Autoritarismo

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Autoritarismo é um Substantivo, masculino singular ;

Forma de exercer um governo pelo poder do estado, sem liberdade de expressão ou de ação.

Governos ditatoriais africanos ou do Oriente Médio são autoritarios.
  


Os anticomunistas de todos os matizes gostam de se referir às revoluções socialistas bem-sucedidas como ?regimes autoritários?.

Autoritário implica que estes lugares são governados por tiranos totalitários. O regime implica que estes lugares são antidemocráticos ou carecem de legitimidade.

Este rótulo pejorativo destina-se simplesmente a assustar as pessoas, a assustar-nos de volta ao rebanho (Democracia Liberal).

Existem três razões principais para a popularidade deste rótulo na mídia capitalista:

Em primeiro lugar, os marxistas apelam a uma Ditadura do Proletariado (DotP), e muitas pessoas são automaticamente desencorajadas pelo termo ?ditadura?. É claro que não queremos dizer que queremos uma ditadura antidemocrática ou totalitária. O que queremos dizer é que queremos substituir a atual Ditadura da Burguesia (na qual a classe dominante capitalista dita a política).

Por que os EUA não são uma democracia | Segundo pensamento (2022)

Em segundo lugar, a democracia nos países liderados pelos comunistas funciona de forma diferente da das democracias liberais. No entanto, os anticomunistas confundem forma (pluralismo/ter múltiplos partidos) com função (representar os reais interesses do povo).

Nota lateral: Confira a "Série Centralismo Democrático" de Luna Oi para mais detalhes sobre o que é e como funciona:

CENTRALISMO DEMOCRÁTICO ? como os Socialistas tomam decisões! | Luna Oi (2022)O que Karl Marx pensava sobre democracia? | Luna Oi (2023)O que LENIN disse sobre DEMOCRACIA? | Luna Oi (2023)

Finalmente, este enquadramento do comunismo como ilegítimo e tirânico serve para fabricar consentimento para uma política externa agressiva sob a forma de intervenções nos assuntos internos dos chamados "regimes autoritários", que assumem a forma de invasão (por exemplo, Vietname, Coreia, Líbia, etc.), assassinando os seus líderes (por exemplo, Thomas Sankara, Fred Hampton, Patrice Lumumba, etc.), patrocinando golpes e revoluções coloridas (por exemplo, o golpe de Pinochet contra Allende, o Caso Irão-Contra, a guerra da United Fruit Company contra Arbenz, etc.) e promulgação de sanções (por exemplo, Coreia do Norte, Cuba, etc.).

Explicação do embargo cubano | azureBode expiatório (2022)John Pilger entrevista o ex-chefe da CIA para a América Latina Duane Clarridge, 2015Para os Anarquistas

Os anarquistas são praticamente camaradas. Marxistas e Anarquistas têm a mesma visão de uma sociedade sem Estado, sem classes e sem dinheiro, livre de opressão e exploração. No entanto, os Anarquistas gostam de acusar os Marxistas de serem ?autoritários?. O problema aqui é que o ?anti-autoritarismo? é uma característica autodestrutiva numa ideologia revolucionária. Aqueles que se recusam, em princípio, a envolver-se nas chamadas práticas ?autoritárias? nunca levarão por diante uma revolução bem sucedida. Os anarquistas que praticam a autocrítica podem reconhecer isto:

O movimento anarquista está cheio de pessoas que estão menos interessadas em derrubar a ordem social opressiva existente do que em lavar as mãos sobre ela. ...

A força do anarquismo é a sua insistência moral na primazia da liberdade humana sobre a conveniência política. Mas a liberdade humana existe num contexto político. Não é suficiente, contudo, simplesmente assumir a posição mais intransigente em defesa da liberdade. É necessário realmente conquistar a liberdade. O anticapitalismo não faz nenhum bem às vítimas do capitalismo se você não destruir realmente o capitalismo. O anti-estatismo não traz nenhum bem às vítimas do Estado se você não destruir realmente o Estado. O anarquismo tem sido muito bom em apresentar visões de uma sociedade livre e isso é para o bem. Mas de nada vale se não desenvolvermos uma estratégia real para concretizar essas visões. Não basta ter razão, é preciso também vencer.

...o anarquismo foi um fracasso. Não só o anarquismo falhou em conquistar a liberdade duradoura para qualquer pessoa na terra, como muitos anarquistas hoje parecem apenas nominalmente comprometidos com esse projeto básico. Muitos outros parecem interessados principalmente em criar para si, para seus amigos e para suas bandas favoritas uma zona de liberdade pessoal, "autônoma" de responsabilidade moral pela condição mais ampla da humanidade (mas, incidentalmente, não da rede elétrica ou da produção de energia). componentes eletrônicos). O anarquismo recusou-se simplesmente a aprender com os seus fracassos históricos, preferindo reescrevê-los como sucessos. Finalmente, o movimento anarquista oferece muito pouco às pessoas que querem fazer a revolução em termos de um plano de ação coerente. ...O anarquismo é teoricamente empobrecido. Durante quase 80 anos, com excepção da Ucrânia e de Espanha, o anarquismo tem desempenhado um papel marginal na atividade revolucionária da humanidade oprimida. O anarquismo não teve quase nada a ver com as lutas anticoloniais que definiram a política revolucionária neste século. Esta marginalização tornou-se auto-reproduzível. Reduzido por derrotas devastadoras à crítica do autoritarismo de marxistas, nacionalistas e outros, o anarquismo tornou-se definido por este papel de intruso. Consequentemente, o pensamento anarquista não teve de se adaptar em resposta aos resultados de esforços sérios para colocar as nossas ideias em prática. No processo, a teoria anarquista tornou-se ossificada, estéril e anêmica. ... Isto é um reflexo do afastamento efetivo do anarquismo da luta revolucionária.

