus hindu Vishnu.[1][3] A primeira menção de Vishnu manifestada em uma forma humana para estabelecer o Dharma na Terra, usa outros termos como a palavra sambhav?mi no verso 4.6 e a palavra tanu no verso 9.11 do Bhagavad Gita,[4] bem como outras palavras como akriti e rupa em outros lugares.[25] É nos textos da era medieval, aqueles compostos após o século VI d.C., que aparece a versão substantiva de avatar, onde significa encarnação de uma divindade.[6] A ideia prolifera a partir de então, nas histórias purânicas para muitas divindades, e com ideias como ansha-avatar ou encarnações parciais.[4][1]

O termo avatar, em uso coloquial, também é um epíteto ou uma palavra de reverência para qualquer ser humano extraordinário que seja reverenciado por suas ideias.[21] Em alguns contextos, o termo avatara significa apenas "local de desembarque, local de peregrinação sagrada", ou apenas "alcançar seus objetivos após esforço", ou retradução de um texto em outro idioma.[3] O termo avatar não é exclusivo do hinduísmo, embora o termo tenha se originado no hinduísmo. Encontra-se na doutrina Trikaya do Budismo Mahayana, nas descrições do Dalai Lama no Budismo Tibetano e em muitas culturas antigas.[17]

Avatar versus encarnação
A encarnação manifesta às vezes é chamada de encarnação.[26] A tradução de avatar como "encarnação" tem sido questionada por teólogos cristãos, que afirmam que uma encarnação é na carne e imperfeita, enquanto avatar é mítico e perfeito.[27][28] O conceito teológico de Cristo como encarnação, conforme encontrado na cristologia, apresenta o conceito cristão de encarnação. O termo avatar no hinduísmo refere-se ao ato de vários deuses tomando forma para realizar uma tarefa específica que na maioria das vezes é trazer o dharma de volta. O conceito de avatar é amplamente aceito em toda a Índia.[29] Sheth discorda e afirma que esta afirmação é uma compreensão incorreta do conceito hindu de avatar.[30][nota 1] Avatares são encarnações da perfeição espiritual, impulsionadas por objetivos nobres, em tradições hindus como o Vaishnavismo.[30] O conceito de avatar no hinduísmo não é incompatível com a concepção natural através de um ato sexual, que é novamente diferente do conceito cristão do nascimento virginal.
  

Imagem criada para si, para ser usada em qualquer lugar e em qualquer tempo na internet.

Aquele rapaz usa um avatar lindo e original.
  

S.M. ou avatara-origem Indiana,significando "materialização de um deus em forma humana ou animal"

Aquele bicho monstruoso é o avatar da região,ele protege os mais necessitados,para muitos é um deus poderoso!
  

Expressão das encarnações divinas no Brahmanismo.
Pessoas que nascem com missões divinas, não vieram para aprender, mas, para ensinar

Grandes Avatares: Jesus, Buda, Chrisna, Sócrates etc.
  

Outras informações sobre Avatar:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Avatar pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Avatar possui 6 Letras
A Palavra Avatar possui 3 vogais - a a a
A Palavra Avatar possui 3 consoantes - v t r
A Palavra Avatar ao contrário: Ratava
Busca reversa Onomasiológica por Avatar
Visualize Avatar

1 página - 10 Definições