- Chris Dia. (1996). As falhas históricas do anarquismo

Engels apontou isso há mais de um século:

Vários socialistas lançaram recentemente uma cruzada regular contra o que chamam de princípio da autoridade. Basta dizer-lhes que este ou aquele ato é autoritário para que seja condenado.

...os anti-autoritários exigem que o Estado político seja abolido de uma só vez, mesmo antes de as condições sociais que lhe deram origem terem sido destruídas. Exigem que o primeiro ato da revolução social seja a abolição da autoridade. Esses senhores já viram uma revolução? Uma revolução é certamente a coisa mais autoritária que existe; é o ato pelo qual uma parte da população impõe a sua vontade à outra parte... e se a parte vitoriosa não quiser ter lutado em vão, deve manter esta regra...

Portanto, uma de duas coisas: ou os antiautoritários não sabem do que estão a falar e, nesse caso, só criam confusão; ou sabem, e nesse caso estão a trair o movimento do proletariado. Em ambos os casos, eles servem à reação.

- Friedrich Engels. (1872). Na autoridade

Para os Socialistas Libertários

Parenti disse melhor:

As expectativas ideológicas dos socialistas puros (libertários) permanecem imaculadas pela prática existente. Eles não explicam como as múltiplas funções de uma sociedade revolucionária seriam organizadas, como o ataque externo e a sabotagem interna seriam frustrados, como a burocracia seria evitada, como os recursos escassos seriam alocados, as diferenças políticas seriam resolvidas, as prioridades estabelecidas e a produção e distribuição conduzidas. Em vez disso, oferecem declarações vagas sobre como os próprios trabalhadores irão possuir e controlar diretamente os meios de produção e chegarão às suas próprias soluções através da luta criativa. Não é surpresa, portanto, que os socialistas puros apoiem todas as revoluções, excepto as que têm sucesso.

-Michael Parenti. (1997). Camisas Negras e Vermelhos: Fascismo Racional e a Derrubada do Comunismo

Mas o resultado final é este:

Se você se autodenomina socialista, mas passa todo o seu tempo discutindo com os comunistas, demonizando os estados socialistas como autoritários e fazendo apologia ao imperialismo dos EUA... Acho que alguma introspecção é necessária.

- Pensando melhor. (2020). A verdade sobre os protestos em Cuba

Para os liberais

Até a CIA, nas suas comunicações internas (que foram desclassificadas), reconhece que Estaline não era um ditador absoluto:

Mesmo no tempo de Estaline havia liderança colectiva. A ideia ocidental de um ditador dentro da configuração comunista é exagerada. Os mal-entendidos sobre este assunto são causados pela falta de compreensão da verdadeira natureza e organização da estrutura de poder comunista.

-CIA. (1953, desclassificado em 2008). Comentários sobre a mudança na liderança soviética

Conclusão

A natureza ?autoritária? de qualquer Estado depende inteiramente das condições materiais que enfrenta e das ameaças que tem de enfrentar. Para ter uma ideia dos tipos de ameaças com as quais as revoluções nascentes precisam lidar, confira Killing Hope de William Blum e The Jakarta Method de Vincent Bevins.

Deixar de reconhecer que as medidas de autoridade surgem não por meio da ideologia, mas por meio de condições materiais, é antimarxista, antidialético e idealista.

Recursos adicionais

Vídeos:

Michael Parenti sobre o autoritarismo nos países socialistas. Anticomunismo de esquerda: um distúrbio infantil | Hakim (2020) [Arquivo]O que são tankies? (por que eles são assim?) | Hakim (2023)Episódio 82 - Discurso de Tankie | O Desprograma (2023)A União Soviética era totalitária? façanha. Roberto Thurston | Socialismo realmente existente (2023)

Livros, artigos ou ensaios:

Camisas Negras e Vermelhos: Fascismo Racional e a Derrubada do Comunismo | Michael Parenti (1997)Estado e Revolução | V. I. Lenin (1918)
  


Outras informações sobre Autoritarismo:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Autoritarismo possui 13 Letras
A Palavra Autoritarismo possui 7 vogais - au o i a i o
A Palavra Autoritarismo possui 6 consoantes - t r t r sm
A Palavra Autoritarismo ao contrário: Omsiratirotua
Busca reversa Onomasiológica por Autoritarismo
Visualize Autoritarismo

1 página - 3 Definições





Dicionário inFormal - Dicionário online de Português